Sinop
Saúde aplica 589 doses em ação especial realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
“Essa ação tem um objetivo direto, para o pai e para a mãe que ainda não conseguiu atualizar o cartão de vacinas dos filhos que estão na idade escolar, principalmente a pública, ou conseguir a declaração para rematrícula, nós estaremos amanhã [domingo] no Shopping Sinop das 14h às 20 horas”, explicou o coordenador de Imunização e da Rede Frio da Secretaria de Saúde, João Breganó.
Dados do departamento mostram que no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás, foram aplicadas 269 doses, no Centro Integrado de Atendimento (CIA) André Maggi, foram aplicados 256 imunizantes e no Shopping Sinop, 64 vacinas. Os atendimentos foram de livre demanda. Nos CIA’s o atendimento iniciou às 7h e encerrou às 17h, sem interrupção para almoço. No Shopping Sinop aconteceu das 14h às 20h.
O secretário da pasta, Érico Stevan, acompanhou a ação e lembrou que ao longo da semana passada, também houve horário estendido para atender esse público. “Fizemos aí a semana toda, de segunda até sexta, horários estendidos, e abrimos no sábado aqui nos CIA’s Jacarandás das 7h às 17h e, também, da André Maggi, das 7h às 17h. Isso é um propósito, é um pedido, na verdade, do prefeito Roberto Dorner, e do vice-prefeito, Paulinho, justamente para trazer a humanização no atendimento – direto à população e, entender, realmente, o que nós precisamos na saúde”, comentou.
A moradora Lucélia Moreira, cozinheira, aproveitou a ação e levou o neto Lucas Gabriel, para atualizar o cartão de vacinas e garantir a vaga no ensino municipal. “É muito bom [a ação estendida], porque esse é um horário que você não está trabalhando e a gente consegue aproveitar o tempo para poder estar trazendo ele”, disse ela aprovando a iniciativa da Prefeitura de Sinop.
A vacinação continua todos os dias, nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e Umuarama, no horário normal de atendimento, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Junho Vermelho: UCT Sinop abre neste sábado (20) para receber doações de sangue
Em alusão ao Junho Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT Sinop) abrirá neste sábado (20), das 7h às 13h, para uma ação especial de coleta. A iniciativa busca ampliar os estoques do banco de sangue e facilitar o acesso de pessoas que não conseguem comparecer à unidade durante a semana por causa dos compromissos profissionais e pessoais.
A UCT Sinop está localizada na Rua das Amendoeiras, no Setor Comercial, anexa ao Hospital Regional. O sangue coletado na unidade abastece hospitais e unidades de saúde de Sinop, municípios da região Norte de Mato Grosso e, em situações específicas, também atende demandas da capital, Cuiabá.
O coordenador de Enfermagem da UCT Sinop, Marcelo Klement, destacou que a campanha do Junho Vermelho reforça a mobilização em torno da doação de sangue e ressaltou a importância da participação da comunidade. “Neste mês temos um aumento do incentivo para o pessoal vir doar. Neste ano, a Secretaria de Saúde e alguns parceiros estão fornecendo alguns brindes. Neste sábado estaremos abertos, recebendo o pessoal que quiser doar sangue. O horário de atendimento será das 7h às 13h. Por uma questão de garantir que todos saiam daqui com a coleta realizada até esse horário, costumamos distribuir fichas até as 12h”, explicou.
Marcelo Klement também agradeceu o envolvimento da população e destacou o papel de Sinop na captação de bolsas de sangue em Mato Grosso. “Nós, enquanto UCT de Sinop, somos extremamente gratos à população. Sinop não é o segundo maior município em população, mas é o segundo maior em captação de bolsas de sangue. Isso demonstra a solidariedade da nossa comunidade e a consciência da importância desse gesto, que salva vidas todos os dias”, afirmou.
O coordenador reforçou ainda os critérios para doação e alertou sobre a necessidade de alimentação antes da coleta. “O doador regular precisa ter entre 18 e 69 anos, mas jovens a partir dos 16 anos podem doar, desde que tenham mais de 51 quilos e estejam acompanhados e autorizados pelos responsáveis legais. A pessoa não deve estar em jejum. Ao contrário dos exames laboratoriais, para doar sangue é necessário estar alimentado, porque isso reduz as chances de reações após a coleta e garante mais segurança ao doador”, ressaltou.
Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e informar o CEP do endereço. Os requisitos incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 quilos, estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais. Pessoas acima de 60 anos podem doar caso tenham iniciado o processo de doação antes dessa idade.
A unidade orienta que pessoas que consumiram bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, apresentaram sintomas gripais ou febre nos últimos sete dias, realizaram cirurgias recentes ou estejam em período gestacional ou de amamentação aguardem o prazo recomendado antes de realizar a doação. Quem tomou a vacina contra a gripe deve esperar 48 horas. Já para vacinas com vírus ou bactérias vivos, como sarampo e febre amarela, o intervalo necessário é de quatro semanas.
As coletas ocorrem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da UCT Sinop, no número (66) 99292-2634.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT2 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo

