VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura faz balanço e reforça compromisso com a segurança da população
Com as ações, a atual gestão reforça a importância da educação no trânsito aliada à sinalização adequada, destacando que o respeito às normas é essencial para reduzir riscos e salvar vidas
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, apresentou o balanço das ações de sinalização viária realizadas ao longo do mês de setembro. O trabalho contemplou diversos bairros, ruas e avenidas da cidade, com instalação de placas, pinturas de solo e colocação de redutores de velocidade, visando melhorar a organização do tráfego e, principalmente, garantir a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas.
Entre os serviços executados estão a instalação de placas de “Pare”, “Proibido Estacionar”, “Proibido virar”, “Preferência”, além de placas de limite de velocidade (40 km/h, 50 km/h e 60 km/h). Também foram implantados pontos de travessia de pedestres, sinalizações de acessibilidade e a construção e pintura de quebra-molas em ruas estratégicas.
Ao todo, dezenas de localidades receberam as melhorias, entre elas bairros como Marajoara, Mapim, Jardim Glória, Santa Isabel, São Simão, Capão do Pequi, Ouro Verde, Bonsucesso, Praia Grande, Jardim Botânico, Itororó, Manga, Cristo Rei, Eldorado, Água Limpa, Nova Esperança, Ipase e a região do Centro. As principais avenidas, como José Luiz da Silva, Arthur Bernardes, Dom Orlando Chaves, Filinto Müller, Couto Magalhães e Avenida da FEB, também tiveram pontos reforçados.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, destacou que o trabalho é contínuo e segue um cronograma elaborado de acordo com as demandas da população e estudos técnicos.
“A sinalização de trânsito é fundamental para organizar a mobilidade e evitar acidentes. Nosso compromisso é trabalhar de forma constante para oferecer mais segurança a todos: pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Setembro foi um mês de grandes avanços e vamos seguir ampliando as ações nos próximos meses”, afirmou o secretário.
As equipes também realizaram reforços em áreas de grande circulação, como rotatórias, pontos de ônibus e acessos aos bairros, garantindo melhor orientação aos condutores e mais tranquilidade para quem se desloca pela cidade.
Galeria de Fotos (8 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Mais de 3 mil pessoas visitam estande de Várzea Grande no primeiro dia da FIT Pantanal 2026
Decoração com cores vibrantes, viola de cocho, ganzá e mocho, bebidas típicas e artesanato. Esses foram alguns dos atrativos que abrilhantaram o estande de Várzea Grande em mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal 2026). Participando pela segunda vez consecutiva na gestão da prefeita Flávia Moretti, o município está estrategicamente localizado logo na entrada dos pavilhões da maior feira de turismo do Estado.
Somente no primeiro dia de exposição, nesta quarta-feira (3), cerca de 3 mil pessoas passaram pelo espaço varzeagrandense. Os visitantes puderam conhecer mais sobre a tradicional Rota do Peixe, a história das redeiras do Limpo Grande e o trabalho das 25 empresas parceiras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, responsável pela organização do estande.
Entre os visitantes estavam autoridades políticas, empresários, turistas, estrangeiros e moradores da região metropolitana, todos atraídos pela proposta de apresentar a cultura, a gastronomia e os potenciais turísticos do município.
A prefeita Flávia Moretti comemorou a grande movimentação registrada no primeiro dia da feira e destacou as potencialidades do município para visitantes de diversas regiões do Estado e do país.
“É uma alegria ver o nome de Várzea Grande ganhando destaque em um evento tão importante para o turismo de Mato Grosso. Estamos mostrando nossas potencialidades, nossa cultura, nossa gastronomia e, principalmente, a hospitalidade do nosso povo. Ver milhares de pessoas visitando o estande logo no primeiro dia demonstra que estamos no caminho certo ao promover e fortalecer a imagem da nossa cidade”, destacou a prefeita.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, reforçou a importância de Várzea Grande ocupar espaço de protagonismo em um dos maiores eventos do setor.
“Precisamos ser vistos. Várzea Grande é o coração que recebe o mundo em Mato Grosso e jamais poderíamos ficar de fora. Temos cultura, atrações, rota do peixe, gastronomia, o nosso rio com pesca urbana e passeio. Várzea Grande tem riquezas e belezas que merecem ser conhecidas pelo Brasil e pelo mundo. Estamos felizes com o resultado de um estande bonito e com as pessoas reconhecendo Várzea Grande como uma cidade acolhedora”, afirmou.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Edu Sá, ressaltou o crescimento da participação do município na feira.
“Várzea Grande completa 159 anos e estamos na 33ª edição da FIT. Pela segunda vez colocamos nossa cidade em evidência e inovamos. Ano passado tínhamos oito parceiros e este ano chegamos a 25. Os visitantes encontram aqui o que temos de melhor em religiosidade, cultura, gastronomia, tradição e calor humano. Somos a porta de entrada do turismo de Mato Grosso”, destacou.
A receptividade do estande chamou a atenção de visitantes de diferentes cidades. A cuiabana Thalita Queiroz elogiou a estrutura e a valorização das potencialidades locais.
“Eu adorei, está tudo muito lindo. Sou cuiabana, mas para mim Cuiabá e Várzea Grande são cidades irmãs. Precisamos sempre dar as mãos e valorizar uns aos outros. Várzea Grande tem muito potencial e todos sabem disso. Tem a rota do peixe, as festas católicas e o aeroporto. Estão de parabéns”, afirmou.
De Reserva do Cabaçal (388 km de Várzea Grande), os irmãos Fabiana Reis e Rafael Reis também aprovaram a iniciativa. Além de conhecerem as atrações, participaram da tradicional roleta da sorte, que distribui brindes como copos personalizados, vouchers de hospedagem e kits de produtos artesanais.
“Voltamos de mão cheia. O estande está muito bacana, show de bola. Já tinha passado em frente no começo da feira e voltei porque chama muita atenção. Está bem criativo”, comentou Rafael.
Fabiana destacou a relação que já possui com a cidade.
“Já conhecemos Várzea Grande e passeamos bastante por lá. Gostamos muito da cidade. Sempre que chegamos à capital, visitamos a nossa VG. É uma cidade incrível”, disse.
Morador de Cuiabá, o policial federal Giovane Machado também fez questão de prestigiar o espaço.
“Eu e minha família viemos conhecer o estande de Várzea Grande. Somos cidades coirmãs. O espaço está muito bonito e os brindes são excelentes”, relatou.
A empresária e escritora Michele Barbosa também aprovou a proposta apresentada.
“Eu adorei. No primeiro dia, Várzea Grande trouxe um pouquinho de si para a feira. Está divertido, bonito e acolhedor. Já visitei muito a cidade e adoro ir para lá”, contou.
Representantes de entidades empresariais também elogiaram a presença do município na feira. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande (Acivag), Valterson Gonçalves, classificou a iniciativa como um importante instrumento de valorização da cidade.
“Essa iniciativa da gestão é fenomenal. O turismo de Várzea Grande é fantástico. Tenho orgulho de ser varzeagrandense. Precisamos exaltar nossa cidade e o turismo, pois somos o portal de entrada dos visitantes em Mato Grosso”, afirmou.
Já o diretor da Assivag, Mário Celson, destacou o fortalecimento da autoestima da população.
“Várzea Grande está fazendo bonito. Nosso estande está lindo. Parabenizo a gestão pelo apoio. Como morador da cidade, fico feliz em ver trabalhos que ajudam a resgatar a autoestima dos varzeagrandenses”, declarou.
O ex-presidente da Fecomércio Mato Grosso, Wenceslau Júnior, ressaltou o potencial turístico e econômico do município.
“Várzea Grande é nossa cidade coirmã. Tenho muito carinho pelo município e fico feliz em ver a prefeita Flávia Moretti divulgando as atrações locais. A cidade possui uma potencialidade gigantesca”, afirmou.
Além do turismo, Várzea Grande utilizará a feira para evidenciar seu potencial econômico, apresentando iniciativas ligadas ao Parque Tecnológico, universidades, comércio fortalecido e geração de emprego e renda.
A FIT Pantanal segue até domingo (7), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo expositores de diversas regiões do Brasil e de outros países, consolidando-se como uma das principais vitrines do turismo mato-grossense. Com o sucesso do primeiro dia, a expectativa é de que milhares de pessoas ainda passem pelo estande ao longo da programação.
A programação completa da participação de Várzea Grande na FIT Pantanal 2026 pode ser consultada no portal oficial da Prefeitura de Várzea Grande: www.varzeagrande.mt.gov.br.
Galeria de Fotos (10 fotos)
-
Sinop6 dias atrásCaminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
-
PICANTES6 dias atrásLore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT realiza curso de qualificação política eleitoral voltado a mulheres
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
PICANTES6 dias atrásGabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’
-
PICANTES6 dias atrásScheila Carvalho reflete sobre envelhecer com saúde e revela foco aos 52 anos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT destaca papel transformador de profissionais da assistência social, turismo e cultura durante sessão especial
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá lançamento de livro, sessões plenárias e curso de qualificação eleitoral

