VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura regulamenta pagamento de incentivo para servidores da Saúde em Várzea Grande
Lei aprovada garante gratificação vinculada às metas e desempenho; Gestão planeja reestruturação de salários e concurso público a partir de 2026
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou a Lei Complementar nº 5.426/2025, que regulamenta o pagamento do Prêmio Saúde à servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande na área assistencial, apoio diagnóstico, vigilância e administrativa. A medida busca valorizar os profissionais, estimular o cumprimento de metas e melhorar o atendimento prestado à população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a lei, o incentivo será uma gratificação de natureza transitória, ou seja, não se incorpora à remuneração, aposentadoria, férias ou outros benefícios. “O pagamento será mensal e condicionado a uma avaliação de desempenho feita pela chefia imediata de cada servidor, considerando critérios como produtividade, cumprimento de jornada, qualidade do atendimento e observância das normas internas”, explica a prefeita.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o valor da gratificação varia conforme o cargo, a função e a complexidade das atividades desempenhadas. O incentivo será pago exclusivamente aos servidores que atingirem as metas estabelecidas, com base nos critérios definidos pela lei. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Saúde e de transferências do governo federal e do governo do estado, sendo limitados à dotação orçamentária específica.
A Secretária Municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o incentivo aprovado não é definitivo e tem caráter provisório para o ano de 2025. Segundo ela, a proposta tem o objetivo de estabilizar o quadro de profissionais e garantir o funcionamento dos serviços de saúde.
“Este projeto é um incentivo emergencial voltado às situações específicas. Precisamos conter a saída de médicos especialistas e viabilizar a contratação de farmacêuticos, uma exigência do Ministério Público”, explicou.
Deisi reforçou que a baixa remuneração tem dificultado a contratação de profissionais essenciais, como farmacêuticos, cujo salário atual de R$ 2.800 para 40 horas semanais não tem atraído candidatos. “Se as farmácias das unidades básicas fecharem, a população precisará se deslocar até o Postão para buscar medicamentos, o que aumenta os riscos à saúde, pela dificuldade de acesso, por exemplo”, alertou.
PARA TER DIREITO AO INCENTIVO, OS SERVIDORES DEVERÃO:
• Cumprir integralmente a jornada de trabalho
• Seguir normas legais e regimentais
• Comparecer a reuniões convocadas
• Manter conduta compatível com a moralidade administrativa
• Não ter sofrido sanções disciplinares nos últimos quatro anos
• Comprovar produtividade conforme sua função
REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA A PARTIR DE 2026 – A prefeita Flávia Moretti já solicitou estudos à Secretaria de Administração e de Planejamento para implantar, a partir de 2026, uma melhoria estrutural no Plano de Cargos e Carreiras. A proposta prevê salários mais atrativos, realização de concurso público e valorização permanente de todos os servidores.
VÁRZEA GRANDE MT
Vacinação em Várzea Grande chega a autarquia e empresas privadas em mutirão de sexta-feira
As equipes de vacinação das unidades básicas de saúde e o corpo técnico da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realizaram, na sexta-feira (4), um mutirão de imunização em três frentes. As ações aconteceram no Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) e em duas empresas privadas: a Kalt Refrigeração e a concessionária Domani.
No DAE, as equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Aurília Curvo atenderam os funcionários durante a manhã, na sede do órgão, e, à tarde, levaram a vacinação ao centro comercial da região. Ao todo, foram aplicadas 80 doses da vacina contra a influenza. Os trabalhos contaram com o apoio de alunos do 4º semestre do curso técnico de enfermagem do ICET, sob supervisão da professora Renata Schubert.
O diretor-presidente do DAE, José Carlos de Andrade, destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e da iniciativa de levar a vacinação para dentro do ambiente de trabalho.
“Essa parceria é muito importante porque facilita o acesso dos nossos servidores à vacinação sem que eles precisem se deslocar até uma unidade de saúde. É uma forma de cuidar de quem está todos os dias trabalhando pelo município e também de contribuir para a prevenção de doenças”, ressaltou o diretor.
Na Kalt Refrigeração, a ação ficou por conta da equipe da unidade do bairro Santa Isabel, que administrou 138 doses, sendo 39 de influenza, 27 de tríplice viral, 23 de febre amarela e 24 de dupla adulto (difteria e tétano). A própria empresa auxiliou na logística.
Já na concessionária Domani, as equipes da unidade do bairro Maringá e da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram 290 doses, contemplando vacinas contra influenza, febre amarela, hepatite B, tétano e tríplice viral.
Somadas as três ações, foram mais de 500 doses aplicadas ao longo do dia, reforçando a importância da vacinação no ambiente de trabalho e ampliando a cobertura vacinal da população varzeagrandense.
Para a gerente de Recursos Humanos da concessionária Domani, Edna Laranja, a presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde na empresa facilitou o acesso dos funcionários à imunização e reforçou o compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
“Para nós, é muito importante proporcionar esse momento aos nossos colaboradores, porque sabemos que, na correria do dia a dia, muitas vezes eles acabam não conseguindo ir até uma unidade de saúde. Trazer a vacinação para dentro da empresa facilita o acesso e demonstra que estamos preocupados não só com o trabalho, mas também com a saúde e o bem-estar de cada um”, destacou Edna Laranja.
Conforme a coordenadora de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Cléo Chagas, desenvolver atividades extramuros é uma forma de contribuir diretamente com a saúde do município.
“É o nosso papel contribuir com a saúde dos munícipes. Atender ao pedido das empresas e órgãos públicos é exercer a nossa função de agente multiplicador de saúde, levando até a ponta imunização e cuidado”, explicou.
Galeria de Fotos (6 fotos)
-
POLICIAL7 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT6 dias atrásExclusivo: Wellington corre atrás de Flávio Bolsonaro, erra aldeias e cobra Medeiros após ficar fora de agenda reservada em MT – veja fotos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFlávio Bolsonaro desembarca em MT ao lado de Cidinho e Medeiros e ausência de Wellington chama atenção
-
POLÍTICA MT4 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça Eleitoral suspende propaganda de Taques por acusações falsas contra Mauro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master

