NACIONAL

Ministério do Turismo tem vagas abertas para curso online e gratuito de atendimento ao turista

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Atendimento ao Turista, oferecido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A formação possui carga horária de 80 horas e está disponível na plataforma Qualifica Turismo, iniciativa da pasta, que impulsiona a qualificação de profissionais do setor em todo o país. As matrículas vão até o dia 14 de outubro, acesse AQUI.

O curso, totalmente online, é formado por 3 módulos (Atendimento, Comunicação e Temas Transversais) e trata de tópicos variados, como noções e estratégias de marketing, noções de inglês, técnicas de persuasão, ética, finanças, planejamento, fidelização de clientes, segurança e saúde. O aluno pode acessar o conteúdo a qualquer hora e por qualquer dispositivo conectado à internet, como computador, tablets e smartphones.

Uma das prioridades do Ministério do Turismo é qualificar cada vez mais o setor para que a atividade turística no Brasil seja exercida por profissionais ainda mais capacitados e para que os turistas nacionais e estrangeiros, sejam sempre bem recebidos no país.

Dados da ONU Turismo divulgados nesta segunda-feira (14) mostram que o Brasil registrou aumento de 48% na entrada de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, superando destinos latino-americanos como Chile, Equador e Curação. Com o desempenho, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de melhor performance dos países analisados, atrás apenas do Paraguai.

Leia Também:  Ministro da Previdência Social anuncia 22 novos peritos médicos no Pará ao governador Helder Barbalho

Entre janeiro e junho desse ano, o Brasil recebeu mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros – um crescimento também na casa de 48% ante igual período do ano passado e o melhor resultado da série histórica no primeiro semestre.

O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para 2025, que projeta a entrada de 6,9 milhões de viajantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o país poderá ultrapassar, já neste ano, a previsão de 8,1 milhões de turistas estrangeiros estabelecida para 2027.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MEC participa de reunião da Rede UniFronteiras

O Ministério da Educação participou, de 11 a 13 de maio, da 4ª Reunião da Rede UniFronteiras, realizada na Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu reitores de universidades federais, representantes de institutos federais e instituições de ensino superior situadas em regiões de fronteira, fortalecendo o diálogo sobre políticas públicas voltadas à integração educacional nessas regiões. 

A Rede UniFronteiras, lançada em 2024, reúne instituições de educação superior localizadas em regiões de fronteira do Brasil e busca fortalecer ações conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e mobilidade acadêmica, consolidando as fronteiras como espaços de produção de conhecimento e cidadania. 

“A atuação da Rede reafirma o papel estratégico das instituições federais de educação superior para o desenvolvimento regional, a integração sul-americana e a construção de uma educação intercultural e inovadora nas fronteiras do Brasil”, destacou a presidente da Rede UniFronteiras e reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Diana Araujo Pereira. 

Durante a agenda, o MEC apresentou avanços construídos em articulação com a Rede para aprimorar as condições de mobilidade e cooperação entre países. Foram debatidos temas como interlocuções institucionais voltadas à melhoria da logística e do trânsito entre cidades gêmeas na faixa de fronteira. 

Leia Também:  Ministério do Turismo cria Câmara Temática de Competitividade, Inovação e Pesquisa

Como parte da programação institucional, também foi realizada uma cerimônia na linha internacional entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, promovida pelo Parlamento Internacional Municipal (Parlim), organismo de integração entre a Câmara Municipal de Ponta Porã e a Junta Municipal paraguaia. 

O ato simbólico ocorreu no Marco das Bandeiras e reuniu autoridades brasileiras e paraguaias, representantes do poder público, parlamentares municipais, reitores e integrantes da Rede UniFronteiras. A cerimônia reforçou o papel das universidades como agentes de integração entre os povos latino-americanos. Com o lema “Fronteiras não nos separam. Elas nos conectam”, a agenda consolidou a educação superior pública como eixo estratégico para isso, ampliando a cooperação entre instituições brasileiras e paraguaias e fortalecendo iniciativas direcionadas à cidadania, à inovação e ao desenvolvimento compartilhado. 

Na ocasião, a presidente da Rede UniFronteiras e reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo Pereira, recebeu o título de cidadã honorária de Ponta Porã em reconhecimento à atuação em defesa da integração universitária e do fortalecimento de políticas educacionais sobre o tema. 

“A atuação da Rede reafirma o papel estratégico das instituições federais de educação superior para o desenvolvimento regional, a integração sul-americana e a construção de uma educação intercultural e inovadora nas fronteiras do Brasil”, destacou. 

Leia Também:  Ministro do Turismo recebe prefeitos da região do Lago de Tucuruí para discutir infraestrutura e fomento ao turismo

A Rede UniFronteiras também foi homenageada pelo Parlim por sua contribuição para o desenvolvimento regional, o fortalecimento da cooperação acadêmica e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados por suas populações. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI/GM) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA