MATO GROSSO
SES promove ações de incentivo à amamentação no Alto Tapajós
A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) levou a equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (Epamacs) para Alta Floresta, na região de saúde do Alto Tapajós, para três dias de ações, de terça a quinta-feira (8 a 10.7), com o objetivo de promover a amamentação.
O projeto ‘Epamacs na Estrada’, feito em conjunto com o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Alta Floresta, reuniu trabalhadores da Saúde, Educação e Assistência Social de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta em uma mobilização para a implementação das estratégias de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação e Alimentação Complementar Saudável.
Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da SES-MT, Lenil da Costa Figueiredo, os técnicos discutiram os benefícios da amamentação e a organização dos processos de trabalho para que esse conhecimento, de fato, favoreça a saúde das crianças e das mulheres que amamentam.
“Foram debatidas as estratégias já em curso e aquelas que ainda serão implantadas em cada município, elaborando planos de ação possíveis de serem executados. O foco principal foi a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil para a qualificação da força de trabalho na Atenção Primária à Saúde”, destacou.
De acordo com o técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, a Vigilância Sanitária de Alta Floresta se comprometeu a articular ações educativas para que os estabelecimentos comerciais cumpram a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância).
“Fizemos reuniões pontuais com instituições públicas e privadas para a cooperação mútua na implementação estratégica. Além disso, articulamos ações para o fortalecimento de projetos de extensão e pesquisa na Faculdade de Alta Floresta (Uniflor). Eles vão criar uma sala de apoio à amamentação para as trabalhadoras e as estudantes, o que também foi combinado em reunião com a equipe da fábrica da JBS”, contou.
Os técnicos da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde e do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta ainda visitaram o atual Hospital Regional de Alta Floresta, para conversar sobre o credenciamento e a habilitação de novos serviços e estratégias de amamentação.
A Prefeitura de Nova Bandeirantes enviou uma caixa cheia de frascos de vidro arrecadados na campanha Maio Branco, que serão entregues ao Centro Estadual de Referência de Bancos de Leite Humano.
Saiba mais sobre o projeto Epamacs na Estrada
Esta foi a segunda edição do projeto, que visa fortalecer e implementar ações voltadas ao aleitamento materno nos municípios de cada região de saúde de Mato Grosso. A primeira visita foi realizada no Vale do Peixoto em maio de 2025.
“Viajamos de acordo com as possibilidades dos Escritórios Regionais de organizarem as atividades propostas e já temos mais três edições agendadas”, informou Carvalho.
A equipe atuará no Vale do Arinos, de 22 a 24 de julho, na região do Garças Araguaia, de 5 a 7 de agosto, e no Oeste Mato-grossense, de 27 a 28 de agosto.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Edital da Secel viabiliza inventário do Patrimônio Imaterial das Redeiras de Limpo Grande
O edital “Inventários de Patrimônio Imaterial de Mato Grosso – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está viabilizando a documentação dos saberes seculares das redeiras de Limpo Grande, em Várzea Grande.
Realizado pela Associação Tece Arte, o projeto vai, pela primeira vez, transformar o “saber-fazer” das artesãs locais em um acervo documental definitivo. O objetivo é transformar esse “segredo de família” em um guia de consulta digital para pesquisadores, estudantes e entusiastas da arte popular de todo o mundo.
“Não estamos registrando apenas um objeto de decoração, mas uma tecnologia ancestral de resistência feminina. Mais do que fios e nós, o que se produz em Limpo Grande é memória viva “, afirma a coordenadora do projeto, Ester Moreira Almeida.
O Inventário do Patrimônio Imaterial das Redeiras de Limpo Grande utiliza um registro minucioso de imagens e depoimentos para mapear todo o processo — desde a colheita e preparo da matéria-prima até o acabamento dos padrões que deram fama nacional às redes de Várzea Grande. Com lançamento previsto para junho deste ano, o projeto está na fase de entrevistas.
Por décadas, a técnica da tecelagem em Limpo Grande residiu apenas na tradição oral, passada de mãe para filha sob o som ritmado dos teares de madeira. O projeto, agora, mergulha nesse universo para registrar o que antes era invisível: os nomes dos pontos, a simbologia das cores e os relatos de resistência das mulheres que transformaram o artesanato em sustento e voz.
Para Ester, o inventário é um tributo à autonomia das mestras redeiras, preservando a tecelagem como símbolo de orgulho e desenvolvimento social.
“Ao sistematizar esse conhecimento, a Associação Tece Arte, com apoio da Secel, não apenas protege o passado, mas projeta o futuro. O projeto reafirma que, enquanto houver mãos tecendo em Limpo Grande, o patrimônio brasileiro continuará pulsando”, conclui.
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde assina acordo e hospital privado de referência passa a atender pacientes do SUS em Guarulhos (SP)
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura decreta luto oficial pela morte do piloto e pioneiro Chico Ledur
-
SAÚDE4 dias atrásGoverno do Brasil entrega cinco novos aceleradores lineares em cidades do interior para ampliar acesso à radioterapia no SUS
-
JUSTIÇA2 dias atrásApós “vídeo bomba”, Naco realiza operação contra deputado estadual e vereador em Cuiabá
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásVárzea Grande garante investimento de R$ 3,1 milhões para ampliar atendimento em saúde mental
-
PICANTES6 dias atrásMãe de Lucas Lucco exibe nova fase durante tratamento contra alopecia: ‘Autoestima’
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT reconhece trajetórias de dedicação ao desenvolvimento de Mato Grosso em sessão especial
-
CUIABÁ5 dias atrásGratuidade do transporte amplia acesso ao lazer e movimenta Cuiabá neste domingo

