CUIABÁ
Vereadores defendem políticas públicas de inclusão no Dia Nacional de Luta contra a Discriminação Racial
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Em alusão ao Dia Nacional de Luta contra a Discriminação Racial, os vereadores da Câmara de Cuiabá reforçaram a importância de políticas públicas voltadas à população negra e ao combate ao preconceito estrutural.
O vereador Dídimo Vovô (PSB) ressaltou a importância de olhar com atenção para a população negra e promover políticas públicas que valorizem a diversidade.
“Cuiabá, assim como diversas outras capitais brasileiras, carrega em sua essência traços da miscigenação entre povos — e esses povos nem sempre recebem o reconhecimento merecido, sendo muitas vezes excluídos por possuírem a pele negra. Acredito que é preciso promover ações concretas para melhorar a qualidade de vida da população negra”, afirmou o parlamentar.
O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) destacou que, atualmente, ainda há um olhar preconceituoso sobre as pessoas negras e que é hora de mudar esse comportamento.
“Fico muito triste quando, em momentos como este, as pessoas se referem a uma pessoa negra já colocando a régua lá embaixo. Sempre ouvimos que a maior parte da população carcerária é negra, que a maioria das pessoas em situação de rua é negra. Ou seja, há sempre uma associação negativa. Mas ninguém fala sobre os negros que enriqueceram, que conquistaram fama, que estudaram, que se tornaram juízes, promotores, advogados, policiais, delegados”, ressaltou.
O vereador aproveitou para citar nomes que se tornaram grandes referências e romperam barreiras com suas trajetórias de sucesso.
“O homem mais poderoso do mundo, durante oito anos consecutivos, foi um ex-presidente dos Estados Unidos: um homem negro. No Brasil, temos dois atores famosos, Lázaro Ramos e Mussum. Nós, que somos negros, precisamos fortalecer a nossa luta. Devemos ser contra todo e qualquer tipo de discriminação”, finalizou.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura conclui asfalto em sete vias do Residencial Coxipó; obra chega a 44,75%
A terceira etapa das obras de infraestrutura do Residencial Coxipó, em Cuiabá, chegou a 44,75% de execução. Na primeira fase desta etapa, a drenagem de águas pluviais e a pavimentação previstas para as ruas 10, 11, 12, 13 e 14, além de trechos das avenidas F e A, foram concluídas, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.
O avanço representa uma mudança em relação ao início de setembro, quando a obra estava em cerca de 30% e a aplicação do asfalto se concentrava na Avenida F. O projeto contempla 18 vias e inclui, além da pavimentação, terraplanagem, drenagem e serviços de acessibilidade.
Nas vias já asfaltadas, ainda serão executados meio-fio, sarjeta, calçadas acessíveis e sinalização vertical e horizontal. Assim, a conclusão da pavimentação dessa primeira fase não significa que todos os serviços previstos para essas ruas estejam finalizados.
A próxima frente de trabalho começará pela terraplanagem em trechos da Rua 14 e da Avenida F, além das ruas 20, 21, 32, 34, 35, 36 e Pantanal, da Avenida C e das travessas Cinta Larga e SD. Os trechos da Rua 14 e da Avenida F previstos nessa frente são distintos dos já pavimentados.
De acordo com o engenheiro civil Eder Jesus de Souza, o cronograma segue dentro do prazo. A previsão informada para a conclusão dos serviços desta fase é 27 de dezembro de 2026. Já a entrega integral da terceira etapa, com as 18 vias contempladas, está prevista para o segundo semestre de 2027.
O projeto também prevê uma nova ligação viária com o bairro Santa Teresinha, por meio da conexão entre as avenidas A das duas comunidades. Atualmente, a Rua 5 é o único acesso entre os bairros. Quando concluída, a nova ligação deverá oferecer outra opção de deslocamento aos moradores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásEx-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
-
TCE MT4 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO5 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
-
MATO GROSSO5 dias atrásJustiça determina retorno de seis servidores afastados por suspeita de fraude em concurso em MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLICIAL6 dias atrásHomem escapa de agressão e polícia prende quatro suspeitos de possível “tribunal do crime” em Cáceres
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Wellington propõe avanço da bioenergia com foco em empregos e industrialização de MT
-
ESPORTES6 dias atrásCuiabá vence o Náutico por 3 a 0 na Arena Pantanal
