AGRONEGÓCIO

Encontro entre startups brasileiras e japonesas fortalece a cooperação digital na agricultura

Na última semana, cerca de 110 pessoas, incluindo investidores, pesquisadores, representantes institucionais e governamentais, além de empresas inovadoras dos setores agro e agrifood, participaram remotamente do Encontro Brasil-Japão. A iniciativa reuniu participantes de diversas partes com o objetivo de fomentar a cooperação digital e a inovação no agronegócio.

Organizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento teve como foco a promoção de conexões entre startups, empresas, investidores e instituições de ambos os países. O principal objetivo foi impulsionar a inovação tecnológica no setor agropecuário, estabelecendo novas oportunidades de colaboração.

Durante o evento, os participantes puderam trocar experiências em espaços dedicados ao networking, assistir a apresentações de casos reais de sucesso e participar de palestras com especialistas do setor. Também houve demonstrações de soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio, seguidas de debates sobre novas oportunidades de cooperação empresarial e institucional entre Brasil e Japão.

De acordo com o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, Alessandro Cruvinel, esse foi o primeiro evento de aproximação, neste projeto, entre Brasil e Japão, e houve um grande interesse de ambos os países. “Na sequência, vamos estruturar encontros bilaterais entre os participantes para prospecção de parcerias e ampliação de oportunidades e sinergias”, completou.

Leia Também:  Brasil assina declaração de segurança alimentar e proteção ambiental mundial no G7

O encontro faz parte do projeto de cooperação internacional entre Brasil e Japão (JICA/Mapa/Embrapa), voltado para o desenvolvimento colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Para conhecer algumas das iniciativas apresentadas durante o evento, acesse o grupo de WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/JFtoto6IdV0LgJg3bDeVNW. No grupo, JICA e Mapa oferecerão apoio institucional para as startups brasileiras e japonesas que desejam expandir suas interações e parcerias.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Ministro André de Paula se reúne com autoridades chineses para fortalecer cooperação no agro

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, lidera missão oficial à China, entre os dias 17 e 21 de maio, com compromissos nas cidades de Xangai e Pequim.

Na agenda, reuniões com autoridades da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), participação na SIAL 2026 – considerada a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia e uma das principais do mundo no setor – além de encontros com empresários brasileiros e chineses.

O objetivo desses encontros é ampliar a presença dos produtos do agronegócio brasileiro, identificar oportunidades de negócios e fortalecer a cooperação em temas sanitários e fitossanitários.

A China é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2025, a China importou mais de US$ 55,3 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, o equivalente a 32,7% do total exportado pelo setor. Entre 2019 e 2025, foram abertos 25 mercados para produtos brasileiros no país asiático, incluindo complexo soja, proteinas animais, gergelim, farinha de aves e suínos, DDG de milho, entre outros.

SIAL 2026

A agenda terá início em Xangai, onde o ministro participará da SIAL 2026, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia e uma das principais do mundo no setor.

Leia Também:  Frio extremo ameaça rebanhos: geadas avançam por seis estados

Durante a programação, André de Paula visitará o Estande Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de participar das inaugurações dos estandes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteina Animal (ABPA). A Sial Xangai ocupa uma área de cerca 220 mil metros quadrados, mais de 5 mil expositores de 75 países.

Nesta edição, o Brasil vai contar com um número recorde de empresas participantes. Serão 82 empresas expositoras distribuídas em cinco pavilhões brasileiros, organizados pela ApexBrasil e por parceiros setoriais. Essa presença supera a edição passada, quando 54 empresas participaram da feira. A expectativa é gerar US$ 3,3 bilhões em negócios imediatos e futuros.

O ministro também participará do encerramento do Seminário Brasil-China de Agronegócio e de encontros com representantes de cooperativas.

Reuniões

Em Pequim, a delegação brasileira terá reuniões com representantes da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais e do Ministério do Comércio da China. As reuniões tratarão de temas relacionados à cooperação sanitária e fitossanitária, ampliação do comércio agropecuário e fortalecimento das relações institucionais entre os países. Há previsão da participação no “Diálogo Brasil–China sobre Finanças Verdes e Cooperação em Agricultura Sustentável” e ainda no seminário organizado pela ABPA.

Leia Também:  Produção de arroz no RS alcança 7,16 milhões de toneladas apesar de enchentes

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA