MATO GROSSO

Virada Sustentável 2025 deixa peças artísticas em parques estaduais de Cuiabá

A Virada Sustentável deixou 2 obras semi temporárias de legado para a cidade de Cuiabá. No parque Massairo Okamura a obra da artista indígena Kaya Agari e no parque Zé Bolo Flô a pintura em grafite Mulheres do Cerrado, do coletivo Manas do Mato. As obras ficarão expostas nas Unidades de Conservação estaduais por pelo menos um ano.

A partir de uma performance, práticas corporais, exercícios de sensibilização e roda de conversa, Kaya Agari realizou uma pintura ao vivo no parque Massairo Okamura enquanto realizava a atividade de reconexão com saberes ancestrais e territórios internos. Kaya é uma artista multidisciplinar, pesquisadora e produtora cultural com atuação no campo das artes visuais, performance e saberes tradicionais.


A obra em grafite do coletivo Manas do Mato celebra as mulheres e o cerrado mato-grossense unindo a beleza da natureza com a potência da figura feminina criando uma conexão com a cultura local e o bioma do cerrado. A pintura do Zé Bolo Flô faz uma composição das mulheres com ipês floridos, araras-azuis, lobos-guarás, tatu-canastra.

Além do mural, o chão do parque também ganhou, pelas mãos do grupo, novas cores com jogos, amarelinhas e trilhas numéricas, que estimulam a criatividade e o aprendizado de forma divertida. O coletivo é formado por um grupo de 26 mulheres, das quais 6 participaram do evento, que tem a proposta de promover um novo olhar sobre o espaço por meio da arte urbana, com foco na pintura e no grafite.

Outras duas obras também foram entregues durante a Virada, a revitalização da Concha Acústica e do coreto do Parque Estadual Mãe Bonifácia, pelo artista mato-grossense Victor Hugo dos Santos. As entregas fazem parte dos 25 anos da Unidade de Conservação, um dos principais espaços de lazer da capital mato-grossense.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta na prisão de três pessoas por embriaguez e remoção de 42 veículos

Atrações Musicais

Outro legado deixado pela Virada Sustentável 2025 foi a partitura da música Cidade Verde, de composição de Maria Lígia Borges Garcia, que ganhou um arranjo do Músico Fábio dos Santos Moreira para ser incluída na exibição de encerramento do evento, conduzido pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Solista Vera Capilé cantou a canção acompanhada pela orquestra, com a presença da compositora Maria Lígia na plateia, que aos 97 anos se emocionou com a apresentação.


Além de Vera Capilé, que tem mais de 60 anos de carreira, considerada uma embaixadora da cultura cuiabana e representante da cultura de Mato Grosso em eventos nacional e internacional, outro convidado do show de encerramento foi Roberto Lucialdo, reconhecido como o Rei do Rasqueado, que levantou o público com suas conhecidas canções. A Orquestra Sinfônica da UFMT conduziu a apresentação que aconteceu na concha acústica do Parque Mãe Bonifácia, com um repertório que transita entre o universo clássico e o popular, com músicas eruditas conhecidas do grande público.

Outras atrações musicais da Virada aconteceram no sábado à tarde, no Parque Zé Bolo Flô, com o grupo Flor Serrana que levou o siriri raiz para os palcos do festival e à noite, no Parque das Águas, com apresentações do grupo de maracatu Buriti Nagô, do multiartista mato-grossense Henrique Santian, da cantora Estela Ceregatti e do samba raiz do grupo Sasminina.

Leia Também:  Bombeiros resgatam mulher com vida após vários dias perdida em área de mata


Virada Sustentável Mato Grosso 2025

O evento aconteceu entre os dias 29 de maio e 1º de junho em Rondonópolis e entre os dias 4 e 8 de junho em Cuiabá. As duas cidades tiveram como atração em comum uma capivara de quatro metros de altura e um filhote, criação do artista paulistano Eduardo Baum, que atraiu centenas de pessoas para apreciação e registro fotográfico. O objetivo da obra é realçar o protagonismo silencioso desse animal silvestre na manutenção do equilíbrio ambiental.

O público presente durante os 4 dias de eventos na capital mato-grossense foi de 6.567 pessoas, nas 60 ações organizadas pela produção e parceiros. 249 pessoas estiveram envolvidas diretamente na programação.


Em Rondonópolis o público estimado foi de 2.870 pessoas, nas 33 ações realizadas pela organização e parceiros e 135 pessoas envolvidas na programação.

Parceiros

A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.

O evento recebeu apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), TV Centro América, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Museu de Arte e Cultura Popular, Cineclube Coxiponés, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Sesc e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

PM prende dupla suspeita de atacar UPA em VG e disparar contra vigilante

Equipes da Polícia Militar prenderam, na tarde desta quinta-feira (7.5), dois suspeitos de realizar disparos de arma de fogo na UPA Ipase, em Várzea Grande. Uma mulher também foi detida por desacatar os policiais e impedir a prisão de um dos criminosos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 14h40, quando dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta Honda CG 150 Start verde e tentaram roubar a arma de um vigilante de 47 anos, que trabalhava na unidade de saúde.

Um dos suspeitos entrou em luta corporal com a vítima na tentativa de tomar a arma de fogo do segurança. O criminoso efetuou o disparo em direção ao vigilante. O tiro não atingiu o trabalhador.

Após o crime, as equipes iniciaram buscas na região. Imagens do circuito interno da UPA ajudaram na identificação dos envolvidos. Uma mochila deixada no local continha documentos de um dos suspeitos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica. Com apoio do monitoramento em tempo real do equipamento, os policiais localizaram o suspeito em uma residência no bairro Parque São João.

Leia Também:  Presidente da AMM: "Nunca as prefeituras receberam tantos recursos quanto na gestão Mauro Mendes"

O suspeito tentou fugir ao perceber a chegada das equipes, mas ele foi abordado, imobilizado e algemado. Durante a abordagem, uma mulher também foi detida por impedir a prisão, desacatar os policiais e desobedecer às ordens da equipe.

O suspeito preso confessou participação no crime e indicou onde havia escondido a arma de fogo utilizada na ação. O revólver foi encontrado no telhado de uma distribuidora da região. Já a tornozeleira eletrônica rompida foi localizada em uma área de mata próxima a uma olaria.

A polícia informou ainda que o suspeito apresentava escoriações pelo corpo. Conforme relato do próprio suspeito, os ferimentos ocorreram ao retirar a tornozeleira eletrônica da perna.

Na sequência, os policiais localizaram também outro o segundo suspeito em um casa no mesmo bairro. Ele também admitiu participação no crime.

Os dois homens e a mulher foram encaminhados à delegacia, junto com a revólver e a moto, para registro do boletim de ocorrência.

Participaram da ação equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Raio, Grupo de Apoio (GAP) do 4º e 25º Batalhões da PM em Várzea Grande, além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Leia Também:  Bombeiros resgatam mulher com vida após vários dias perdida em área de mata

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA