NACIONAL

Regulamentação da profissão de turismólogo avança em mais um passo importante no Congresso Nacional

A regulamentação da profissão de turismólogo no Brasil deu mais um passo importante nesta semana. O Projeto de Lei nº 2.478, de 2015, de autoria do ex-deputado federal Adalberto Cavalcante (PTB/PE), foi aprovado no dia 27 de maio pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, com parecer favorável da relatora, deputada Érika Kokay (PT-DF). O texto altera o artigo 2º da Lei nº 12.591, de 2012, para dispor sobre a formação necessária para o exercício da profissão de turismólogo. Agora, o projeto segue para deliberação no Senado.

A aprovação do PL é um marco para os profissionais de turismo. A proposta visa consolidar, por exemplo, a importância da formação do turismólogo em curso de Bacharelado em Turismo devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

A regulamentação valoriza a importância desses profissionais no cenário econômico e social do Brasil, destacando seu papel estratégico no planejamento, desenvolvimento e promoção do setor turístico. Os turismólogos são fundamentais na criação de políticas públicas, na gestão de destinos e atrativos turísticos, no planejamento de espaços e eventos, além de contribuir para o fortalecimento do turismo sustentável e responsável.

Leia Também:  Entrega de kits da Corrida MEC 95 Anos começa hoje (25)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou mais esse importante passo na regulamentação da profissão, que ele considera uma conquista essencial para o setor. “O turismo é uma das principais alavancas para o desenvolvimento econômico e social do nosso país e os turismólogos são peças-chave nesse processo. Eles transformam o potencial dos destinos brasileiros em resultados, planejam de forma sustentável, integram comunidades e impulsionam economias locais. Regulamentar essa profissão, além de reconhecimento, e garantir condições adequadas para que eles possam exercer sua atividade com excelência, contribuindo para o fortalecimento do turismo brasileiro”, afirma o ministro.

A expectativa agora é de que o Senado Federal analise e aprove o projeto o quanto antes, permitindo que a regulamentação avance e se transforme em uma realidade para os milhares de profissionais formados na área. Com a formalização da carreira, o Brasil dá um passo importante para a valorização do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  Últimos dias: escolas devem registrar a conferência ambiental

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MPor e Universidade de Aviação Civil da China estudam parcerias para produção de combustíveis sustentáveis

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) recebeu nesta segunda-feira (13) a visita de representantes da Universidade de Aviação Civil da China (Cafuc), instituição reconhecida pela expertise técnica e científica em aviação, ações de sustentabilidade, inovação e pesquisa aplicada. O encontro, realizado na sede da pasta, é a primeira atividade prevista no memorando de entendimento assinado em abril deste ano para promover a troca de conhecimento, tecnologias e experiências.

O secretário executivo do ministério, Tomé Franca, avalia como positiva a parceria com a universidade chinesa. “Precisamos investir em tecnologia e inovação para estimular a produção do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) e a Cafuc demonstra ser uma ótima parceira para desenvolvermos estudos com potencial para impactar a aviação nos dois países. Compartilhamos a mesma visão de que o desafio da descarbonização do setor é um desafio global”, afirmou.

A visita da comitiva chinesa integra a programação do MPor ligada à agenda de descarbonização e preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Para o professor Weiping Li, cientista chefe da Cafuc, os dois países mantêm uma boa relação que ajudará na troca de projetos em sustentabilidade. “Temos pesquisas, práticas e experiências já implantadas na China que poderão ser aplicadas no Brasil. As iniciativas brasileiras na produção de etanol, por exemplo, nos ajudariam no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis”, explicou.

Leia Também:  Criação do AmpliAR fortalece a aviação regional no Brasil

O memorando assinado entre os dois países prevê o intercâmbio de informações técnico-científicas sobre temas associados à SAF, a realização de eventos de disseminação do conhecimento e o treinamento de profissionais em temas associados à sustentabilidade na aviação civil.

A comitiva chinesa ainda cumprirá agenda no Brasil com visitas ao Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Embrapa e Universidade de São Paulo.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA