TCE MT
TCE e AMM celebram sucesso do Encontro Municipalista e já planejam evento do próximo ano
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Ex-presidente da República Michel Temer, presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, e presidente da AMM, Leonardo Bortolin. Clique aqui para ampliar. |
O Encontro Mato-grossense de Municípios foi encerrado nesta quarta-feira (19), em Cuiabá, com importantes resultados para o movimento municipalista. Promoveu a integração entre os gestores, possibilitou a troca de experiências, assegurou a capacitação técnica dos participantes e fortaleceu a parceira institucional entre o Tribunal de Contas (TCE) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), realizadores da iniciativa. Durante dois dias, o evento teve uma ampla programação de palestras técnicas sobre os principais temas pertinentes à gestão municipal, com a participação de especialistas em diversas áreas da administração pública.
“Aqui tivemos a certeza de que estamos no caminho certo, com um Tribunal de Contas cada vez mais próximo dos gestores, aberto ao diálogo e comprometido com a qualificação. Durante esses dois dias, mostramos que a boa gestão nasce da informação e da capacitação, e avançamos no cumprimento da nossa missão de reduzir as desigualdades e fortalecer cada município, independentemente do seu tamanho ou localização. Por isso o TCE reafirma sua parceria com a AMM e com todos os gestores municipais, porque sabemos que, juntos, podemos construir um estado melhor”, afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo. Clique aqui para ampliar. |
Foram mais de 30 palestras realizadas de forma simultânea em três salas, estandes com apresentação de produtos e serviços, além de atendimento especializado aos gestores municipais realizado por técnicos do TCE, AMM, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Secretarias de Estado, entre outros. O evento contou com a participação de líderes nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, que realizou a palestra magna no primeiro dia do encontro.
Além de Temer, também participaram o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, conselheiros do TCE, deputados estaduais e federais, senadores, bem como especialistas nas áreas de educação, assistência social, meio ambiente, agricultura familiar, dentre outras.
| Crédito: Diego Rodrigues/MPC |
![]() |
| Presidente da AMM, Leonardo Bortolin. |
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, celebrou o sucesso do evento, que reuniu mais de 1.500 pessoas, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais. “Encerramos o Encontro com o sentimento do dever cumprido e com a certeza de que foi tecnicamente perfeito. Contamos com a participação de lideranças nacionais, com o ex-presidente Michel Temer, que dividiu conosco experiências muito marcantes. Agradecemos o Tribunal de Contas pela parceria, todos os palestrantes, expositores, patrocinadores e demais apoiadores dessa iniciativa. Celebramos o sucesso do evento que foi o maior história de Mato Grosso e já fazemos o convite para todos participarem no ano que vem.”
O TCE e a AMM planejam a realização da segunda edição do evento, em 2026, com ainda mais novidades, visando superar o êxito alcançado este ano. A intenção é aplicar o mesmo formato adotado em grandes eventos, como a Marcha a Brasília, com a realização de palestras simultâneas para atender públicos com interesses diversos, além de amplo espaço para expositores de produtos e serviços para as prefeituras.
Clique aqui e confira galeria de fotos do 1° dia do evento.
Clique aqui e confira galeria de fotos do 2° dia do evento.
Fonte: TCE MT – MT
TCE MT
Sérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints
Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso reagiu com ataques após receber críticas em publicação sobre o Portão do Inferno; repercussão negativa tomou conta das redes sociais e postagens acabaram apagadas
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, protagonizou uma cena inusitada e polêmica nas redes sociais após publicar um vídeo criticando a demora nas obras do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. O que era para ser apenas uma manifestação institucional rapidamente virou um bate-boca público com internautas incluindo ataques direcionados a mulheres.
Nas respostas aos comentários, Sérgio Ricardo abandonou o tom institucional esperado de um chefe de órgão de controle e partiu para o confronto direto, utilizando palavras como “idiota”, “imbecil” e “massa de manobra” contra seguidores que questionaram sua atuação e o momento escolhido para criticar a situação da obra.
Uma internauta comentou:
“Mas vc tava onde quando essa baderna começou hein??? Tá um pouco atraso nessa mídia hein”.
Irritado, o presidente do TCE respondeu:
“Sempre estive defendendo os interesses do povo. E você estava onde? Com certeza escondida atrás dessa imbecilidade que demonstra nesta mensagem. Vai estudar. Deixa de ser idiota ou massa de manobra.”
A resposta gerou ainda mais revolta nos comentários. Diversos seguidores passaram a questionar a postura do presidente da Corte de Contas, alegando incompatibilidade entre o cargo ocupado e o comportamento adotado nas redes sociais.
Outro internauta ironizou:
“Do nada o cara resolveu rodar Mato Grosso”.
Sérgio Ricardo voltou a rebater em tom agressivo:
“Não sou candidato a nada. Não preciso de voto. Estou trabalhando pois é o meu papel. É por causa de gente imbecil igual você que esse estado está desse jeito. Vai procurar o que fazer.”
A repercussão negativa se espalhou rapidamente em páginas políticas e grupos de WhatsApp, principalmente pelo fato de o presidente do TCE ter direcionado ataques a cidadãos comuns e utilizado termos ofensivos contra uma mulher que apenas questionou sua atuação.
Internautas também criticaram o que classificaram como “postura de pré-candidato”, afirmando que Sérgio Ricardo estaria tentando assumir protagonismo político em pautas populares enquanto deixa de agir com a sobriedade exigida pelo cargo que ocupa.
Após a repercussão e o aumento das críticas, publicações e respostas atribuídas ao presidente do TCE passaram a desaparecer das redes, aumentando ainda mais o desgaste do episódio.
Nos bastidores políticos, o caso já é tratado como mais um desgaste de imagem envolvendo agentes públicos que trocam o comportamento institucional por embates pessoais em redes sociais.
Veja prints


-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
POLÍTICA MT1 dia atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
Várzea Grande7 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
POLÍTICA MT21 horas atrásDepois da polêmica envolvendo o SAMU, Pivetta envia outra mensagem polêmica à Assembleia com proposta de extinguir Ouvidoria; deputado Dr. João é contra medida



