POLÍTICA NACIONAL
Senado celebra 48 anos da Anamatra na defesa dos direitos trabalhistas e sociais
Os 48 anos de criação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) foram celebrados em sessão especial no Senado nesta segunda-feira (11). A instituição, que reúne cerca de 3,6 mil magistrados de todo o país, é lembrada pela defesa da justiça trabalhista e dos direitos sociais.
Primeiro signatário do requerimento para a celebração da data, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) lembrou que a instituição foi criada em 1976, em São Paulo, para congregar os juízes do Trabalho do país em torno de seus objetivos e interesses comuns.
— Desse modo, a atuação histórica da Anamatra apoia-se na base do crescente prestígio da Justiça do Trabalho com a sociedade brasileira, sociedade que tem conhecido os esforços desses magistrados na defesa dos direitos do trabalhador, das mulheres e dos homens que constroem o nosso país — afirmou Rogério Carvalho.
O senador disse ainda que nos últimos anos tem-se visto uma articulação, uma construção para fortalecer e diminuir a capacidade de luta dos trabalhadores:
— E, portanto, para enfraquecer a posição daqueles que podem ajudar a construir justiça no trabalho e na sociedade — expôs Rogério Carvalho.
O senador Izalci Lucas (PL-DF) lembrou que de 1994 a 1998 participou como juiz classista na 10ª Região (DF/TO). Ele afirmou que agora é preciso se debruçar sobre os novos desafios e que o desafio da Anamatra é muito grande diante de novas realidades como a relação do trabalho virtual.
— A gente entra na primeira instância, vai para a segunda, vai para a terceira, leva 10, 15, 20 anos, e você não tem uma solução do problema. Então, o desafio da Anamatra é muito grande, e a gente vai precisar realmente aqui no Congresso Nacional discutir essas relações trabalhistas — afirmou Izalci.
Independência
Presidente da Anamatra, Luciana Paula Conforti, lembrou que a instituição, fundada na época da ditadura, sempre combateu fortemente as tentativas de interferências políticas, econômicas e administrativas na independência judicial, na autonomia do Poder Judiciário, nas prerrogativas da magistratura trabalhista:
— E sempre teve entre as suas bandeiras históricas a defesa da democracia, dos princípios republicanos, da Justiça do Trabalho e de sua competência, do direito do trabalho, o combate à corrupção, ao nepotismo e a intransigente defesa da carreira da magistratura do trabalho. e que sempre teve entre suas bandeiras históricas “a defesa da democracia, dos princípios republicanos, da justiça do trabalho, o combate a corrupção, ao nepotismo e a intransigente defesa da carreira da magistratura do trabalho — expôs Luciana.
A magistrada afirmou ainda que, para estabelecer “o sentido da carreira do Judiciário e também do Ministério Púbico”, é essencial a votação, pelo Congresso, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2023, que determina o pagamento de parcela mensal de valorização por tempo de exercício aos juízes e membros do MP.
A presidente da Anamatra disse que o Poder Judiciário brasileiro está sob constantes ataques com “críticas infundadas, com reiteradas tentativas de intervenções na independência judicial, com dados distorcidos e argumentos meramente econômicos que não encontram respaldo na Constituição brasileira”.
Direito social
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, o desembargador José Ribamar de Lima Júnior destacou a trajetória exitosa da Anamatra, “preocupada com os avanços e retrocessos do direito social”.
— A Anamatra, ao longo de sua existência, tem conseguido com êxito abraçar a defesa da magistratura e das prerrogativas, porque sabe que é necessário para o Estado de direito prestar o seu papel — uma magistratura independente, uma magistratura que tenha coragem de decidir, uma magistratura que seja aquilo que espera a nossa sociedade em termos de Poder Judiciário, que preste a jurisdição de forma célere, com qualidade. E, para que isso aconteça, há que ter magistrados também vocacionados, mas magistrados, sobretudo, independentes — disse o desembargador.
Representando o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Bráulio Gabriel Gusmão disse que a Anamatra foi uma das primeiras instituições a defender o fim do nepotismo no país e a instituição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Secretário do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (MPT), o subprocurador-geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso afirmou que a Anamatra se notabilizou por exercer uma atividade que vai muito além da defesa dos interesses coorporativos trabalhistas.
— Dentro dos objetivos sociais, destaco a valorização do trabalho humano, o respeito à cidadania e a busca efetiva pela justiça social, bem como a tutela da moralidade pública dos regimes democráticos — disse Cardoso. Ele lembrou que essa é a “Justiça onde o pobre tem acesso”.
Homenagens
O ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e fundador da Anamatra Horácio Raymundo de Senna Pires foi homenageado com uma placa de agradecimento.
— Esses 48 anos não fazem nenhum efeito de estagnação, continuam a ser mais uma etapa de luta, de trabalho. […] E a minha palavra de esperança é de que jamais poderemos retroceder, nem paralisar — afirmou Pires.
O Plenário prestou um minuto de silêncio, a pedido do senador Rogério Carvalho, em homenagem a Hélio Costa Pacheco, pai do senador Rodrigo Pacheco, falecido no dia 8 de novembro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Comissão do Esporte aprova prioridade no recebimento de recursos públicos para clubes formadores de atletas
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1930/25, que prioriza as organizações esportivas certificadas como formadoras de atletas no recebimento de recursos públicos federais.
A proposta altera a Lei Geral do Esporte e foi apresentada pelos deputados Bandeira de Mello (PV-RJ) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e pelo suplente de deputado Douglas Viegas (SP).
O objetivo da proposta é incentivar que mais clubes busquem a certificação oficial, o que exige o cumprimento de diversas normas de proteção aos jovens. Atualmente, para ser considerada uma entidade formadora, a organização deve oferecer assistência educacional, médica, psicológica, fisioterapêutica e odontológica, além de garantir alimentação, transporte e alojamentos seguros e salubres.
Dos cerca de 700 clubes de futebol existentes no Brasil, 81 possuem o certificado de entidade formadora homologado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Compensação
O relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), recomendou a aprovação do projeto. Ele afirmou que a prioridade no recebimento de recursos públicos será um incentivo para que as instituições cumpram todas as exigências.
“O novo benefício certamente incentivará que mais clubes esportivos observem as condições que garantem a segurança e a assistência aos jovens atletas em formação. A contrapartida para os clubes será a prioridade no recebimento de recursos públicos”, disse Ovando.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores e, depois, ser sancionado pela presidência da República.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes
Fonte: Câmara dos Deputados
-
SAÚDE7 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE7 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásNota de condolências
-
ECONOMIA5 dias atrásNIB apresenta soluções inovadoras com sustentabilidade ambiental que são exemplo para o planeta, diz ministro
-
POLÍTICA MT3 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia voluntários e profissionais que atuam no apoio a pacientes com câncer
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca desenvolvimento econômico e potencialidades turísticas durante principal feira de agronegócio do Norte de MT
-
SAÚDE3 dias atrásGoverno do Brasil intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes
