MATO GROSSO
Aula inaugural de curso de graduação voltado para povo Xavante será nesta sexta (30)
A aula inaugural do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena, da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no município de Canarana, será realizada nesta sexta-feira (30.08).
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena será o sexto da Faindi para indígenas mato-grossenses, mas o primeiro a ser ofertado totalmente em território indígena e também direcionado especificamente para o povo Xavante. A graduação tem como objetivo formar professores para atuar nas terras indígenas da etnia. O curso tem duração de quatro anos.
Atualmente, a Faindi já oferta cinco cursos de graduação por meio da pedagogia da alternância, onde parte da formação se dá em um campus da Unemat, e a outra nas aldeias indígenas.
A formação será ofertada para 60 alunos, na Aldeia Caçula na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Canarana.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, e a equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) participam da aula inaugural.
A oferta do curso é fruto da articulação da Unemat e Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), por meio do Parfor Equidade.
O campus universitário Deputado Estadual Renê Borbour e a Faindi são os responsáveis pela execução do curso na aldeia Caçula. A Unemat conta com a parceria das prefeituras municipais de Canarana e de Ribeirão Cascalheira, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O Parfor Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.
Faculdade Intecultural Indígena (Faindi)
A causa indígena faz parte da constituição histórica da Unemat. A instituição foi pioneira no atendimento às populações indígenas em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001. Nesse percurso de mais de duas décadas, a formação de professores indígenas em nível de graduação já é uma prática consolidada na Unemat e se tornou referência no Brasil e na América Latina pela valorização étnica.
Desde 2020, a Unemat também oferta formação em nível de mestrado para os povos indígenas, com o Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.
Além destes cursos, especificamente destinados aos povos indígenas, a Unemat conta com o sistema de cotas que reserva 5% das vagas em quaisquer cursos para alunos indígenas, desde 2016.
Serviço
Data: 30/08/2024
Horário: 8 horas
Local: Aldeia Caçula – Território Indígena Pimental Barbosa, Canarana (MT).
Faindi Telefones: (65) 3361-6463 / (65) 99989-2245
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Militar prende suspeito por lesão corporal utilizando um facão durante briga em bar
Policiais militares do 18º Batalhão prenderam, na noite desta sexta-feira (24.4), um homem, de 37 anos, suspeito por lesão corporal utilizando um facão, no município de Pontes e Lacerda.
Segundo o boletim de ocorrência, a equipe foi acionada após uma confusão em um bar, na Avenida Javan Júnior, esquina com Avenida Bahia. No local, a proprietária relatou que foi agredida com socos nas costas, por um cliente, durante uma discussão.
Ao presenciar a situação, o filho dela interveio para defendê-la e atingiu o agressor com um golpe de facão na perna. Durante o confronto, o suspeito conseguiu tomar o facão e atingiu o outro homem na cabeça.
Após a agressão, o suspeito fugiu do local. Os policiais intensificaram o policiamento na região e localizaram o suspeito a cerca de duas quadras do bar. Ele apresentava sinais de embriaguez, estava alterado e com um sangramento na perna.
Diante da situação, os policiais militares encaminharam o denunciado a uma unidade de saúde, sendo atendido e posteriormente conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Fonte: Governo MT – MT
-
SAÚDE7 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE7 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásNota de condolências
-
ECONOMIA5 dias atrásNIB apresenta soluções inovadoras com sustentabilidade ambiental que são exemplo para o planeta, diz ministro
-
POLÍTICA MT3 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia voluntários e profissionais que atuam no apoio a pacientes com câncer
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca desenvolvimento econômico e potencialidades turísticas durante principal feira de agronegócio do Norte de MT
-
SAÚDE7 dias atrásMato Grosso do Sul recebe 46,5 mil doses da vacina contra a Chikungunya
