POLÍCIA FEDERAL
PF sedia 2° Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024
Brasília/DF. A Polícia Federal sedia nos dias 18 e 19 de junho o 2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024, no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O evento reúne secretários, diretores e representantes de mais de 120 instituições públicas de todo o país. Este encontro ocorre no âmbito do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Na abertura oficial do evento, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou a importância da RedeMAIS. “Trata-se de um programa ambicioso, integralmente financiado pelo Ministério da Justiça. Estamos usando altíssima tecnologia para monitorar todo País em alta resolução por meio de satélites, que estão à disposição da sociedade brasileira, para lidar com esse desafio climático e o crime organizado. A única forma de enfrentarmos esses desafios é usando a ciência e a tecnologia”, ressaltou o ministro.
A ideia é corroborada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que também esteve presente na abertura do evento: “Essa é uma pauta prioritária para o Ministério da Justiça. Combater o crime sem novas práticas é impossível. Precisamos agregar conhecimento e novos elementos para enfrentar um crime que se moderniza”.
Nos dois dias de evento, os participantes trocarão experiências sobre o resultado do uso das imagens que monitoram diariamente os 8,5 milhões km² do território brasileiro, emitindo cerca de 20 tipos diferentes de alertas, apontando imediatamente as mudanças detectadas na paisagem. Com isso, está sendo possível combater o desmatamento, garimpo, extração de mineral, ocupação de terra indígenas, entre outros ilícitos.
O sistema também possibilita a detecção de deslizamentos e alagamentos, tendo sido amplamente utilizado na catástrofe ocorrida no Rio Grande do Sul, conforme destacado pelo Gestor do Programa, Brasil MAIS, o Perito Criminal Federal Cristiano Cunha, da Polícia Federal, em sua palestra “RedeMAIS tecnologia e inovação criando impacto na gestão pública”.
RedeMAIS
Atualmente, a RedeMAIS conta com mais de 460 organizações governamentais registradas, totalizando cerca de 98 mil usuários. Somente em 2024, mais de 30 novos órgãos públicos aderiram à RedeMAIS.
Desde que o Programa Brasil MAIS começou a operar, em 2020, são monitorados diariamente 8,5 milhões de km2 do território brasileiro e áreas costeiras marinhas. Todos os órgãos públicos do Brasil que tenham interesse em participar da RedeMAIS podem acessar as imagens diárias de alta resolução da Planet, adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 180 satélites, bem como aos alertas de detecção de mudanças emitidos pela SCCON através da Plataforma web integrada, fácil de usar e intuitiva.
Além do monitoramento da cobertura vegetal, e combate aos crimes ambientais, como desmatamento e degradação de florestas, o Programa tem se mostrado muito útil nos demais processos de monitoramento ambiental, como poluição de rios e da costa, queimadas, para atividades de planejamento urbano e para a finalidade de planejamento de operações de segurança pública.
Para mais informações acesso o link: https://www.viex-americas.com/eventos/redemais/#evento
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF apreende R$ 600 mil em ação contra crimes eleitorais em Niterói/RJ
Niterói/RJ. Nesta terça-feira (14/9), a Polícia Federal apreendeu R$ 600 mil em espécie, durante ação contra crimes eleitorais. A ação ocorreu em Piratininga, Niterói.
Os policiais federais abordaram uma mulher e localizaram os valores. Além do dinheiro, documentos e planilhas foram apreendidos.
Diante dos fatos, a suspeita, a quantia e os documentos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Niterói/RJ para esclarecimentos e demais providências cabíveis.
As investigações seguem com o objetivo de aprofundar as investigações, especialmente com relação à origem do dinheiro apreendido e sua destinação.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal
-
POLICIAL6 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO5 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO5 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
MATO GROSSO4 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
