MATO GROSSO

Com Cozinha Show Rural e degustação, FEAFTUR será vitrine dos produtos da agricultura familiar de MT

Publicados

em

De 30 de maio a 2 de junho, a Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR) será uma vitrine de produtos da agricultura familiar e peças de artesanato de diversas regiões do Estado, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, a FIT Pantanal. A entrada é gratuita.

A feira é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Os visitantes terão a oportunidade de explorar uma ampla gama de produtos de qualidade, incluindo queijos, remédios naturais, café, banana, cosméticos naturais, mel, mudas de pequi, temperos naturais e artesanatos tradicionais.

Nos dias 30 e 31, a feira será aberta ao público às 17h e nos dias 1º e 2 de junho, às 16h.

Um dos destaques do evento será a Cozinha Show Rural, com o tema “Sabores, Saberes, Fazeres e Comeres”. Esta atração contará com performances de oficinas vivas, rápidas e de degustação, oferecendo uma imersão nos sabores regionais através de produtos como pequi, baru, babaçu, café, cacau, queijos, mandioca, banana e coquetéis. Além disso, as Apresentações Raízes trarão cantos, contos, causos e acasos apresentados pelos próprios feirantes, criando uma interação rica e cultural com o público.
Feira abordará, entre outros temas, tendências tecnológicas para as cadeias produtivas da agricultura familiar – Foto: Secom-MT

Leia Também:  Bombeiros de MT continuam combate a quatro incêndios florestais no Estado neste domingo (21)

A FIT Pantanal, que ocorrerá simultaneamente, traz como tema central “Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios”.

O evento realizado em parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Sistema Fecomércio-MT terá uma extensa e diversificada programação ao longo dos quatro dias, com o objetivo de fortalecer o turismo na interface entre campo e cidade.

A feira apresentará as tendências tecnológicas para as cadeias de valor da agricultura familiar, criando um ambiente favorável para relacionamentos, aquisição de conhecimentos e realização de negócios.

“Essa é uma oportunidade de destacar a importância da agricultura familiar para a economia regional e promover o turismo local, ao mesmo tempo em que celebra a rica cultura e os sabores de Mato Grosso”, destacou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

A expectativa é receber milhares de visitantes, fortalecendo o setor e incentivando novas parcerias e investimentos.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Filhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT

Maya, de cerca de quatro meses, foi registrada em Poconé durante momentos de exploração e interação com o ambiente

Publicados

em

Um filhote de onça-pintada chamado Maya foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Impacto na Pousada Rio Mutum, em Poconé, a cerca de 104 quilômetros de Cuiabá. As imagens mostram o animal, com aproximadamente quatro meses de idade, explorando a área e interagindo com elementos da natureza.

Os primeiros registros de Maya foram feitos quando ela tinha cerca de três meses. Segundo o médico-veterinário Paul Raad, responsável pelo acompanhamento, a fase é marcada pelo desenvolvimento da autonomia e pelo aprendizado de comportamentos que serão importantes na vida adulta.

Em um dos registros, a filhote aparece brincando e explorando um tronco. De acordo com o veterinário, esse tipo de comportamento faz parte do processo de desenvolvimento do animal.

“Ela está naquela fase de começar a brincar, explorar o mundo e desenvolver as habilidades que vai precisar no futuro como predador. A gente tem registros bem detalhados dela brincando com a mãe e também explorando o ambiente. Como ela nasceu sem irmãos, ela acaba encontrando outros elementos para brincar, como um tronco, por exemplo”, explicou Paul.

Leia Também:  Setasc promove 1º Encontro de Fibromiálgicos em Cuiabá nesta sexta-feira (29)

A identificação de Maya também foi possível graças ao acompanhamento de sua família. A filhote foi vista semanas antes ao lado da mãe, Baía, uma onça-pintada conhecida por pesquisadores, biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região.

Além da relação entre mãe e filha, os pesquisadores utilizam o padrão de manchas da pelagem para identificar individualmente cada animal. As rosetas presentes no corpo das onças possuem características únicas e funcionam como uma espécie de identificação natural.

“A gente consegue identificar as onças pelo padrão de manchas, que é único para cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. Então, a Nina tem um padrão, a Baía tem outro e a Maia tem o dela. O fato de a gente ter registrado a Maia junto com a Baía foi fundamental para confirmar essa relação”, detalhou o veterinário.

O monitoramento permite acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento da filhote, além de registrar comportamentos naturais durante os primeiros meses de vida. Como nasceu sem irmãos, Maya utiliza o próprio ambiente ao redor para desenvolver habilidades por meio das brincadeiras e da exploração.

Leia Também:  Bombeiros de MT continuam combate a quatro incêndios florestais no Estado neste domingo (21)

Os registros também contribuem para o acompanhamento da fauna da região e para a identificação de indivíduos que circulam pela área monitorada.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA