MATO GROSSO

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça recebe evento cultural com roda de leitura sobre leis abolicionistas

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça recebe no próximo sábado (11.05), às 19h, o encontro Estação Cultura – especial Abolição. Realizado pelo Instituto de Estudos Socioculturais de Chapada dos Guimarães (IESC), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento contará com roda de leitura crítica das leis abolicionistas, espetáculo teatral, feira de livros e exposição.

De tratados para o fim do tráfico de africanos, de 1810, à Lei Áurea, de 1888, os artigos de leis serão divulgados e debatidos na roda de leitura crítica visando o entendimento dos fundamentos do racismo no país.

A temática negritude e ancestralidade acompanha a performance teatral “O Auto dos Corações ao Mar”, apresentada pelo artista Vinicius Brasilino. O poeta Márcio Mendes também participa da seção artística do evento. O encontro cultural terá ainda feira de livros e exposição de telas de personalidades negras e de artistas plásticos mato-grossenses.

Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, a atividade marca o mês em que foi assinada a Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil. A realização tem a coordenação geral da historiadora e escritora Amélia Alves e curadoria do presidente do Pen Clube MT, Airton Reis, na feira e exposição.

Leia Também:  Governador vai a Lucas do Rio Verde, entrega casas populares, assina convênios e inaugura obra

Serviço | Estação Cultura – especial Abolição

Quando: sábado (11.05), às 19h
Onde: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Rua Antônio Maria, 251, Praça da República, Centro de Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Escola Técnica de Poxoréu oferta vagas gratuitas em cursos de agrofloresta, turismo ambiental e psicultura

A Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Etec) de Poxoréu, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT), está com inscrições abertas para 150 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional voltados à bioeconomia, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições seguem até o dia 15 de junho e podem ser feitas de forma online ou presencialmente na secretaria da unidade escolar. Acesse o edital aqui (clique).

As oportunidades são destinadas a moradores de Poxoréu e região, com cursos presenciais no período noturno nas áreas de piscicultura, agrofloresta, apicultura, fruticultura, produção de embutidos e turismo ambiental. A iniciativa busca fortalecer a formação profissional alinhada ao desenvolvimento sustentável, à valorização das cadeias produtivas locais e à geração de renda no território.

Os cursos ofertados são: Criador de Peixes em Viveiros Escavados, Produtor de Embutidos e Defumados, Fruticultor, Produtor de Produtos Apícolas, Agricultor Agroflorestal e Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local.

Leia Também:  Lacen-MT realiza 1º Simpósio de Vigilância Laboratorial de Patógenos em Mato Grosso

Cada curso disponibiliza 25 vagas, totalizando 150 oportunidades gratuitas de capacitação profissional. Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo.

O resultado final será divulgado em 16 de junho de 2026, e o início das aulas ocorrerá entre julho e setembro, conforme o curso escolhido.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA