MATO GROSSO

Lacen-MT realiza 1º Simpósio de Vigilância Laboratorial de Patógenos em Mato Grosso

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promoveu o 1º Simpósio de Vigilância Laboratorial de Patógenos em Mato Grosso. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (17.05), no auditório do Tribunal Contas do Estado (TCE-MT), em Cuiabá, e contou com a participação de autoridades nacionais da área de vigilância.

O simpósio possibilitou o debate de diversos assuntos relacionados à vigilância laboratorial e vigilância em saúde, como a operacionalização e os resultados preliminares do projeto Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Ampliada (Navio) em Mato Grosso e a execução do programa de Saúde Digital.

Para a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, o evento foi uma oportunidade para promover as pesquisas realizadas entre o laboratório do Estado, a Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais (Fiocruz-MG), a Marinha do Brasil e o Estado de Mato Grosso do Sul. “O Projeto Navio está em seu primeiro ano e é fruto do esforço de muitos pesquisadores e de uma grande parceria com diversas entidades”, explicou a gestora.

Leia Também:  Bombeiros realizam ações preventivas para garantir extinção do fogo no Pantanal de MT

Entre os dados que foram apresentados, estão as informações preliminares do projeto Navio, que terá a duração de cinco anos e atenderá a população ribeirinha dos Rios Paraguai e Cuiabá, por meio da oferta de atendimentos médicos e odontológicos, análises laboratoriais, ações de educação ambiental e de saúde.

O pesquisador da Fiocruz de Minas Gerais, coordenador e idealizador do projeto Navio, Dr. Luiz Alcantara, participou do simpósio e explicou que a atuação do grupo se dá na investigação das variações climáticas e da relação com os patógenos que afetam os ribeirinhos.

“Os eixos de atuação do projeto são pautados no que chamamos de Pesquisa e Sustentabilidade, oferecendo, de forma concomitante, os atendimentos médicos, de educação ambiental e de saúde”, destacou.

Segundo o coordenador, já é possível inferir algumas análises por meio dos resultados encontrados, como a relação do saneamento básico e o nível de patógenos encontrados, a exposição às arboviroses e outras doenças.

“Os resultados parasitológicos indicam, junto às análises de água, que é preciso tomar medidas de melhoramento das condições sanitárias nessas regiões. É necessário ter água tratada e o mais limpa possível. Também constatamos que esses indivíduos tiveram contato com os arbovírus e, como estão em regiões remotas, mais vulneráveis devido até às parasitoses, eles podem entrar em quadros de gravidade e sem assistência, caso venha a se ter um surto. Por isso se faz necessária a atuação do Navio”, finaliza o pesquisador.

Leia Também:  Escritório Regional de Saúde de Colíder promove encontro para incentivar a amamentação

Estiveram presentes no evento pesquisadores da SES-MT, Fiocruz-MG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representantes da Marinha do Brasil e SES-MS, de forma presencial e remota. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre servidores, pesquisadores e estudantes.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia civil recupera veículos que haviam desaparecido após serem levados a mecânico em Rondonópolis

A Polícia Civil recuperou, nesta terça-feira (26.5), dois veículos que desapareceram após serem deixados em oficinas mecânicas de Rondonópolis. Os automóveis foram localizados durante diligências conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), que intensificou as investigações para esclarecer os casos e identificar o paradeiro dos veículos.

O primeiro caso teve início após o registro de ocorrência realizado por um homem, de 21 anos, em abril, informando ter deixado seu veículo Ford Focus em uma oficina mecânica localizada na Avenida Tiradentes, no Centro de Rondonópolis, para realização de reparos.

Porém, após sucessivas tentativas de contato com o mecânico responsável e diante da ausência de informações concretas sobre o automóvel, a vítima constatou que o veículo não se encontrava mais no local indicado.

Já no segundo caso, uma mulher, de 61 anos, procurou a unidade policial relatando ter deixado seu veículo Fiat Uno na mesma oficina mecânica para manutenção no sistema de arrefecimento.

Segundo relato da vítima, após negociações referentes ao conserto e pagamentos relacionados ao serviço, ela passou a não conseguir mais contato com o mecânico responsável, tampouco localizar o veículo.

Leia Também:  Governador destaca que MT é um gigante de oportunidades em economia verde e infraestrutura

Diante das denúncias, a equipe da Derf de Rondonópolis iniciou levantamentos investigativos e diligências em diversos pontos da cidade. Como resultado da atuação policial, os dois veículos foram encontrados em locais abandonados, sendo o primeiro no bairro Jardim Oliveira e o segundo no Setor Residencial Boa Vista.

Os automóveis foram recuperados e encaminhados para os procedimentos legais cabíveis. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA