CUIABÁ
Alunos da EMEB Escola Esmeralda Campos visitam Câmara no projeto Cuiabaninhos
A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Esmeralda Campos Fontes, do Ribeirão da Ponte, na quinta-feira (25.04). A visita faz parte do projeto Cuiabaninhos.
As crianças foram levadas pelo diretor escolar Carlos Aparecido Paulino, os professores Karla Fernandes do Carmo, Lucilene Miranda de Sousa Vaz e Ruarlex Kleber Barbosa e a técnica Leila Aparecida da Silva. O representante da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson de Moraes, também esteve presente.
Cinco servidores da Câmara recepcionaram os visitantes, dentre eles, a coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Fares. Ela contou que esta é a segunda vez que alunos dessa escola municipal participam do projeto.
“É uma escola antiga, com mais de 20 anos e está passando por reforma. É importante que as crianças saibam o papel do vereador, que os vereadores fazem parte das melhorias da escola, do bairro, além de despertar nos alunos o interesse pela politica, que é o principal objetivo do projeto Cuiabaninhos”, disse Amanda.
Para a professora Karla Fernandes do Carmo, participar do projeto Cuiabaninhos é fundamental para as crianças entenderem que são representadas pelos políticos na busca dos seus interesses e da comunidade.
“Eles acabam conhecendo melhor e levam a informação para seus familiares e isso também reflete na formação da cidadania deles. Os alunos vão percebendo que eles têm responsabilidades com todas as atitudes e podem projetar ações futuras”.
Aluno do 5º ano, Odilio Aquino disse que gostou muito da experiência de conhecer a Câmara e descobriu o quanto o parlamento é importante para a cidade.
“É muito legal, é um novo aprendizado”.
Também participaram do projeto o secretário de Ações Institucionais da Câmara, Charles Dias o secretário de Apoio à Cultura, Fausto Costa o coordenador de Cultura, Roberto Hurtado e o chefe do Núcleo de Cultura, Joaci Silva.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Programa Casa Cuiabana realiza novo sorteio de 500 unidades nesta quinta (23)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realiza nesta quinta-feira (23), às 15h, o sorteio de 500 unidades habitacionais do programa Casa Cuiabana. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Cuiabá no YouTube, garantindo transparência e acompanhamento público de todo o processo.
O edital prevê a reserva de 3% das unidades para pessoas ou famílias em situação de rua ou em trajetória de rua, com acompanhamento socioassistencial. Além disso, 15% das unidades são destinadas a mulheres chefes de família; 3% a pessoas idosas; 3% a pessoas com deficiência; e o restante ao público geral, incluindo as categorias prioritárias.
Entre os principais critérios estão: estar em situação de vulnerabilidade social comprovada; ter renda familiar bruta mensal de até R$ 2.850; não possuir imóvel residencial próprio nem financiamento habitacional ativo; residir em Cuiabá há mais de três anos com comprovação pelo CadÚnico; e ser o responsável familiar também devidamente registrado no CadÚnico.
O novo sorteio contempla a etapa do Tijucal, com nomes diferentes dos já selecionados anteriormente. A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária reforça que os inscritos que não forem sorteados nesta etapa permanecem aptos para os próximos sorteios do programa, ampliando as oportunidades de acesso à moradia própria.
Ao todo, o programa Casa Cuiabana recebeu mais de 85 mil inscrições em 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas em dezembro. No primeiro sorteio, realizado no fim do ano passado, 1.000 candidatos foram selecionados, sendo 500 titulares e 500 para cadastro de reserva.
O sorteio não garante automaticamente a concessão do imóvel. A contemplação depende da entrega completa da documentação e da aprovação na análise técnica, conforme a legislação vigente.
Caso o candidato sorteado não atenda aos critérios, não apresente a documentação exigida ou descumpra os prazos, será desclassificado, sendo convocado o próximo da lista de cadastro de reserva.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
MATO GROSSO6 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
