TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Nosso Judiciário: alunos de Jaciara visitam Tribunal de Justiça
Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Eduvale, do campus de Jaciara, visitaram nessa segunda-feira (22 de abril), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá. Recebidos pelo desembargador Lídio Modesto, no Espaço Memória, lugar que guarda documentos que contam a história do Poder Judiciário Mato-grossense, os 26 estudantes que estão concluindo o ensino superior puderam se aproximar da justiça e entender a importância e os funcionamento da Justiça Estadual.
O desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, empossado neste ano, possui 25 anos de magistratura em Mato Grosso e contou um pouco da sua história. Para ele é essencial semear a ideia de que há um potencial para crescimento e sucesso, para que essa semente possa florescer e produzir frutos, pois o curso de Direito oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira, muitas das quais estão presentes no Tribunal de Justiça, como ser um agente da justiça, advogado, juiz e desembargador. “Quando eles visitam este lugar, eles se familiarizam com uma parte que abriga toda a história do nosso Poder Judiciário. Eles têm a oportunidade de participar de uma sessão de julgamento em Segunda Instância, o que certamente enriquece sua experiência e aprendizado. O projeto é excelente, já recebi uma turma ainda no cargo de juiz, e agora como desembargador, e acredito que eles aprendem mais a cada visita e saem daqui muito satisfeitos.”
Bruno Henrique da Silva e Sielly Pereira Gomes, alunos do 9º semestre da instituição, também enxergam como essencial a participação na sessão de julgamento. Enquanto assistem são capazes de se imaginar ocupando esses espaços, além de entender cada vez mais a função do Poder Judiciário. “A função é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais, resolvendo questões dos cidadãos, entidades. Ao assistir às sessões online, percebemos como elas ocorrem, antes baseadas principalmente em processos físicos. Essa evolução me chamou muito a atenção e gostei bastante dessa parte, especialmente da dinâmica das sessões e da habilidade demonstrada frente a frente, algo que não é tão evidente na teoria”, comenta Bruno.
Thiago Sachi, estudante que também cursa o 9º semestre, destaca a relevância da história preservada no Espaço Memória. Ele ressalta a importância de compreender a história documentada e destacada na sala para entender o caminho do Tribunal de Justiça até os dias atuais. “Eu realmente apreciei muito o Espaço. A história sempre tem um lugar especial em nossas vidas e presenciar isso foi a parte mais interessante para mim hoje. Presenciar todo o procedimento com desembargadores e juízes também foi uma experiência enriquecedora que levarei comigo para minha jornada como advogado”.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Poder Judiciário convida para a construção conjunta das metas nacionais para 2027
O futuro do Poder Judiciário nacional será construído a dezenas, milhares de mãos, a partir de uma consulta pública iniciada nesta segunda-feira (15 de junho). E o Tribunal de Justiça de Mato Grosso quer ouvir você: magistrado (a), servidor (a), advogado (a), defensor (a) público (a), promotor (a) de justiça e cidadão (ã)!
O TJMT e outros Tribunais do Brasil se uniram para definir as Metas Nacionais para 2027 com uma pesquisa on-line. Clique no link e participe! Construindo juntos as Metas Nacionais da Justiça Estadual para o ano de 2027
A iniciativa atende a Resolução nº 221/2016 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do CNJ.
Metas do Judiciário
As metas nacionais para todo o Poder Judiciário estão previstas na Resolução n. 325/2020 do CNJ. O formulário traz como ponto de partida as metas nacionais aprovadas para 2026 e busca junto à sociedade definir as ações prioritárias para 2027.
Entre elas estão o julgamento de mais processos que os distribuídos e os mais antigos; o estímulo à conciliação e à inovação; a prioridade de julgar processos relativos a crimes contra a Administração Pública, ações ambientais, relacionados a indígenas, quilombolas, ao feminicídio; e outros.
A consulta pública ficará aberta até o dia 6 de julho. A sua opinião faz a diferença. Participe!
Autor: Lídice Lannes
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes

