MATO GROSSO
Cine Teatro Cuiabá recebe shows de humor, apresentação cultural e concerto da Orquestra CirandaMundo
Nesta sexta-feira (19.04), às 20h30, a agenda é de stand up com o show “Vida de Crente” do humorista Douglas Di Lima. A apresentação traz situações cotidianas do povo evangélico de forma leve e bem humorada, e é voltado a pessoas de várias outras religiões. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
No sábado (20), às 19h, o Cine Teatro Cuiabá será palco do projeto “Identidades”, uma iniciativa do Instituto Leverger para fortalecer a cultura popular de Mato Grosso. O evento, que contará com a participação da dupla humorística Nico e Lau, de grupos folclóricos e de outros artistas locais, é o marco do projeto que percorre cidades e comunidades, com uma série de apresentações artísticas da cultura popular. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
Já no domingo (21), o humorista Gio Lisboa apresenta o show “Medonho” em duas sessões, sendo a primeira às 18h e a segunda, às 21h. Além de interação com a plateia, o stand up conta com a participação de um DJ. Vendas de ingressos por aqui.
Durante a semana, na quarta-feira (24.04), às 20h, o espaço cultural recebe o concerto da Orquestra CirandaMundo em uma noite dedicada à música clássica mundial. O programa da apresentação inclui obras de compositores como o inglês Edward Elgar, o russo Tchaikovsky e o norueguês Edward Grieg.
“O público terá a oportunidade de vivenciar o universo da música erudita do período Romântico, apreciando composições que capturam a emoção e a expressão características desta época fascinante da história da música”, antecipa o regente Luiz Ipolito, responsável pela condução desse concerto.
Dando destaque à sonoridade produzida pelos instrumentos de cordas, a apresentação oferta música de qualidade, a um preço simbólico no valor R$ 2,00 mais um quilo de alimento não perecível. A troca dos ingressos é realizada na sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, que fica rua Barão de Melgaço, no bairro Centro Norte, em Cuiabá.
Cine Teatro Cuiabá
Um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Cine Teatro Cuiabá é administrado, via contrato de gestão compartilhada, pela Associação Cultural Cena Onze. No local também funciona a MT Escola de Teatro.
O espaço cultural está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, no Centro de Cuiabá. A programação pode ser acompanhada pelo site www.cineteatrocuiaba.org.br.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Projeto “Um Conto em Cada Canto” leva histórias populares a comunidades de Cuiabá
Com apresentações gratuitas de contação de histórias em centros de convivência e espaços culturais, a 2ª edição do projeto Um Conto em Cada Canto teve início nesta sexta-feira (8.5) e segue até 22 de maio, em diferentes pontos da Capital. Além de atender os públicos de cada ponto selecionado, o público externo também pode assistir.
A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), selecionada no edital Literatura em Cena, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), e conta com apoio das instituições e espaços culturais das apresentações.
O projeto é um encontro de dois artistas que atuam na valorização das narrativas populares e da tradição oral: os narradores de história e escritores Alicce Oliveira, de Cuiabá, e João Luiz do Couto, de Barra do Garças.
Alicce apresenta o espetáculo “Contos e Lendas de Mato Grosso”, que se propõe a narrar histórias do Estado, enquanto João encena o “O Tempero da Vovó”, inspirado em memórias familiares como elemento narrativo.
A iniciativa irá chegar ao Quintal de Dona Domingas (Flor Ribeirinha), na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, e aos centros de convivência “Padre Firmo Pinto Duarte”, no bairro Dom Aquino, e “Aidee Pereira do Nascimento”, no bairro Novo Horizonte.
A proposta é aproximar públicos diversos de histórias que atravessam gerações, fortalecendo vínculos culturais e sociais por meio da escuta e da partilha.
“A contação de história, nossa paixão, é mais que uma linguagem das artes cênicas. É levar literatura, teatro, encantamento para o público, nesse momento acolhedor de olho no olho. Contar histórias é tocar corações”, diz Alicce.
Acessibilidade
“Um Conto em Cada Canto” também incorpora recursos de acessibilidade. As apresentações contam com interpretação em Libras, voltadas para pessoas surdas ou com baixa audição. A equipe do projeto também participou da formação “Acessibilidade cultural e atitude inclusiva”, que abordou as formas distintas de promover a acessibilidade, além de orientar para uma atitude anticapacitista.
Orientada pelas formas de atuação na acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, a produção decidiu por entregar, a cada um dos espaços que acolherão as apresentações, um kit com duas placas em braille para banheiros, seis capas para assentos prioritários e 25 adesivos de acessibilidade universal.
Serviço
Um Conto em Cada Canto – 2ª edição
De 8 a 22 de maio de 2026, em Cuiabá
Entrada gratuita – aberto ao público externo
15/05 (sexta), às 9h
Espetáculo: Contos e Lendas de Mato Grosso, com Alicce Oliveira
Local: Quintal da Dona Domingas (Flor Ribeirinha), comunidade São Gonçalo Beira Rio
21/05 (quinta), às 9h
Espetáculo: O Tempero da Vovó, com João Luiz do Couto
Local: Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte, bairro Dom Aquino
22/05 (sexta), às 8h30
Espetáculo: Tempero da Vovó, com João Luiz do Couto
Local: Centro de Convivência Intergeracional Aidee Pereira do Nascimento (Rua Flamengo, s/n Novo Horizonte)
Com informações da Assessoria
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre inscrições para gestores qualificarem seus profissionais para a transição da insulina

