CUIABÁ

Presidente Chico 2000 entrega Moções de Aplausos durante evento em Cuiabá

07/04/2024
Presidente Chico 2000 entrega Moções de Aplausos durante evento em Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), entregou neste domingo (7) 30 Moções de Aplausos, durante a &nbsp2ª Feijoada Digoreste em homenagem aos 305 anos de Cuiabá. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital.
A realização é dos colunistas Messias Bruxo, Fernando Baracat e decorador Marcos Correa, com o objetivo de levar cultura e as tradições cuiabanas em um ambiente agradável.
Durante a festa, houve também a premiação com o Troféu Zé Bolo Flô, dado a personalidades que levam a cultura cuiabana, costumes, de forma direta ou indireta, para outras cidades, estados e países.
Logo em seguida, Chico também prestigiou a Feijoada beneficente da Júlia Rodrigues, artesã de mão cheia, mas que teve a casa destruída por um incêndio. O evento foi realizado no Centro Cultural do bairro São Gonçalo Beira Rio. Todo valor arrecadado será destinado para as obras.&nbsp
Homenageados com Moção de Aplausos
ALEXANDRE EUSTÁQUIO DE SOUZA FIGUEIREDO
ANDERSON ALMEIDA LIMA
BIANCA CRISTINA FIGUEIRA DESTO
CARLA REGINA GUBERT
CARMEM LÚCIA MENDES DE OLIVEIRA COSTA
CARMEM LUCIA SANTOS DE SOUSA SALLES
CESAR AUGUSTO DA COSTA
ELIETE VIEIRA BOTELHO DE CAMPOS
EMERSON CHAVES DE OLIVEIRA
FERNANDO SILVA DA CRUZ
GILSON GOMES DA SILVA
GISELY CAROLINA LACERDA PINHEIRO
HEBERT MATTOS DE PAULA
HILVADETTE DE CARVALHO TAQUES
INÊS AMÉLIA PACHECO DE LARA PINTO
JEFFERSON MARCOS RODRIGUES CORREA
JOÃO CÉSAR PINTO DOS SANTOS
KÁTIA DIAS
LAURA CRISTINA PINTO DE CAMPOS
LETÍCIA SILVA
LUIZ ALBERTO SILVA DE ALMEIDA JUNIOR
LUIZ CARLOS SALESSE
MARCELO LAURO DA SILVA RONDON
MARCOS ANTÔNIO CORRÊA PÓVOAS
MARCOS ANTÔNIO PINTO DA SILVA
MARIA APARECIDA FÁVERO NETO
MARION SILVA METELLO
MICHELLE CHRISTINA DE ARRUDA CAMPOS
PAULO AFONSO DA SILVA
RONIEL GOMES DE ARRUDA
VALDINEI CABREIRAS PININGA DA SILVA
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bairro do Porto recebe lombada após indicação do vereador Ilde Taques
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá reforça segurança para servidores e pacientes com implantação do botão do pânico em UPAs e hospitais

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta sexta-feira (15), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o programa Vigia Mais Saúde, uma plataforma integrada de resposta imediata criada para reforçar a segurança dos servidores da saúde, além de proteger pacientes e acompanhantes nas unidades da rede municipal.

A iniciativa foi desenvolvida para garantir mais proteção aos profissionais que atuam diariamente nas unidades de urgência e emergência, oferecendo acionamento imediato das forças de segurança em casos de agressões, ameaças, violência psicológica e demais situações de risco dentro das unidades de saúde.

O lançamento contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, da secretária de Estado de Segurança Pública, Susane Tamanho, da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, e do secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.

O programa conecta as unidades de saúde diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), permitindo resposta rápida das forças policiais em situações emergenciais.

O sistema utiliza botão do pânico físico, botão virtual por aplicativo e acionamento por comando de voz, por meio de palavra-chave previamente cadastrada. Assim que ativado, o alerta chega ao CIOSP em aproximadamente cinco segundos, sendo classificado como ocorrência de prioridade máxima, SOS.

Além do disparo imediato, a plataforma identifica o profissional que realizou o acionamento, a unidade onde ele atua e a localização exata em tempo real, atualizada a cada segundo. As informações permitem maior precisão na atuação das forças de segurança e mais agilidade no deslocamento das equipes até o local da ocorrência.

Leia Também:  Após indicação de Varanda, limpeza de boca de lobo é realizada no Jardim Itália

O programa também está integrado às câmeras do Vigia Mais MT, ampliando o monitoramento e permitindo acompanhamento em tempo real das situações registradas nas unidades de saúde.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a integração entre Município e Estado foi essencial para garantir uma resposta rápida e efetiva diante de situações de violência enfrentadas pelos profissionais da saúde.

“Sem a integração entre o Vigia Mais Saúde e o programa Vigia Mais seria muito difícil o município desenvolver sozinho uma estrutura com essa capacidade de resposta. A comunicação direta com a Polícia Militar garante mais segurança aos profissionais e usuários das unidades. O botão do pânico não é apenas um dispositivo, é uma ferramenta de proteção integrada ao sistema de segurança pública”, afirmou o prefeito.

A implantação foi iniciada nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, UPA Sul (Pascoal Ramos), UPA Norte (Morada do Ouro), UPA Leste (Jardim Leblon) e UPA Oeste (Verdão), além do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital São Benedito, Policlínica do Pedra 90 e Centro Médico Infantil (CMI).

Ao todo, 106 profissionais já foram cadastrados no sistema. Cada servidor recebe credenciais individuais de acesso e assina termo de sigilo para utilização da plataforma, garantindo segurança das informações e rastreabilidade dos acionamentos.

Todo o processo de implantação, planejamento técnico, alinhamento operacional e execução do programa foi conduzido pela Secretaria Adjunta de Atenção Secundária da SMS.

Leia Também:  Prefeitura intensifica tapa-buracos na Região Sul e avança na Isaac Póvoas

A secretária de Estado de Segurança Pública, Susane Tamanho, ressaltou que a ferramenta fortalece a integração entre saúde e segurança pública e amplia a proteção aos trabalhadores da rede municipal.

“A implantação do botão do pânico representa um avanço importante na proteção dos profissionais e no fortalecimento da integração entre Estado e Município. As unidades de saúde enfrentam diariamente situações delicadas e oferecer mecanismos de resposta rápida é essencial para preservar a integridade dos servidores e garantir mais segurança no atendimento à população”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, enfatizou que a medida representa um marco na proteção dos trabalhadores da saúde pública municipal.

“Os profissionais da saúde estão diariamente na linha de frente e muitas vezes expostos a situações de agressividade, ameaças e tensão emocional. O Vigia Mais Saúde chega para garantir proteção efetiva, resposta imediata e mais tranquilidade aos nossos servidores. É uma ferramenta moderna, integrada e construída para proteger quem dedica a vida ao cuidado da população”, afirmou.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, destacou que o sistema já apresenta resultados positivos na redução do tempo de resposta das ocorrências.

“Esse projeto foi desenvolvido pensando na realidade das unidades de urgência e emergência. Conseguimos reduzir em até 40% o tempo de resposta das ocorrências, proporcionando mais proteção aos profissionais e uma atuação muito mais integrada entre saúde e segurança pública. É um avanço importante para toda a rede municipal”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA