MATO GROSSO
Embaixador do Japão quer trazer mais turistas japoneses a MT: “Impressionado com os potenciais”
O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, afirmou ao governador Mauro Mendes que pretende trazer mais japoneses para fazer turismo em Mato Grosso, e se disse “impressionado” com as belezas naturais do estado.
O governador se reuniu com o embaixador na manhã desta quarta-feira (31.05), junto com o consul-geral do Japão, Ryosuke Kuwana, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico), além de membros da embaixada.
De acordo com o embaixador, o acordo feito neste ano entre Brasil e Japão para liberar a exigência de visto entre os países, vai incentivar mais japoneses a conhecer Mato Grosso – e vice-versa.
“Com essa facilidade, poderemos comparecer ainda mais nos pontos turísticos. E no caso de Mato Grosso, há muitos atrativos turísticos. Eu visitei no ano passado o Pantanal e fiquei impressionado. Mas os recursos turísticos de Mato Grosso ainda não estão bem conhecidos entre os japoneses. Então, é uma oportunidade de divulgar Mato Grosso e aumentarmos o fluxo de turistas em ambas as direções”, relatou.
Ainda na reunião, foram articuladas parcerias para fortalecer as relações comerciais em áreas como a agricultura, pecuária e saúde. Conforme o governador, o Japão é o 8º país que mais compra produtos de Mato Grosso, em especial milho, soja e carne.
“Nosso estado é voltado para a produção. Já somos o terceiro maior produtor de soja do mundo. Se fôssemos um país, superaríamos a Argentina. Mas ainda precisamos avançar na tecnologia, que é uma área que o Japão domina, para nos tornamos cada vez mais competitivos, frente ao aumento expressivo da demanda mundial por alimento. Queremos fortalecer esse intercâmbio comercial com o Japão”, afirmou Mauro Mendes.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a reunião mostrou a importância de Mato Grosso dentro do cenário global.
“Mato Grosso está no radar de todos os países desenvolvidos no mundo. Nós somos os maiores produtores mundiais, se formos falar de territórios, de sustentabilidade, e o Japão enxerga isso. Eles querem fazer cooperação comercial, trabalhar, comprar produtos de Mato Grosso e também desenvolver o turismo. Essa notícia que o embaixador trouxe de que os brasileiros não vão precisar mais de visto para entrar no Japão, e vai haver a reciprocidade do governo brasileiro, vai facilitar muito para que a gente possa fazer esse contato, trazer turistas japoneses a Mato Grosso, para que eles conheçam as belezas que só Mato Grosso tem”, completou.![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil de MT prende em Várzea Grande criminosos envolvidos em chacina de quatro trabalhadores na Paraíba
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu e apreendeu, nesta quinta-feira (7.5), em Várzea Grande, dois criminosos investigados por envolvimento em uma chacina ocorrida na Região Metropolitana de João Pessoa, no Estado da Paraíba, que resultou na morte de quatro trabalhadores baianos.
Um dos alvos, J.I.M.S., de 18 anos, estava com mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital da Paraíba, por ato infracional análogo ao crime de homicídio simples. Conforme apurado, ele participou do crime quando ainda era menor de idade, porém completou a maioridade há 11 dias. O segundo alvo, R.O. S.F., de 18 anos, estava com mandado de prisão temporária expedido pela Justiça da Paraíba por investigação aos homicídios.
A localização dos suspeitos foragidos foi realizada pelas equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco) de Cuiabá, após troca de informações entre a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Draco daquele estado.
Com base nos levantamentos investigativos, foi possível identificar que os suspeitos estavam escondidos em uma quitinete no bairro Marajoara, em Várzea Grande. As equipes da GCCO/Draco foram até o endereço, onde localizaram os dois criminosos procurados pela Polícia.
No momento da abordagem, foi encontrado com o alvo de mandado de internação um documento de identidade falso, tentando ocultar sua verdadeira identidade. Após checagens e diligências complementares, os policiais confirmaram a fraude documental e a verdadeira identificação do suspeito. Com ele, também foi apreendido um aparelho celular da marca Samsung, que será analisado para subsidiar as investigações.
No imóvel, os policiais também encontraram com outro investigado um documento de identificação com indícios de falsificação. O documento estava escondido dentro da caixa de um aparelho celular. Também foi apreendido um celular, para continuidade das investigações.
Após o cumprimento das ordens judiciais, os dois envolvidos foram conduzidos à unidade policial para as providências cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
Crime na Paraíba
As investigações da Polícia Civil da Paraíba apontam que a ordem para execução dos quatro trabalhadores baianos encontrados mortos em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, partiu de um líder de facção criminosa que está foragido no Estado do Rio de Janeiro.
Segundo a apuração, a principal linha investigativa envolve uma suposta dívida relacionada ao tráfico de drogas atribuída a uma das vítimas. Os outros três trabalhadores mortos não teriam envolvimento com dívidas dessa natureza.
Os corpos das vítimas foram encontrados em uma área de mata no bairro Brisamar, em João Pessoa, na madrugada do dia 3 de abril. A perícia apontou que os trabalhadores foram mortos a tiros e que três deles estavam com as mãos amarradas para trás.
A Polícia Civil da Paraíba identificou diversos envolvidos na execução e ocultação dos corpos, sendo que parte dos investigados continua foragida.
Operação Pharus
A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.
Renorcrim
As atividades em curso estão inseridas no cronograma da Operação Nacional da Renorcrim (Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas). A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e sua Diopi (Diretoria de Operações Integradas e Inteligência). A rede articula as unidades especializadas das Polícias Civis de todo o país, promovendo uma resposta unificada e de alta precisão contra as estruturas do crime organizado.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásNo Dia do Trabalhador, Gisela Simona destaca o cuidado como eixo da desigualdade de gênero
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT celebra trajetórias que ajudaram a construir a história de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT1 dia atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFagundes reage a articulação de bastidores e afirma independência do PL em Mato Grosso
-
POLICIAL7 dias atrásOperação integrada apreende 500 kg de drogas e gera prejuízo de R$ 14,6 milhões às facções criminosas
-
POLÍTICA MT21 horas atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%

