CUIABÁ

Vereador propõe criação de Conselho de Inovação para desenvolvimento de Cuiabá

O vereador Adevair Cabral (PTB) ingressou com projeto de lei complementar que dispõe sobre mecanismos de incentivo à atividade tecnológica e de inovação para o desenvolvimento sustentável e econômico de Cuiabá. A proposta passou a tramitar na Câmara no dia 11 de maio.
O projeto estabelece medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas pelas organizações e cidadãos estabelecidos ou domiciliados em Cuiabá. Também cria o Sistema Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (Simidec) e o Conselho Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (Comidec).&nbsp
Pela proposta, a Secretaria Executiva do Comidec, funcionará junto à Secretaria Municipal Trabalho e Desenvolvimento Econômico, competindo a esta, última, alocar recursos humanos e materiais necessários para o funcionamento da primeira.
Adevair sustenta que a inovação está presente em boa parte dos planos estratégicos das empresas. Portanto, deve ser o centro da estratégia das corporações e não apenas uma parte dela, assim como do Poder Público.
“A inovação e o desenvolvimento sustentável são fundamentais para o progresso econômico de nossa cidade. Portanto, é importante que sejam tomadas medidas para estimular e incentivar a criação de novos negócios e empresas que tenham como objetivo a produção e comercialização de produtos e serviços sustentáveis”, destacou na justificativa da lei.
O parlamentar disse ainda que a proposta da criação do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico tem o objetivo de fomentar as atividades empreendedoras e promover ações que visem o desenvolvimento sustentável de Cuiabá, gerando mais serviços, recolhimento de impostos e geração de emprego e renda.&nbsp
“O Conselho deverá ser composto por representantes do poder público, da sociedade civil e do setor empresarial, que irão trabalhar juntos para a criação e implementação de políticas públicas e programas que promovam a inovação e o desenvolvimento sustentável econômico em nossa capital, a fim de que Cuiabá seja reconhecida como a capital do empreendedorismo, geração de emprego e renda. Acreditamos que essa iniciativa irá contribuir diretamente para a criação de um ambiente de negócios mais sustentável e inovador, que promova o desenvolvimento econômico de nossa cidade sem prejudicar o meio ambiente”.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Feira de adoção de Pets é realizada neste sábado em Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Audiência pública debate avanços e desafios da causa animal em Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini participou ativamente da audiência pública realizada nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Cuiabá, para apresentação e discussão das ações voltadas à causa animal no município. O encontro, conduzido pela vereadora Samantha Íris, reuniu representantes da sociedade civil, protetores, autoridades e vereadores, em mais de quatro horas de debates, questionamentos e propostas sobre as políticas públicas de Bem-Estar Animal na capital.

Durante a audiência, a A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, também apresentou números das ações desenvolvidas pela gestão municipal. Em 10 meses, foram contabilizados 4.170 atendimentos realizados pela pasta, além de 807 serviços ofertados às ONGs e protetores independentes, incluindo atendimentos veterinários, castrações, vacinação e procedimentos de emergência. A secretaria também registrou 570 denúncias relacionadas a maus-tratos e outras ocorrências envolvendo animais somente em 2026.

Durante a abertura da audiência, Samantha Íris ressaltou a importância do diálogo permanente entre o poder público e a sociedade civil organizada. “A audiência pública é o momento para discutir aquilo que precisa ser feito, o que já foi feito e o que ainda precisa avançar. Tivemos conquistas importantes, como o fortalecimento da estrutura do Bem-Estar Animal e a aprovação de leis voltadas à causa animal. É fundamental ouvir todos os lados para alinharmos os objetivos de acordo com as necessidades da população e dos protetores”, afirmou a parlamentar.

Leia Também:  Cuiabá cria Dia do Patriota em 6 de setembro, data marcada por atentado contra Bolsonaro

Também participaram da audiência os vereadores Coronel Dias, Dilemário Alencar e Daniel Monteiro, além de representantes da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, entidades protetoras e cidadãos interessados no tema.

Os debates se estenderam por mais de quatro horas, marcados por perguntas, questionamentos, críticas, sugestões e propostas apresentadas pelos participantes. O prefeito Abilio Brunini participou ativamente das discussões e, mesmo após o encerramento do tempo regimental da audiência, permaneceu no plenário para esclarecer dúvidas dos presentes e ouvir as reivindicações dos protetores e representantes da causa animal.

Durante sua fala, o prefeito destacou que a gestão busca consolidar políticas públicas permanentes para o setor e defendeu que o debate sobre proteção animal deve ser tratado com responsabilidade e ações concretas. Ele também abordou desafios enfrentados pela pasta no atendimento e acolhimento de animais, além da necessidade de ampliar a estrutura e os protocolos sanitários para garantir mais segurança no manejo dos casos atendidos pela secretaria.

A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá e teve como pauta a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.

Leia Também:  Presidente concede Moção de Aplausos ao Grupo União das Mulheres do bairro Santa Amália

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA