CUIABÁ

Secretaria Municipal da Mulher apresenta o projeto “Unidos pela fé” para representantes da Pastoral da família

Representantes da Secretaria Municipal da Mulher participaram, neste domingo (7), da XVIII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral Familiar, apresentando o projeto “Unidos pela fé”, que tem como objetivo divulgar todos os trabalhos voltados para as mulheres que a secretaria promove.

De acordo com a psicóloga Marialice Mundim, além da apresentação do projeto, o intuito foi falar sobre a violência contra a mulher, despertando nos líderes que estão na ponta e conhecem as famílias de suas paróquias a importância de informar e orientar as mulheres que muitas vezes vivem em um ciclo de violência e não conseguem sair dele.

“A pastoral trabalha diretamente com as famílias e queremos que sejam nossos multiplicadores. Por isso, trouxemos para eles todo o trabalho realizado por meio da Secretaria, como, por exemplo, o Espaço de Acolhimento, a Casa de Amparo, o programa Qualifica Mulher, dentre outros. Queremos mostrar para essas mulheres que são vítimas que elas não estão sozinhas e que existe um trabalho realizado no Município para cuidar delas”, explica a psicóloga.

Leia Também:  Vereadores Dilemário Alencar e Dra. Mara realizam plantio de Ipê-Amarelo em Cuiabá

Para os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar, Beatriz Ferreira Dias e João Dias, essa parceria da Secretaria da Mulher com as paróquias é um avanço, pois existe a oportunidade de apresentar para a comunidade o serviço que a Prefeitura realiza em favor dessas mulheres. Eles disseram que viram a necessidade de incluir na programação uma fala da psicóloga representante da Secretaria.

“Esse momento foi de extrema importância, já que todos nós, que fazemos parte da pastoral familiar, lidamos diretamente com mulheres e famílias que muitas vezes vivem em meio violento e não sabem onde buscar ajuda”, afirmam.

Segundo a secretária da pasta da Mulher, Cely Almeida, as igrejas têm um papel extremamente relevante na superação da violência contra a mulher. Ela ressalta que o trabalho em rede é necessário, pois a violência contra as mulheres acontece em todos os lugares, independentemente do contexto social, religioso, político e econômico.

“A violência contra as mulheres acontece quase sempre dentro da própria casa da vítima e em locais onde a mulher busca se sentir mais segura. Para divulgarmos nossos trabalhos, precisamos chegar em todos os ambientes, independentemente de religião ou crença, e a igreja é o lugar onde a grande maioria das mulheres procuram. Por isso, a importância de orientar os membros das pastorais para que saibam quais os meios legais de cuidado e proteção dessa mulher”, observa.

Leia Também:  Dilemário Alencar aponta irregularidades na recomposição asfáltica em obras da Águas Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Coleta de lixo chega a 99% de cobertura em Cuiabá com reforço na operação

A coleta de lixo doméstica em Cuiabá alcança 99% de execução, demonstrando a regularidade do serviço na Capital. A operação segue reforçada nesta segunda-feira (17), com previsão de recolhimento de aproximadamente 550 toneladas de resíduos e 31 caminhões mobilizados, sendo cinco veículos de apoio.

O índice de 99% é resultado do acompanhamento diário das rotas e do reforço operacional adotado para garantir o cumprimento do cronograma. As equipes estão distribuídas por diferentes regiões de Cuiabá, incluindo bairros, distritos, comunidades rurais e importantes corredores viários.

Entre os avanços recentes está também a ampliação dos benefícios destinados aos trabalhadores responsáveis pela execução da coleta. Após reivindicações apresentadas pela categoria, foi acordado o pagamento de um vale-lanche mensal, benefício que começou a ser disponibilizado neste sábado (15) e contempla coletores, motoristas e demais profissionais da operação.

O novo benefício é pago além do ticket alimentação, que neste ano passou de R$ 960 para R$ 1.100. Também houve regularização do pagamento das férias dos trabalhadores que entram em descanso nesta segunda-feira (17).

Leia Também:  Emanuel Pinheiro está entre os prefeitos mais seguidos nas redes sociais

A operação é monitorada diariamente por meio do Mapa de Calor, ferramenta que permite acompanhar o desempenho das equipes, identificar eventuais ocorrências e realizar ajustes nas rotas. O sistema também auxilia na identificação de pontos com maior incidência de descarte irregular de resíduos.

Nesta segunda-feira, a coleta contempla regiões como Pedra 90, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Jardim União, Jardim Florianópolis, Ribeirão da Lipa, Despraiado, Nova Esperança, Primeiro de Março, Paiaguás, Três Poderes, Jardim Imperial, Cidade Alta, Cidade Verde, Goiabeiras, Duque de Caxias, Morada do Ouro, Terra Nova, Santa Rosa, Quilombo, Boa Esperança, Pedregal, Verdão, Porto e Centro, além de distritos e comunidades rurais.

A fiscalização do serviço é realizada pelo Município, que acompanha o cumprimento das obrigações previstas no contrato e adota as providências administrativas cabíveis diante de eventuais inconsistências.

Com 99% de execução, o trabalho busca manter a coleta regular e ampliar cada vez mais a eficiência do serviço, garantindo que os resíduos sejam retirados das ruas dentro dos dias e horários previstos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Concurso público da SMS será a maior ação do prefeito na saúde pública durante seu segundo mandato

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA