ESPORTES
Senegal desbanca Equador e vai às oitavas após 20 anos
Vinte anos depois de sua estreia histórica nas Copas do Mundo FIFA, que teve direito a uma vitória sobre a França e ida até as quartas de final, o Senegal conseguiu novamente se classificar para as mata-matas decisivas do torneio de futebol mais importante do planeta.
A vitória por 2 a 1 sobre o Equador, graças a um pênalti convertido por Ismaila Sarr e um gol do zagueiro e o capitão Kalidou Koulibaly, colocou a equipe dirigida pelo técnico Aliou Cissé, justamente o capitão da seleção de 2002, entre os 16 melhores do Qatar -2022.
Mesmo sem seu jogador principal, o atacante Sadio Mané (Bayern de Munique), que foi cortado por problemas físicos antes de rolar bola, Senegal conseguiu terminar sua participação no Grupo A na segunda colocação, com seis pontos, um a menos que a Holanda.
O Equador chegou à última rodada em vantagem na classificação e avançou às oitavas com um simples empate. Por isso, optou por um modelo de jogo mais conservador. Senegal, por outro lado, foi agressivo desde o primeiro minuto e criou várias oportunidades até conseguir o gol que lhe poderia dar a vaga.
Depois, passou a jogar nos contra-ataques e quase não foi ameaçado. Mesmo assim, em uma jogada de bola parada, cedeu o empate que provocaria sua eliminação. Na sequência, antes mesmo do Equador se animar, voltou a ficar à frente no placar.
Os senegaleses aguardam agora a definição do Grupo B para conhecerem os seus adversários de domingo. A Inglaterra é a favorita para terminar a chave na primeira colocação e encontrar a seleção africana nas oitavas.

Momento chave
KOULIBALY! ⚽️🇸🇳 pic.twitter.com/vjzPNBoFLT
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 29, 2022
Senegal havia acabado de sofrer o empate que o tiraria das oitavas e corria risco de se abalar com isso. Mas não deu tempo. Dois minutos depois do 1 a 1, aos 24 minutos do segundo tempo , o artilheiro Enner Valencia falhou na hora de cortar uma cobrança de falta, e a bola sobrou para o capitão Koulibaly decretar a classificação africana.
Número

A ida de Senegal para as oitavas de final é a 13ª classificação de uma seleção africana para a segunda fase de uma Copa do Mundo. A primeira vez do continente a avançar no torneio foi Marrocos, lá em 1986. Quatro anos atrás, a África protagonizou uma campanha especialmente ruim e viu todas as suas equipes serem eliminadas já na etapa de grupos.
craque do jogo
Alçado ao posto de protagonista de Senegal depois do corte de Mané, o capitão Kalidou Koulibaly não só garantiu a segurança lá atrás, como se mandou ao ataque e fez o gol da classificação. Por isso, foi eleito o jogador da partida.
Fonte: Agência Esporte
ESPORTES
Grêmio busca empate no fim contra o Fluminense e evita derrota em casa
Grêmio e Fluminense empataram em 1 a 1 neste domingo, na Arena do Grêmio, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca saiu na frente com Hulk, mas o Tricolor gaúcho reagiu nos minutos finais e deixou tudo igual com Diego Caita.
Com o resultado, o Fluminense permanece na quarta colocação, com 33 pontos. O Grêmio chegou aos 22 pontos e continua tentando se afastar da zona de rebaixamento.
O jogo
O Fluminense abriu o placar aos 20 minutos do segundo tempo. A jogada começou em uma cobrança de escanteio, aos 16 minutos, quando Hulk cruzou para a área. Kannemann desviou a bola com a mão, e a arbitragem marcou pênalti após revisar o lance. O próprio atacante cobrou e converteu, colocando os visitantes em vantagem.
O Grêmio não desistiu e encontrou o empate aos 43 minutos. Gustavo Martins lançou Diego Caita pelo lado direito. O lateral dominou, cortou Renê e avançou para dentro da área. Na finalização, a bola ainda desviou no zagueiro Freytes, encobriu o goleiro Fábio e morreu no fundo das redes.
O gol garantiu um ponto ao Grêmio diante de sua torcida e impediu que o Fluminense deixasse Porto Alegre com a vitória. Apesar do empate, o time carioca segue entre os primeiros colocados, enquanto a equipe gaúcha precisa somar pontos nas próximas rodadas para se distanciar da parte inferior da tabela.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar | Grêmio 1 x 1 Fluminense |
| Competição | Campeonato Brasileiro Série A — 20ª rodada |
| Local | Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS) |
| Data | 26 de julho de 2026, domingo |
| Horário | 18h30, de Brasília |
| Cartões amarelos | Grêmio: Nardoni e Carlos Vinícius. Fluminense: Hércules, Guga, Luis Zubeldía, Thiago Silva e Canobbio. |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Gols | Fluminense: Hulk, aos 20 minutos do segundo tempo. Grêmio: Diego Caito, aos 43 minutos do segundo tempo. |
| Árbitra | Edina Alves Batista (SP) |
| Assistentes | Neuza Ines Back (SP) e Brigida Cirilo Ferreira (AL) |
| VAR | Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP) |
| Grêmio | Gabriel Grando; Marlon (Pedro Gabriel), Kannemann, Gustavo Martins e Pavón (Diego Caito); Noriega (Pavón); Amuzu (Jovane Cabral), Nardoni, Villasanti e Tetê (José Enamorado); Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro. |
| Fluminense | Fábio; Guilherme Arana (Renê), Freytes, Thiago Silva e Guga; Hércules (Soteldo) e Martinelli; Kevin Serna (Ignácio), Lucho Acosta (Nonato) e Canobbio; Hulk (Cano). Técnico: Luis Zubeldía. |
Fonte: Esportes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
MATO GROSSO6 dias atrásNatasha Slhessarenko fala de estratégias a reviravoltas na disputa ao Governo de MT
-
POLICIAL7 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPaulo Araújo lança pré-candidatura a deputado estadual pelo Republicanos com ato ao lado de Mauro Mendes, Otaviano Pivetta e Cidinho dos Santos
-
POLICIAL7 dias atrásGoverno de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProgressistas de MT faz convenção dia 30 e apresenta Buzetti para o Senado, com chapa para proporcional
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPL de Gisela que reconhece ‘Festança de Vila Bela’ avança e está a um passo de virar patrimônio
-
POLÍTICA MT4 dias atrásProgressistas dá a largada e reúne mais de 600 mulheres em Caceres.

