POLÍCIA FEDERAL
PF faz operação para reprimir crime organizado e tráfico internacional de drogas
São Paulo/SP. Na manhã desta terça-feira, 18/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação Gênesis, voltada à repressão do crime organizado e do tráfico internacional de drogas.
Cerca de 100 policiais cumprem 20 mandados expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos/SP, dos quais três mandados de prisão preventiva e dezessete mandados de busca e apreensão.
Foram determinados, ainda, o sequestro/arresto de todos os bens imóveis e de veículos, bem como de todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome de sete investigados.
A investigação teve início em novembro de 2021 e, durante o período, foram apreendidas, aproximadamente, 1,6t de cocaína, em três eventos. O primeiro em Hamburgo/Alemanha; e os demais em Santos, com cargas com destinos à Antuérpia/Bélgica e Durban/África do Sul.
A organização criminosa atuava na cadeia logística de tráfico transfronteiriço de substâncias entorpecentes, voltada as etapas do processo de exportação de cargas lícitas (contratação, estufagem e transporte), nas quais eram introduzidas, de forma oculta e com meios aprimorados, elevadas quantidades de cocaína destinadas a países da Europa e África.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de reclusão.
O nome da operação faz alusão a primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar os mandamentos que norteavam a atuação da organização criminosa.
Comunicação Social da PF em São Paulo
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF apura desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no Piauí
Picos/PI. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (14/5), a Operação Gênesis, com o objetivo de desarticular esquema de fraude à licitação, de peculato, de desvio de verbas públicas federais e de lavagem de dinheiro no município de Vila Nova do Piauí.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, no município de Vila Nova do Piauí. Além das buscas, foi determinado o afastamento cautelar de servidor público municipal.
A decisão judicial também autorizou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de investigados, com a finalidade de rastrear a origem e a destinação dos recursos movimentados, de identificar eventuais beneficiários do esquema e de aprofundar a coleta de elementos probatórios.
As investigações apontam indícios de contratação de empresas sem estrutura operacional compatível com os serviços contratados e de movimentação financeira atípica. A apuração recai sobre o suposto uso de empresas de fachada e de interpostas pessoas para desviar recursos públicos federais provenientes do Fundeb destinados à educação e à administração municipal.
Durante as buscas, foram apreendidos veículos, eletroeletrônicos, documentos e quantia em dinheiro. Os investigados poderão responder por fraude à licitação, por peculato, por desvio de verbas públicas e por lavagem de dinheiro.
Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí
[email protected]
(86) 3089-9960
@pf.piaui
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade
-
POLÍTICA MT23 horas atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde abre consultas públicas para atualizar tratamento da leishmaniose visceral no SUS
-
SAÚDE6 dias atrásRede Colabora APS: encontro nacional apresenta 30 iniciativas de boas práticas e anuncia inscrições para próximo ciclo
