CUIABÁ

Professoras da rede pública municipal de ensino lançam livro sobre a metodologia de gamificação no processo de aprendizagem

Nesta quarta-feira (14), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), acontece o lançamento do livro ‘Gamificar em sala de aula: Educação Infantil’, com apresentações culturais, noite de autógrafo, coquetel e venda do livro. Organizado pelas professoras Viviani Darolt, Camila de Assis Monteiro e Carmem Silvia Grubert Campbell, a obra é o resultado de uma formação continuada realizada em 2021.

A obra, publicada pela Editora CRV, de Curitiba (PR), aborda uma metodologia que vem sendo utilizada para tentar superar o desinteresse dos estudantes na escola. Trata-se de uma metodologia que se utiliza de elementos dos jogos para o processo de aprendizagem. A ideia é sistematizar ações presentes em jogos e aplicá-las em situações de não-jogo. O livro é dividido em duas partes. Na primeira, com oito capítulos, estão reunidos documentos e orientações para profissionais da Educação Infantil, além de especificações a respeito dos jogos. A segunda parte traz relatos e experiencias inovadoras na Educação Infantil, realizadas no Centro Municipal e Educação Infantil (CMEI) Profª Aliane Fátima Rodrigues, localizado no Residencial Alice Novack.  

Leia Também:  Equipe da neurocirurgia da rede S.O.S AVC do HMC realiza capacitação para médicos e enfermeiros

A Profª, doutoranda da Universidade Católica de Brasília (UCB), Viviani Darolt, professora da rede pública municipal de ensino de Cuiabá, contou que após a formação voltada para a metodologia da Gamificação e, o perceptível interesse dos professores e técnicos, surgiu a proposta de realizar o projeto. “O objetivo é divulgar a metodologia da gamificação e proporcionar aos professores uma fonte de pesquisa ao alcance das escolas públicas e particulares. Mostrar que é possível realizar o trabalho sem muitos recursos. A obra pode mostrar um novo caminho para os professores, com aulas mais participativas e dinâmicas, tanto no ensino presencial, como no ensino híbrido e no remoto/EAD e, uma possibilidade de engajamento das crianças e dos pais na aprendizagem”, contou ela.

Um pouco sobre as organizadoras

A professora de Educação Física Camila de Assis Monteiro é concursada da rede pública municipal de ensino. Com licenciatura e bacharelado pela Universidade de Cuiabá (Unic), pós graduada em Natação e Atividades Aquáticas pela Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC). Autora do capitulo, ‘Desafio da Educação Física – Gamificação’.

A Profa. Dra. Camern Silvia Grubert Campbell, é Licenciada em Educação Física e Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo – USP e Post Doc na University of Miami Miller School of Medicine (UM-MSM) sob supervisão do Dr. John E. Lewis em pesquisas clínicas em promoção da saúde. Exerce atividades de pesquisa e docência na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Leia Também:  Heliponto do HMC recebe idoso e garante agilidade do atendimento

Viviane Darolt tem licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduação em Biomedicina pela Faculdade AUM, pós graduação em Ciência do Movimento Humano (IBIPEX), mestra em Educação Física pela (UFMT). Livros já publicados: ‘Educação Física em questão: experiências formativas na Educação Infantil, ‘Ensino Híbrido: metodologias e personalização’ e ‘Gamificar em sala de aula’.

Serviço

Lançamento do Livro- ‘‘Gamificar em sala de aula: Educação Infantil’   

Data: 14/07

Hora: 19h30

Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC

Rua 7 de Setembro, nº 1, Centro Norte

Informações: (65) 98412 7245

Instagram gamificar2022

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mutirão da Prefeitura amplia vacinação e cadastro para castração no Complexo Passaredo

Os primeiros moradores que chegaram ao Complexo Passaredo, na manhã deste sábado (16), para participar do mutirão de vacinação promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, se mobilizaram para ajudar a ampliar o atendimento e garantir que mais animais da região fossem vacinados.

A ação começou às 8h e seguiu até as 12h, mas se estendeu até as 13h30. Muitos compartilharam vídeos em grupos de WhatsApp, além de áudios para vizinhos e familiares, tudo para não perder a oportunidade de vacinar os animais contra a raiva e também doenças virais, com a dose polivalente, ambas ofertadas gratuitamente pelo município, por meio da Bem-Estar Animal e do Centro de Zoonoses. Interessados em castrar os pets, machos e fêmeas, cães ou gatos, podiam fazer o cadastro para o atendimento, considerando o fluxo de demanda semanal, que tem disponibilizado 44 castrações para munícipes, tutores independentes e ONGs.

O resultado foi positivo: mais de 50 animais vacinados e cerca de 50 cadastros para castração.

Maria Rita de Paula Fagundes, apesar do nome de pessoa, é uma cachorra dócil, esperta e de 3 anos de idade, ou seja, tem nome e sobrenome. Foi ela quem abriu a programação, sendo a primeira a ser vacinada. Seu tutor, Ismael Fagundes Pereira, gosta de animais e tem o hábito de cuidar bem da pet. Segundo ele, levar o atendimento até a comunidade facilita muito e ajuda os animais que vivem nas ruas, que acabam sendo atendidos no mutirão.

Leia Também:  Heliponto do HMC recebe idoso e garante agilidade do atendimento

“O mutirão é muito importante. Muitas pessoas não cuidam devidamente, deixam os animais soltos nas ruas. Então, vocês da Bem-Estar Animal vêm e dão esse importante apoio que ajuda a todos. Só temos a agradecer pela disponibilidade das equipes”, pontuou.

Enquanto Ismael acompanhava o atendimento do animal e fazia o cadastro para castração, sua esposa acionava os filhos para trazerem os animais e gravava vídeos para incentivar os moradores do bairro a comparecerem também.

Leonardo Dias é morador do bairro Tijucal, setor 4. Ele ficou sabendo do mutirão por meio da mãe, que acompanha todas as informações, e compareceu com o cão Max, de 3 anos de idade. No momento, ele preferiu não submeter o animal à castração, deixando o procedimento para mais adiante.

Andreia Jesus Proença levou o gato Fofuxo, de 1 ano, para receber a dose contra a raiva e já fez o cadastro para castração. Ele foi o primeiro gato do dia a ser vacinado.

“Ah, é muito bom. Castrado, o animal fica mais saudável e mais caseiro, porque ele saía muito de casa”, avaliou ao decidir pelo procedimento.

Leia Também:  Conselho Municipal de Assistência Social recebe Prêmio Nacional de Mérito Simone Albuquerque

Entre os mais de 50 vacinados também estavam os cães Pretinha, Princesa e Barão, da dona Antônia Vilaní. Ela revelou que a Pretinha, apesar de pequena, já é idosa e mora com a família há muitos anos. Os outros dois foram resgatados da rua há cerca de quatro meses.

“Todos eles nós pegamos da rua. Estavam em condições precárias, malcuidados e com carrapatos. O Barão está bem recuperado. A Princesa ainda está se recuperando, mas vai ficar bonita”, afirmou Antônia.

Segundo a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, este é o objetivo da ação: aproximar os serviços de quem mais precisa, com orientações, informações e divulgação dos canais de atendimento acessíveis à população.

“Em breve, o mutirão atenderá em outro ponto da cidade, facilitando o acesso dos munícipes”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA