CUIABÁ
Conselho Municipal de Assistência Social recebe Prêmio Nacional de Mérito Simone Albuquerque
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Joyce Santos, participaram, na última semana, entre os dias 5 e 8 de dezembro, da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília.
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Cuiabá foi agraciado com o Prêmio Mérito CNAS – Simone Albuquerque, cujo objetivo é evidenciar e incentivar práticas concretas que contribuem de maneira significativa para a Política Pública de Assistência Social, gerando impactos positivos na vida dos usuários desse serviço essencial.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, expressou sua gratidão, reconhecendo as práticas exitosas do CMAS Cuiabá como referência nacional. Ela destacou o incansável trabalho do conselho, salientando a contribuição significativa para o bem-estar e dignidade dos cidadãos atendidos pela assistência social.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, assistente social e servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), Joyce Santos, enfatizou que os trabalhos apresentados reafirmam o compromisso do controle social com a política pública de assistência social. Este comprometimento é especialmente relevante em relação aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“A conquista do prêmio é resultado do trabalho coletivo, criativo, ético e técnico do colegiado do CMAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Ela considera a premiação um momento extraordinário, marcante na história, e destaca que essa vitória pertence a todos os cidadãos de Cuiabá, Mato Grosso e do Centro-Oeste”, acrescentou a presidente.
A prática exitosa “Controle Social em Tempos de Pandemia: Experiências do Conselho Municipal de Assistência Social de Cuiabá-MT” foi um dos fatores determinantes para a concessão dessa honraria. Entre as ações reconhecidas estão orientações sobre medidas de prevenção à COVID para usuários, trabalhadores, gestores e entidades; defesa pública do Benefício de Prestação Continuada – BPC em parceria com o INSS; realização de encontros preparatórios e discussões coletivas sobre temas como financiamento, controle social, serviços, benefícios, programas e situações de emergência; promoção da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social; emissão de moção de aplausos e conquista do Selo Conselho Transparente.
A secretária Hellen encerrou mencionando os desafios enfrentados pelo SUAS nos últimos anos devido à redução e congelamento de recursos nos âmbitos federal e estadual. No entanto, ela expressa otimismo ao afirmar que a situação começou a se regularizar neste ano e acredita firmemente que os avanços virão, reiterando que a reconstrução do SUAS é o lema a ser seguido.
A trajetória profissional de Simone Albuquerque, empenhada na luta pela democracia e pela consolidação dos direitos das pessoas, foi lembrada e enaltecida. Sua participação ativa na construção do SUAS desde a década de 1990, especialmente em Belo Horizonte, onde ocupou diversos cargos estratégicos, destaca seu legado significativo na história da política pública de assistência social no Brasil.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
HMC realiza 88 cirurgias por vídeo em dois meses e amplia acesso a procedimentos menos invasivos
O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), ampliou a oferta de cirurgias minimamente invasivas e já contabiliza 88 procedimentos realizados por videolaparoscopia nos últimos dois meses. A técnica tem sido utilizada principalmente em cirurgias de apendicite e de doenças da vesícula biliar, tanto em casos de urgência quanto em procedimentos eletivos de pacientes que aguardavam na fila da Central de Regulação.
A iniciativa representa uma importante modernização na assistência cirúrgica oferecida pelo HMC. Desde o início do mutirão, em 13 de junho, os procedimentos passaram a ser realizados com pequenas incisões, em substituição aos grandes cortes da cirurgia convencional. A técnica utiliza uma câmera e instrumentos específicos, permitindo que a equipe médica acompanhe a região operada por meio de um monitor.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a ampliação das cirurgias por vídeo contribui para aumentar o acesso da população a procedimentos mais modernos e oferece benefícios importantes durante o período de recuperação.
“Estamos ampliando o acesso da população a procedimentos realizados com técnicas mais modernas, que proporcionam mais conforto, segurança e uma recuperação mais rápida. Esse resultado mostra o avanço que estamos promovendo no HMC e o compromisso em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada aos pacientes do SUS”, destacou Deisi Bocalon.
Entre as principais vantagens da videolaparoscopia estão as incisões menores, o menor trauma aos tecidos, a redução da dor no pós-operatório, o maior conforto ao paciente e a recuperação mais rápida. A técnica também pode possibilitar alta hospitalar mais precoce, de acordo com a avaliação clínica de cada paciente.
A diretora-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Kelluby de Oliveira, ressalta que a ampliação dos procedimentos por vídeo representa uma mudança importante no perfil da assistência prestada pelo hospital.
“Estamos fortalecendo a capacidade do HMC e incorporando procedimentos que trazem ganhos importantes para o paciente. São 88 cirurgias realizadas em apenas dois meses, um resultado que demonstra o avanço da unidade e a importância de investir em estrutura, equipes e novas tecnologias para ampliar o atendimento pelo SUS”, afirmou Kelluby.
A maior parte das cirurgias por vídeo realizadas no período envolve procedimentos de apendicite e vesícula biliar. Nos meses de junho e julho, o HMC também promoveu um mutirão que resultou em 30 cirurgias desse tipo. Além dos pacientes atendidos em situações de urgência, a técnica também está sendo utilizada em procedimentos eletivos de pessoas que aguardavam atendimento pela Central de Regulação.
O médico responsável técnico pelo HMC, Eduardo Andraus, explica que a mudança representa uma evolução significativa na rotina cirúrgica da unidade e destaca os benefícios da técnica para os pacientes.
“Quando pensamos nas grandes incisões da cirurgia convencional e comparamos com os pequenos cortes da cirurgia por vídeo, percebemos uma diferença muito importante. É uma cirurgia que possibilita mais conforto, menos dor, recuperação mais rápida e, em muitos casos, uma alta mais precoce. Isso também permite ampliar o acesso da população ao SUS”, explicou Eduardo Andraus.
Segundo o médico, em 2026, as cirurgias de apendicite e de vesícula biliar realizadas no HMC passaram a contar, em sua maioria, com a técnica por vídeo, especialmente nos atendimentos de urgência e nos procedimentos eletivos encaminhados pela Central de Regulação.
A realização de 88 cirurgias por videolaparoscopia em dois meses marca uma nova etapa para o HMC e reforça a modernização dos serviços cirúrgicos oferecidos à população. A iniciativa busca aliar ampliação do acesso ao SUS, segurança dos procedimentos e melhores condições de recuperação para os pacientes atendidos na unidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO7 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington não esconde mágoa de prefeito após deixar PL e apoiar Pivetta – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta sobe o tom contra adversários e questiona trajetória de Natasha e Wellington – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásBarbudo alerta para crise nas contas públicas e diz que Brasil chegou a situação “humilhante”


