CUIABÁ

“Vamos melhorar a mobilidade e acabar com os congestionamentos”, diz prefeito sobre obra na região da República do Líbano

O prefeito Emanuel Pinheiro, afirmou, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, na noite desta terça-feira (31), que as obras de melhoria viária que estão sendo executadas atualmente  pela Secretaria de Obras Públicas (SMOP), na região da avenida República do Líbano, em Cuiabá, irão resultar em melhorias significativas na mobilidade urbana da região, eliminados os congestionamentos diários registrados, especialmente em horários de pico, onde há maior concentração de veículos. 

O trabalho encontra-se na fase de escavação do solo, por meio da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais e, posteriormente, será feita a implantação da pavimentação asfáltica. Desta forma, o tráfego no local precisou passar por adequações e uma pista de rolamento provisória, constituída de pedra brita, foi aberta no canteiro central, auxiliando o deslocamento neste período. 

“É uma das principais localidades de entrada e saída da cidade. Uma região muito movimentada, e da forma como estava, ninguém suportava mais. Precisávamos dar uma resposta imediata à população e é isso que estamos fazendo. Vou continuar exigindo da minha equipe e da Semob, toda atuação, sinalização e rotas alternativas, amenizando o máximo possível, os transtornos, mas infelizmente, terá. Peço a compreensão de todos, pois é uma obra que vai mudar a cara da mobilidade urbana e acabar com os congestionamentos”, pontuou o gestor. 

Leia Também:  Prefeitura segue com monitoramento para realinhamento das metas previstas no Planejamento Estratégico

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), se faz presente desde o início desta semana, quando começaram os reparos, promovendo a sinalização adequada, acompanhada de seus respectivos agentes, a fim de garantir a fluidez do trânsito. 

Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá já entregou à população parte do Complexo Viário Lino Rossi, na região do Centro Político Administrativo (CPA). A primeira etapa que contempla as avenidas Jornalista Luís Carlos da Silva Acosta e Ênio Luiz Caldart (antiga Avenida Síria). A próxima etapa será uma nova via possibilitando o acesso direto a avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).

Adequações: 

A Semob orienta os condutores que trafegam pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro a se atentarem ao novo trajeto para que tenham acesso às rodovias MT-251 (rodovia Emanuel Pinheiro) e a MT-010 (Arquiteto Hélder Cândia). 

Mediante ao bloqueio necessário para realização dos serviços,  os motoristas devem contornar a rotatória que dá acesso ao Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e ao Residencial Paiaguás – retornar e entrar à primeira à direita – seguindo para a Avenida Síria, que dá acesso à Avenida República Líbano.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá busca destravar recursos em Brasília para fortalecer Saúde e Educação

Já na Avenida República do Líbano, os condutores  podem seguir em direção ao Centro Político Administrativo (CPA), pela direita, ou optar pela MT-251 e MT-010.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Audiência pública debate avanços e desafios da causa animal em Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini participou ativamente da audiência pública realizada nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Cuiabá, para apresentação e discussão das ações voltadas à causa animal no município. O encontro, conduzido pela vereadora Samantha Íris, reuniu representantes da sociedade civil, protetores, autoridades e vereadores, em mais de quatro horas de debates, questionamentos e propostas sobre as políticas públicas de Bem-Estar Animal na capital.

Durante a audiência, a A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, também apresentou números das ações desenvolvidas pela gestão municipal. Em 10 meses, foram contabilizados 4.170 atendimentos realizados pela pasta, além de 807 serviços ofertados às ONGs e protetores independentes, incluindo atendimentos veterinários, castrações, vacinação e procedimentos de emergência. A secretaria também registrou 570 denúncias relacionadas a maus-tratos e outras ocorrências envolvendo animais somente em 2026.

Durante a abertura da audiência, Samantha Íris ressaltou a importância do diálogo permanente entre o poder público e a sociedade civil organizada. “A audiência pública é o momento para discutir aquilo que precisa ser feito, o que já foi feito e o que ainda precisa avançar. Tivemos conquistas importantes, como o fortalecimento da estrutura do Bem-Estar Animal e a aprovação de leis voltadas à causa animal. É fundamental ouvir todos os lados para alinharmos os objetivos de acordo com as necessidades da população e dos protetores”, afirmou a parlamentar.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte do irmão do governador Mauro Mendes

Também participaram da audiência os vereadores Coronel Dias, Dilemário Alencar e Daniel Monteiro, além de representantes da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, entidades protetoras e cidadãos interessados no tema.

Os debates se estenderam por mais de quatro horas, marcados por perguntas, questionamentos, críticas, sugestões e propostas apresentadas pelos participantes. O prefeito Abilio Brunini participou ativamente das discussões e, mesmo após o encerramento do tempo regimental da audiência, permaneceu no plenário para esclarecer dúvidas dos presentes e ouvir as reivindicações dos protetores e representantes da causa animal.

Durante sua fala, o prefeito destacou que a gestão busca consolidar políticas públicas permanentes para o setor e defendeu que o debate sobre proteção animal deve ser tratado com responsabilidade e ações concretas. Ele também abordou desafios enfrentados pela pasta no atendimento e acolhimento de animais, além da necessidade de ampliar a estrutura e os protocolos sanitários para garantir mais segurança no manejo dos casos atendidos pela secretaria.

A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá e teve como pauta a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.

Leia Também:  Michelly Alencar fiscaliza andamento das obras da Casa da Mulher Brasileira e critica gestão passada por má execução

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA