CUIABÁ
Estudantes de dez escolas da rede pública municipal de ensino conhecem o dia a dia das atividades no campo
Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro São Benedito, visitaram na terça-feira (24), uma propriedade rural localizada na rodovia Coronel Palmiro Paes de Barros, no município de Santo Antônio do Leverger, a 34 quilômetros de Cuiabá. A visita faz parte das ações do projeto SEMEIA, voltado para estudantes do 1ª ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
O projeto, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) vai atender em torno de 2 mil estudantes de 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) da rede pública municipal de Cuiabá.
Lançado em 2021, devido as restrições impostas pela pandemia, só foi possível realizá-lo este ano. Além de capacitação dos professores, a proposta é que os estudantes participem de atividades teóricas sobre o universo do agro e façam visitas a uma propriedade rural, para conhecerem de perto e na prática, a vivência do campo.
O projeto está sendo desenvolvido em quatro etapas. A primeira envolve os professores, que recebem capacitação, via sistema de ensino à distância (EaD) pelo Senar MT. Na segunda etapa o projeto é desenvolvido nas escolas e na terceira, é feita uma avaliação das atividades. Na quarta e última etapa é realizada uma exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes, no desenvolvimento do projeto. Nesse evento prevista para o segundo semestre, o Senar MT irá entregar certificados de reconhecimento às escolas, professores e estudantes.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, explicou que as atividades são desenvolvidas de acordo com o Ano escolar dos estudantes. “Além da interatividade, o projeto proporciona uma vivência prática com a visita dos estudantes a uma propriedade rural, para conhecerem o dia a dia das atividades no campo”, destacou a coordenadora.
Visita
Os estudantes do 1º Ano da EMEB Rita Caldas abriram a etapa de visitas a propriedade rural nesta terça-feira (24).
No período da manhã, após um lanche, eles conheceram os vários espaços da Estância entre eles o curral e o galinheiro, e plantaram mudas. Após o almoço, participaram de uma Oficina de Ervas Aromáticas e depois fizeram um lanche. Os estudantes se encantaram com a experiência e o que mais gostaram foi a visita ao curral e o plantio de mudas.
Para cada faixa etária foi organizada uma atividade como a manipulação de ervas aromáticas para os estudantes do 1º Ano e assim as demais oficinas, de temperos naturais para estudantes do 2º Ano, de hortaliças para o 3º Ano, produção de queijo para o 4º Ano e produção de hamburguer para o 5º Ano.
A programação de visitas da escola Rita Caldas prossegue até o dia 31. A próxima escola será a EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo a partir do mês de junho.
CUIABÁ
Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá
O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.
Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.
De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”
Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”
Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”
Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”
Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.
Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.
A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.
Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.
A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO5 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
