CUIABÁ
Rua das Araras recebe obras de drenagem de águas pluviais e recapeamento
A Secretaria Municipal de Obras executa na Rua das Araras, no bairro Parque Ohara, os serviços de construção da rede de drenagem de águas pluviais e recapeamento. Os trabalhos seguem de forma célere, por meio da implantação do sistema subterrâneo de manilhamento e edificação dos bueiros.
As intervenções realizadas fazem parte do mapeamento realizado pela Secretaria, pelo qual foi constatada a existência de aproximadamente 40 pontos críticos de alagamentos por toda a cidade. A Rua das Araras é uma das regiões contempladas com as ações de ampliação da rede de drenagem e, após a conclusão desta primeira etapa, a equipe dará sequência ao serviço de recapeamento da via.
O secretário interino de Obras Públicas, Rauf Macedo, frisa que durante o período de chuvas os moradores eram duramente penalizados com as inundações. Entretanto, agora passarão a contar com um sistema de escoamento de água apropriado. “Todas as vezes que chovia, a rua era alagada e a população sofria muito com isso. O prefeito Emanuel Pinheiro nos ordenou que o problema fosse resolvido. Estamos fazendo e em breve vamos finalizar”, disse.
O vice-prefeito José Roberto Stopa reforça que a prioridade da Prefeitura de Cuiabá é entregar obras de qualidade, primando pelo respeito e humanização da prestação de serviços aos cuiabanos. “Infelizmente, o município ainda conta com uma malha viária antiga que acaba se deteriorando facilmente, porém, a nossa missão é garantir um padrão de excelência, extinguindo os transtornos causados à população. Essa obra na Rua das Araras é apenas mais um exemplo do nosso trabalho”, comenta Stopa.
As atividades são cumpridas de forma progressiva e, somente na região Sul de Cuiabá, já alcançou localidades como o bairro Jardim Mossoró e, atualmente, também há obra deste tipo em andamento na Rodovia Palmiro Paes de Barros.
CUIABÁ
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.
O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.
A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.
“O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.
Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.
A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.
A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.
Serviço
- 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
- 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
- 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
- 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
- 🎟️ Entrada: Gratuita
- 👨👩👧👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLICIAL7 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026

