CUIABÁ

Coral Educanto, da Secretaria Municipal de Educação, retoma atividades em abril


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Criado em 2016 com fins terapêuticos pelas Coordenadorias de Saúde do Trabalhador e Psicossocial, da então Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria Municipal de Educação, o Coral Educanto formado por profissionais da educação, retoma suas atividades e ensaios no próximo dia 19 de abril. As inscrições para os interessados em participar estão abertas a partir desta quinta-feira (31/), até o dia 13/04. 

A assessora pedagógica da Coordenadoria Técnica de Ensino, Eliane de Castilho Lírio, atual regente do grupo, falou sobre o trabalho desenvolvido dentro do Coral Educação. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e mestre em estudos de Cultura Contemporânea com ênfase em música, Eliane de Castilho explicou como a musicoterapia promove a qualidade de vida.

Segundo ela, a prática do canto coral é uma das atividades que podem ser desenvolvidas dentro desse segmento, a musicoterapia, sendo uma importante ferramenta de socialização, de relação interpessoal e afetiva, e auxiliar no desenvolvimento de potencialidades físicas e psicoemocionais, além de promover cultura no âmbito do trabalho.

Leia Também:  Cuiabá celebra a diversidade e reúne mais de vinte mil pessoas na 21ª Parada LGBTQIA+

“O canto coral como atividade de musicoterapia pode beneficiar as pessoas de várias formas, seja aquelas que estejam necessitando de alívio, apoio, reabilitação ou de um tratamento preventivo e fortalecimento da autoestima. No nosso caso, essa prática vai além das questões musicais, abrangendo a prevenção e tratamento de doenças ocupacionais”, explicou Eliane Castilho.

O projeto, criado prioritariamente, para acolher servidores que se encontravam em licença médica, ou em readaptação de função, hoje está aberto a todos os profissionais da Educação. Este ano, são 50 vagas disponíveis.

Desde que foi criado, o coral Educanto vem ampliando suas atividades, com a realização de apresentações em eventos. Este ano, de acordo com a regente do grupo, Eliane de Castilho a proposta é trabalhar um repertório diferenciado e apresentações com foco no aniversário de 06 anos do Coral Educanto com um concerto especial no mês novembro. Outra novidade será o repertorio, totalmente novo, com musicas regionais de autoria dos professores de música da rede publica municipal de educação.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá orienta estudantes a denunciarem problemas com cartão de transporte nas ouvidorias da Semob e Arsec

O primeiro encontro do grupo em 2022 será no dia 19/04,  no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, das 07:30h às 8:30h. Nesse dia será apresentada aos coralistas, a equipe técnica do coral e  a programação para o ano. Logo em seguida começam os ensaios e, na parte final, será feita a avaliação de naipe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá orienta estudantes a denunciarem problemas com cartão de transporte nas ouvidorias da Semob e Arsec

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia Também:  Campanha Maio Vermelho atende o Pedra 90 e Alvorada em Cuiabá

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA