VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande realiza novo Dia ‘D’ e amplia as possibilidades de as pessoas procurarem se vacinar

Publicados

em

Várzea Grande realiza neste sábado, 8 e domingo, 9 de junho, um novo Dia ‘D’ das Vacinas contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil e contra a Gripe.

Na oportunidade as pessoas poderão ainda atualizar o Cartão Vacinal, lembrando como fundamental o controle e que as vacinas estejam em ordem para se evitar as doenças e principalmente epidemias ou pandemias como as vivenciadas nos últimos anos.

No sábado, dia 08 de junho, a vacinação acontecerá nas 24 Unidades de Saúde em todas as regiões de Várzea Grande das 8 às 17 horas.

“É importante que as pessoas estejam protegidas contras as doenças, seja de forma imune ou com mais resistência para sobrepor as epidemias ou pandemias e a tendência é que em breve retomemos também a vacinação contra a COVID 19”, disse o prefeito Kalil Baracat que fez questão de lembrar os difíceis momentos decorrentes da pandemia da COVID 19 e de outras doenças.

Kalil frisou ainda que o Governo Federal tem insistentemente buscando reforçar a vacinação contra as diversas doenças existentes, mas lamentou que a população não tem procurado sua imunização, como no caso da vacina contra a Dengue que tem tido uma pequena procura diante do aumento no número de casos.

Leia Também:  Comunicado importante: alteração na data do Movimento Mulheres em Evolução

“Ainda teremos vacinação nas duas novas unidades Estratégia Saúde de Família inauguradas durante o mês de maio, a ESF Vereador João Avelino Bulhões no São Matheus e a ESF José Gerardo dos Anjos no Maringá I”, lembrou o prefeito ao apontar que a Administração Municipal tem se dedicado de forma especial na imunização das pessoas para que elas preservem sua qualidade de vida e saúde, além de reduzir os custos da saúde pública que dobram diante de uma epidemia ou pandemia.

Já no domingo, 9 de junho, as vacinações acontecem das 8 às 13 horas na Feira Municipal ao lado do Terminal de Integração André Maggi e das 12 às 17 horas no VG Shopping, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon.

A secretária de Saúde, Maria das Graças Metelo, lembra que Várzea Grande se tornou referência durante a pandemia da COVID 19 com as campanhas de imunização e porque a população vivenciou momentos graves que passaram a exigir melhores e maiores cuidados com a saúde de todos e para todos.

Leia Também:  Insumos e assistência técnica garantem produção de agricultoras no Sadia III

“Precisamos evidenciar que as pessoas necessitam cuidar de sua saúde, mas também se preocupar com os familiares, com os vizinhos, conhecidos. Vivemos em comunidade, por isto é fundamental que todos criem conscientização de que a vacina salva vidas, impede a propagação de algumas doenças e torna o meio em que vivemos muito melhor”, assinalou a secretária de Saúde de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Ação em Várzea Grande registra mais de 4,1 mil procedimentos e serviços em 26 unidades de saúde

Publicados

em

A mobilização do Dia D do Outubro Rosa, realizada no último sábado (10), em Várzea Grande, contabilizou 4.151 procedimentos, solicitações de exames e outros registros de atendimento nas 26 Unidades de Saúde da Família participantes. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso da população aos serviços de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com a saúde, com atenção especial à saúde da mulher.

Entre os principais resultados estão 693 consultas, 514 coletas de exame citopatológico do colo do útero (CCO), conhecido como preventivo, e 517 solicitações de mamografia. Também foram registradas 172 solicitações de ultrassonografia de mama e 208 de ultrassonografia transvaginal.

A programação incluiu ainda a realização de 900 testes rápidos em 225 pacientes, aplicação de 551 doses de vacinas, sendo 15 contra o HPV, além de 180 atendimentos odontológicos e 191 pesagens de beneficiários do Bolsa Família.

Para o secretário municipal de Saúde, Michael Alves, os resultados refletem o trabalho conjunto das equipes da Atenção Primária e a importância de aproximar os serviços de saúde da população.

“Esse balanço representa o empenho dos nossos profissionais e, principalmente, a oportunidade de levar prevenção e cuidado para mais perto das pessoas. O Outubro Rosa é um momento de intensificar a conscientização sobre a saúde da mulher, mas nosso compromisso é garantir que esse atendimento continue durante todo o ano. Queremos que as mulheres procurem nossas unidades, realizem seus exames e mantenham o acompanhamento da saúde em dia”, destacou o secretário.

E a abertura das unidades de saúde no sábado fez a diferença. Angélica Pedroso, moradora do Maringá I, disse que perdeu as contas do tempo que ficou sem fazer o CCO. Segundo ela, a rotina de trabalho e doméstica, com dois filhos pequenos, a fez adiar o cuidado próprio. Agora, gestante novamente, realizou o exame. “Acredito que se a unidade não estivesse aberta agora cedo, não estaria aqui e iria adiar novamente”.

Leia Também:  Prefeitura investe mais de R$ 3 milhões em acesso ao Parque Tecnológico de Várzea Grande

A enfermeira Eura Oliveira, responsável pelo atendimento da equipe 3, da unidade do Parque do Lago, explica que o exame é simples, feito por profissionais capacitados. “Quem perdeu esse Dia D pode procurar uma unidade de saúde a qualquer momento, pois o CCO tem coleta inserida na rotina das unidades e muitas vezes, a mulher procura a unidade e consegue vaga para fazer na mesma hora. É um exame simples e poderoso”.

O cuidado com a saúde da mulher é tão negligenciado pelas próprias mulheres que o Dia D foi uma oportunidade de visitar o dentista. Na unidade do Parque do Lago, o cirurgião dentista Eduardo Machado, disse que as mulheres que procuraram a unidade foram convidadas a fazer limpeza/profilaxia dos dentes. “Entregamos ainda kits de higiene oral e aproveitamos para orientar sobre cuidados, como o auto exame para prevenção do câncer de boca”.

Deise Martins, também moradora da região da unidade do Parque do Lago, deu a luz há seis meses e foi fazer o exame preventivo. “Aproveitando a oportunidade para manter os cuidados em dia”.

PREVENÇÃO DURANTE TODO O ANO – Embora o Outubro Rosa seja tradicionalmente associado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a mobilização também reforçou os cuidados com a saúde integral da mulher, incluindo o rastreamento do câncer do colo do útero, a atualização da vacinação e o acesso a consultas e exames.

A coleta do preventivo, por exemplo, permite identificar alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões precursoras do câncer, possibilitando o acompanhamento e o tratamento oportuno.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os serviços de prevenção e acompanhamento continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde ao longo do ano. A orientação é que as mulheres procurem a unidade de referência de seu bairro para obter informações sobre consultas, exames e os dias de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA