VÁRZEA GRANDE MT
Várzea Grande efetiva Plano de Contenção para combater a Dengue, Zika e Chikungunya
Ações de casa-em-casa e limpeza urbana procuram impedir a proliferação dos criadouros do mosquito e de suas larvas
Atuar de forma preventiva para evitar a proliferação de casos de dengue, zika e chikunguniya, que assolam diversas cidades e estados do Brasil, inclusive com a decretação de pandemia, já que foram contabilizados até agora 650 mil casos e mais de 100 óbitos, levaram Várzea Grande, a segunda maior cidade de Mato Grosso a adotar medidas de impacto para promover a conscientização das pessoas e atacar o principal foco que são os entulhos e lixões espalhados por falta de conscientização.
“Ainda estamos com números de casos baixos e isto deveria funcionar como um estímulo para que adotemos as medidas necessárias para não deixar que doenças como a dengue, zika e chikunguniya saiam do controle e afetem o dia a dia colocando em risco a vida das pessoas”, disseram o prefeito Kalil Baracat e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros.
Ambos pediram apoio da população para receber a equipe de técnicos da Saúde e das demais pastas envolvidas para no Plano de Contenção, mas sempre cobrando a identificação dos servidores públicos municipais.
Em meio a disparada de casos no país, Várzea Grande que até o momento registrou 140 casos de dengue, segundo dados da Vigilância em Saúde do Município, trabalha para não entrar na estatística de cidades com mais casos. “Os dados do município estão dentro do esperado, mas diante do avanço da doença em todo o país, o momento é de intensificar os cuidados e unir esforços para eliminar os focos do Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e Chikungunya”, disse o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros.
“A hora é agora de tomar medidas e iniciar as ações, para que não ocorra uma epidemia na cidade. Analisamos os dados epidemiológicos, e iniciamos as ações no Grande Cristo Rei, que foi a região com maior registro de casos. Vamos ficar com nossas equipes nos bairros da região até alcançar a meta de visitar 100% das casas, comércios e logradouros e depois avanços para toda a cidade, e assim sucessivamente. Sempre levando em consideração a análise de dados. Nosso Plano de Contenção é para barrar a circulação do vetor Aedes Aegypti, com tratamento também de 100% em reservatórios com água, eliminação de focos e bloqueio químico quando pertinente. Para tanto, unimos nossas equipes, em conjunto com a Subprefeitura e com as Pastas de Serviços Públicos, Educação, Viação e Urbanismo, além do Departamento de Água e Esgoto para completar o conjunto de ações necessárias”, disse Gonçalo Barros.
Kalil Baracat reforçou ao secretário de Serviços Público, Breno Gomes, que as empresas que promovem a coleta de lixo reforcem sua atuação para não permitir a proliferação do Aedes Aegypti.
Alegando que a principal forma de evitar a transmissão das doenças são medidas domésticas que devem ser adotadas pela população e pelo Poder Público, Gonçalo Barros sinalizou que os esforços estão sendo redobrados. “O que estamos orientando é não deixar água parada e estar atento aos locais que podem se tornar criadouros do mosquito, seja em casa, no trabalho e até mesmo na rua. Precisamos de conscientização coletiva, da população, do Poder Público e de setores da sociedade organizada, pois o maior foco até este momento está dentro dos domicílios, mas não podemos descartar os terrenos baldios e as áreas abandonadas que são utilizadas de forma indiscriminada para descarte irregular”, disse o titular da Saúde de Várzea Grande.
Kalil Baracat e Gonçalo Barros alertaram para a importância de as pessoas procurarem atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceiras ou vermelhidão nos olhos. A dengue tem tratamento disponível no SUS nas unidades de Saúde e a demora no atendimento ou a automedicação pode agravar os sintomas.
As ações nesta primeira fase do Plano Municipal são de limpeza urbana, retirada de bolsões de lixo, além de visitas dos agentes de Saúde e Endemias de casa-em-casa, para tratamento de reservatórios de água, busca de criadouros e eliminação e orientações educativas. Em caso necessário será realizado o bloqueio químico costal.
Cronograma de Ações – As equipes de Saúde e Limpeza Urbana atuarão até o 26/02, nos seguintes bairros: Santos Dumont, Manga, Cristo Rei, Construmat, Alameda, Jardim Aroeira, Ponte Velha, Vila Sadia, Vista Alegre, Cohab Don Orlando Chaves, Cohab Dom Bosco.
• Do dia 27 de fevereiro a 3 de março as ações acontecem nos seguintes bairros: Cristo Rei Centro, Domingos Sávio e loteamento, Av. Governador Fragelli, Vila Vitória, Loteamento Joaquim Curvo, Cohab Aurília Salles Curvo, Residencial Noises Curvo, Residencial Flor do Ipê, Condomínio Santa Bárbara, Carrapicho, Cohab Cristo Rei, Lagoa do Jacaré, Cohab 8 de Março, Jardim União.
• Do dia 04 de março a 7 de março: Loteamento Vasconcelos, Loteamento Hélio Ponce de Arruda, Cohab Jaime Campos, Cohab Santa Fé, Jardim Maringá I, II III e IV.
• Do dia 8 de março a 13 de março: Parque do Lago, Santa Luzia, Altos do Boa Vista, Santa Clara/Vila Rica, Unipark, Jardim das Oliveiras, Dom Diego, Parque São João, Jardim Ipanema, Planalto-Beira Rio, Distrito Engordador, Princesa do Sol e São Gonçalo.
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva, no bairro Santa Cecília, para ouvir as demandas dos moradores da região, que reivindicam melhorias na infraestrutura, como pavimentação asfáltica, padronização da rede de água e solução para vazamentos.
A prefeita esteve acompanhada do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira; do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rogerinho da Dakar; do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Amorim; do secretário de Defesa Social, Louriney Silva; e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa.
Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o bairro foi construído por empresas responsáveis pelas obras, mas os serviços não foram executados de forma adequada.
“A situação do bairro é caótica. As construtoras fizeram manilhamento e drenagem inadequados. A Secretaria de Viação e Obras vai elaborar um projeto para que seja realizado um trabalho eficiente e adequado para esta região. Estamos mapeando o que precisa ser feito para iniciarmos os trabalhos”, afirmou.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que a região apresenta problemas estruturais, como a ausência de bocas de lobo.
“Infelizmente, isso traz prejuízos à população e aos cofres públicos. Vamos realizar o tapa-buracos no interior do bairro e uma obra completa nesta rua, pois a situação é totalmente crítica”, explicou.
A moradora Nilcéia Cristina Silva, que solicitou a reunião, vive no bairro há quatro anos e destacou a importância da visita da gestão municipal.
“Isso é uma grande conquista para a nossa comunidade, pois a prefeita está aqui ouvindo nossos problemas e acompanhando o que enfrentamos diariamente. Esperamos que os serviços sejam realizados e que nossa comunidade possa receber todos esses benefícios”, declarou.
Galeria de Fotos (15 fotos)
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA7 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA MT7 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
CUIABÁ7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
