VÁRZEA GRANDE MT
Equipes da Saúde ampliam atendimentos durante o 1º Mutirão Social no bairro Capela do Piçarrão
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande participou, neste sábado (20), do 1º Mutirão Social realizado no bairro Capela do Piçarrão, levando uma série de serviços gratuitos à população. A ação ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Antônio Sebastião Salústio Areias e foi coordenada pela Igreja Assembleia de Deus, com apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio de diversas secretarias municipais, além do deputado estadual Maxi Russi.
Durante toda a manhã, centenas de moradores tiveram acesso a atendimentos e orientações em saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram diversos atendimentos, entre eles a atualização do cartão vacinal, acompanhamento do programa Bolsa Família, consultas médicas, orientações odontológicas e atendimento cardiológico.
Ao longo da ação foram aplicadas 47 doses de vacinas, realizados 34 acompanhamentos do Bolsa Família e 11 atendimentos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da vacinação antirrábica de 26 animais, sendo 20 cães e seis gatos.
Na área médica, foram realizados 27 atendimentos. Também foram distribuídos 129 kits de higiene bucal aos participantes. As equipes promoveram ainda palestras voltadas à promoção da saúde, educação em saúde bucal, técnicas corretas de escovação e dicas de alimentação saudável.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destacou a importância de aproximar os serviços da comunidade.
“Nosso compromisso é levar saúde cada vez mais perto das pessoas. A participação da Secretaria em ações como essa é fundamental para ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção. Ficamos muito felizes em ver a grande participação da comunidade e seguiremos presentes em todas as ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
A superintendente da Atenção Primária, Nathalia Rondon, ressaltou o empenho das equipes durante a ação.
“Nossos profissionais estiveram mobilizados para garantir acolhimento e assistência à população, realizando vacinação, acompanhamento do Bolsa Família, aferições e diversas orientações em saúde. Essas ações fortalecem o vínculo entre as unidades de saúde e a comunidade, além de promoverem prevenção e cuidado integral”, destacou.
Já a coordenadora da Atenção Secundária, Sônia Nabarrete, enfatizou a importância da oferta de consultas especializadas e orientações durante o mutirão.
“Disponibilizamos profissionais médicos, atendimento cardiológico e toda uma equipe preparada para orientar a população sobre saúde bucal e hábitos saudáveis. O objetivo é justamente ampliar o acesso e proporcionar cuidado humanizado, especialmente para quem muitas vezes encontra dificuldades para buscar esses serviços no dia a dia”, pontuou.
Quem participou aprovou a iniciativa. A moradora Neuza Pereira destacou a praticidade do mutirão. “Essas ações facilitam muito a vida da população. Conseguimos encontrar vários serviços no mesmo lugar e isso ajuda principalmente as pessoas mais carentes, que muitas vezes têm dificuldade de acesso”, relatou.
Já a moradora Terezinha Campos comemorou a oportunidade de realizar uma consulta com especialista. “Eu estava precisando passar por um cardiologista e consegui a consulta aqui no mutirão. Foi muito importante para mim e para muitas pessoas da comunidade”, afirmou.
A expectativa dos organizadores é que novas edições da ação sejam realizadas, fortalecendo a promoção da saúde e a cidadania nas comunidades várzea-grandenses.
Galeria de Fotos (44 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura mobiliza toda a cidade e convida população para audiência que vai definir o futuro do saneamento em Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande intensificou a mobilização para garantir ampla participação da população na audiência pública de atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que será realizada no próximo dia 12 de agosto, às 18h30, no Ginásio Júlio Domingos de Campos (Fiotão).
Como parte dessa mobilização, a secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, está coordenando a entrega de cartazes e materiais de divulgação às secretarias municipais e aos demais órgãos públicos, convidando toda a população para participar desse importante momento de construção coletiva.
A ação conta com o apoio das secretarias municipais, especialmente as de Saúde, Educação e Assistência Social, que também estão distribuindo os cartazes em suas unidades de atendimento. Escolas da rede municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais equipamentos públicos estão recebendo o material para ampliar o alcance do convite e incentivar a participação dos moradores.
Além da divulgação nas secretarias, a Prefeitura também entregou convites oficiais à Câmara Municipal para que os vereadores participem da audiência e mobilizem as comunidades que representam.
Segundo a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, a construção de um plano eficiente depende da participação da sociedade.
“A audiência pública é o momento em que a população pode apresentar sugestões, apontar as necessidades dos bairros e contribuir para um planejamento que vai impactar diretamente a qualidade de vida dos várzea-grandenses. Queremos que todos participem desse processo”, destacou.
A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico faz parte das ações do programa Acelera VG Água e definirá o planejamento de longo prazo para os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento servirá de base para futuras políticas públicas, investimentos e melhorias na infraestrutura de saneamento do município.
A Prefeitura reforça o convite para que moradores, lideranças comunitárias, representantes de entidades e toda a sociedade participem da audiência pública e contribuam com sugestões para a construção de um plano que reflita as necessidades da população e o desenvolvimento de Várzea Grande.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – Atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)
Data: 12 de agosto de 2026
Horário: 18h30
Local: Ginásio Júlio Domingos de Campos (Fiotão) – Avenida Castelo Branco, Centro Sul, Várzea Grande.
Galeria de Fotos (26 fotos)
-
MATO GROSSO6 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT3 dias atrásFábio Garcia será o vice de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi admite pressão interna e mantém indefinição sobre apoio entre Pivetta e Wellington
-
POLÍTICA MT6 dias atrásExclusivo: Janaína Riva, Max Russi e Jayme Campos discutem chapa alternativa a governo e senado em reunião na casa de Eduardo Botelho

