VÁRZEA GRANDE MT

Guarda Municipal participa da 15ª Operação Sonora e fiscaliza cinco bairros de Várzea Grande

Publicados

em

A 15ª edição da Operação Integrada Sonora foi realizada na noite deste sábado (8), em Várzea Grande, com ações voltadas à prevenção e fiscalização de ocorrências relacionadas à poluição sonora, além da verificação de possíveis irregularidades ambientais, veiculares, sanitárias e de segurança nos estabelecimentos.

A operação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT), e contou com a participação da Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e equipes de Fiscalização Municipal.

Durante a ação, mais de 200 pessoas foram abordadas pelas equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A Guarda Municipal também realizou três inspeções ambientais e uma inspeção veicular, além das fiscalizações relacionadas à poluição sonora.

O Corpo de Bombeiros Militar realizou duas notificações, enquanto a Fiscalização de Posturas emitiu outras duas. A Vigilância Sanitária também realizou uma notificação durante a operação.

Nesta edição, as equipes atuaram nos bairros Jardim Niterói, São Simão, Itororó, Hélio Ponce de Arruda e Cristo Rei, intensificando a presença dos órgãos públicos em regiões com registros de possíveis irregularidades.

Leia Também:  Núcleo de Tecnologia forma 1ª turma da rede municipal em curso de Robótica

As ações foram direcionadas a partir de informações recebidas pelo Centro de Inteligência Municipal de Segurança (153), além de demandas encaminhadas pelo telefone 190, integrado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). O trabalho de inteligência permitiu direcionar as equipes aos locais com registros de ocorrências e possíveis irregularidades.

A Operação Integrada Sonora reforça a importância da atuação conjunta entre os órgãos de segurança pública e fiscalização, ampliando a capacidade de prevenção, orientação e fiscalização e proporcionando uma resposta mais eficiente às demandas apresentadas pela população.

A Guarda Municipal de Várzea Grande destaca que as ações integradas continuarão sendo realizadas com o objetivo de preservar o sossego público, promover a segurança e garantir o cumprimento da legislação.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Escola Paulo Freire promove apresentações culturais inspiradas nas raízes nordestinas

Publicados

em

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire participaram, na manhã desta sexta-feira (21), de uma programação especial com apresentações de danças e manifestações culturais nordestinas. A atividade extraclasse movimentou a unidade escolar com apresentações de grupos formados por estudantes que participam do Programa Escola de Tempo Ampliado.

O corpo de jurados, composto pelos profissionais João Marcos de Campos Barros, Andreia da Silva e Lucimeire de Campos Silva, da Superintendência Pedagógica, ficou responsável por avaliar os trabalhos dos grupos. Entre os critérios observados estão ritmo, organização, criatividade, expressão corporal, figurino, trabalho em equipe, originalidade e desenvoltura.

A professora da oficina de danças, Juliana Proença, explicou que os alunos foram desafiados a criar os grupos, realizar pesquisas sobre os ritmos e manifestações culturais do Nordeste e, a partir desse trabalho, desenvolver as coreografias e os figurinos para as apresentações.

“Todo o trabalho foi feito por eles. Eu apenas acompanhei e orientei em alguns pontos, e acho que o resultado foi mais do que o esperado. Todos se saíram muito bem”, elogiou.

Leia Também:  Investimentos da atual gestão refletem em resultados e medalhas ao Município

A diretora da unidade, Cristiane Costa de Jesus de Souza, destacou a importância do projeto pedagógico “Sabores, Ritmos e Saberes do Brasil” para a formação dos estudantes.

“Hoje, nossos alunos estão vivenciando um momento de muita alegria, criatividade e talento com a participação no concurso de dança. Eles deram um verdadeiro show, demonstrando muito gingado e entusiasmo em cada apresentação. Os jurados vão ter trabalho na avaliação dos grupos”, destacou.

Cristiane ressaltou ainda que a iniciativa valoriza a arte, a cultura e a expressão corporal, além de promover a integração entre os alunos e fortalecer o trabalho em equipe.

“Foi um momento especial, marcado por muita energia, talento e, principalmente, pela participação e protagonismo dos nossos estudantes”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Os alunos dos 6º e 7º anos também participaram do evento com uma apresentação especial inspirada na “Trilha do Curupira”, que representa um manifesto de resistência, mistério e proteção da Floresta Amazônica.

Antes da apresentação, uma das alunas explicou o significado da pintura corporal indígena, uma forma de linguagem visual que expressa a identidade cultural, o papel social, a espiritualidade e a conexão com a natureza de cada etnia. Segundo a estudante, a pintura funciona como uma “segunda pele” e pode mudar de acordo com o momento vivido.

Leia Também:  Manutenção preventiva na ETA provoca redução temporária no abastecimento de água em bairros de Várzea Grande

PREMIAÇÃO

Durante o evento, os alunos Bruno de Souza, do 9º ano, e Evelyn Queiroz foram homenageados pela direção da Escola Paulo Freire. Os estudantes foram classificados para a etapa estadual do concurso de redação promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Bruno foi classificado na categoria conto, enquanto Evelyn avançou na categoria poema.

“Com muito talento, dedicação e comprometimento, nossos alunos se destacaram e irão representar nossa escola na etapa estadual. Estamos imensamente orgulhosos com a participação deles nesse concurso e estamos todos na torcida”, comemorou a diretora Cristiane de Souza.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA