VÁRZEA GRANDE MT

Aluna de escola municipal conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

O município de Várzea Grande conquistou, pelo segundo ano consecutivo, uma premiação na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A estudante Allarice Aparecida Marques de Almeida, do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Barbosa Martins, recebeu a medalha de bronze.

Nesta edição, 8.616 estudantes foram premiados nacionalmente com medalhas. Em Mato Grosso, 96% dos alunos participaram da competição, demonstrando o grande engajamento das escolas e das famílias mato-grossenses. Ao todo, o Estado registrou mais de 380 mil inscrições.

A cerimônia de premiação foi realizada na segunda-feira (13), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e contou com a presença da reitora da instituição, Marluce Souza e Silva; da secretária de Estado de Educação, Flávia Soares; do coordenador regional da OBMEP, André Krindges; do diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFMT, Marcelino Alves de Páscoa; da chefe do Departamento de Matemática da universidade, Ana Lígia Soares; e do coordenador do Projeto de Iniciação Científica, Wilson Silas de Oliveira Nunes.

“Eu não esperava ganhar esse prêmio, mas meu coração ficou acelerado quando soube da classificação. Eu me empenhei muito, estudei em casa e me dediquei para as provas. Foi errando e tentando acertar que consegui essa conquista. Desde pequena gosto de me desafiar, não apenas na Matemática, mas também em outras áreas”, destacou Allarice.

Leia Também:  Várzea Grande lança chamamento público para cadastrar participantes do ‘VG Santo Peixe’

Emocionada, a mãe da estudante, Cláudia Pereira de Almeida Silva, afirmou que a maior motivação da filha sempre foi aprender. “Ela gosta de resolver problemas de Matemática e de testar seus próprios conhecimentos. Cada olimpíada é uma oportunidade de descobrir até onde pode chegar e mostrar para si mesma que é capaz de superar novos desafios. Sempre percebemos essa vontade de aprender e ficamos felizes em ver que todo o esforço foi recompensado.”

Cláudia contou ainda que a filha é curiosa e interessada por diferentes atividades. “Além da Matemática, ela gosta de desenhar, pintar quadros, fazer crochê e costurar. Quando encontra algo de que gosta, dedica-se ao máximo e procura sempre dar o seu melhor. Esse interesse por desafios acabou refletindo também nas olimpíadas de Matemática.”

A diretora da EMEB Maria Barbosa Martins, Kelsilene Priste Gomes Borsonaro, ressaltou o orgulho da comunidade escolar com a conquista. “É muito gratificante ver o empenho da nossa estudante sendo reconhecido. Estamos aqui para celebrar essa conquista e o fato de ela representar tão bem a nossa escola.”

Leia Também:  Prefeito empossa nova composição do ConCidade para biênio 2024/2026

O coordenador regional da OBMEP, André Krindges, parabenizou os medalhistas e destacou a importância da disciplina na formação dos estudantes. “A OBMEP é o maior projeto de olimpíada estudantil do mundo. Nem países mais populosos que o Brasil conseguiram realizar uma competição dessa dimensão. Também agradeço às famílias, cujo apoio é fundamental para que os alunos participem e alcancem bons resultados.”

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, que possui forte ligação com a área da Matemática e incentiva o protagonismo feminino na disciplina, comemorou a conquista da estudante.

“Estou muito feliz em ver uma aluna da nossa rede recebendo essa premiação. Essa medalha representa muito mais do que um resultado individual; ela simboliza o esforço da estudante, o apoio da família e o compromisso da escola com a educação de qualidade. Todos estão de parabéns”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Flávia Moretti diz que gestão expõe problemas de Várzea Grande para garantir recursos e acelerar soluções

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real, que a gestão municipal tem atuado com transparência ao apresentar os principais problemas da cidade e buscar soluções, especialmente por meio da captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal.

Segundo a prefeita, a estratégia é mostrar aos representantes estaduais e federais as principais deficiências do município para viabilizar investimentos destinados à resolução de problemas históricos, como o abastecimento de água e a ampliação da rede de esgoto.

“Tenho que resolver problemas que precisam de recursos. Por isso, levei o governador para conhecer a realidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Visitamos alguns bairros e ele ouviu de uma moradora que, há 40 anos, busca água em baldes na cabeça. Como sempre digo, precisamos de recursos, e dinheiro público não tem cor nem ideologia partidária. Ele é fruto dos impostos pagos por todos nós. Hoje, a população de Várzea Grande não está sozinha. Tem uma prefeita que luta, cobra e busca recursos junto com ela”, afirmou Flávia Moretti.

Leia Também:  Pequenas propriedades que antes não produziam hoje viram casos de sucesso

A prefeita também destacou a necessidade do apoio da Câmara Municipal para a aprovação de projetos que garantam recursos destinados à infraestrutura, principalmente para a recuperação da malha viária.

“Há projetos de lei em tramitação no Legislativo que vão contribuir com o município. Solicitei uma sessão extraordinária para ampliar o percentual de remanejamento orçamentário, que hoje é de 5%, e estamos aguardando o presidente da Câmara pautar a matéria. Também devemos protocolar, em breve, o projeto de lei do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que deixou de ser aprovado no ano passado. Com recursos próprios, estamos executando a operação tapa-buracos na região do Cristo Rei e, na sequência, os serviços serão levados para a região do Grande São Mateus. Além disso, em parceria com o Governo de Mato Grosso, estamos realizando obras de recapeamento em diversos pontos de Várzea Grande”, declarou.

Leia Também:  Mais de 3 mil cartões Ser Família já foram entregues em 3 dias, em Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA