VÁRZEA GRANDE MT
Agricultores familiares ganham reforço com novo veículo para assistência técnica
A presença do Estado nessa parceria fortalece as ações que já desenvolvemos aqui em Várzea Grande, garantindo assistência, orientação e mais oportunidades no meio rural
Várzea Grande recebeu mais um importante apoio para fortalecer a agricultura familiar no município. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) entregou um veículo utilitário modelo Hilux à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O carro será utilizado pela equipe técnica da Empaer, que atua em parceria com a prefeitura no atendimento direto aos agricultores familiares.
A entrega, no último dia 24, foi realizada pela secretária estadual Andreia Fujioka e pelo presidente da Empaer, Suelme Fernandes, ao secretário municipal Ricardo Amorim. “A Seaf-MT entregou uma caminhonete Hilux para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande para utilização na assistência técnica da Empaer no Município. Essa entrega é uma indicação do deputado Eduardo Botelho, com apoio do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, para fomentar a agricultura familiar local”, destacou Andreia Fujioka.
Para Suelme Fernandes, a ação reforça a integração entre Estado e Município: “O governo do Estado e o Município são só um quando falamos de assistência técnica e fortalecimento do pequeno agricultor. Essa união é essencial para levar políticas públicas a quem realmente precisa”.
O secretário Ricardo Amorim celebrou o reforço na estrutura daPasta e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Esse veículo será fundamental para dar mais agilidade e estrutura ao trabalho da nossa equipe técnica e da Empaer, que atua diretamente com os agricultores familiares. A presença do Estado nessa parceria fortalece as ações que já desenvolvemos aqui em Várzea Grande, garantindo assistência, orientação e mais oportunidades no meio rural. Em nome da prefeita Flávia Moretti e do vice Tião da Zaeli, eu agradeço a sensibilidade da Seaf, o apoio constante do presidente da Empaer e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso Município. Esse veículo será muito bem utilizado pelos nossos produtores”.
Mesmo sem poder participar pessoalmente da cerimônia, a prefeita Flávia Moretti (PL) enviou mensagem reafirmando o compromisso de sua gestão com o campo. “Recebemos com muita alegria esse veículo utilitário que vai reforçar o trabalho realizado em parceria com os nossos produtores rurais. A agricultura familiar é prioridade para a nossa gestão, porque representa dignidade, renda e desenvolvimento para as famílias de Várzea Grande. Agradeço ao governador Mauro Mendes, à equipe da SEAF e da Empaer por esse importante apoio, que chega para somar aos esforços da nossa equipe técnica e garantir mais resultados para quem vive do campo”.
Ricardo Amorim ainda pontuou que a entrega do novo veículo representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande, “setor que movimenta a economia rural, gera empregos e garante segurança alimentar para o município e a região”.
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde impulsiona desenvolvimento de tecnologias de ponta para acelerar entrega de soluções concretas para o SUS
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT reconhece os 20 anos de serviços prestados pelo Ciopaer
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásValor da produção agropecuária atinge R$ 1,4 trilhão em maio
-
POLICIAL7 dias atrásOperação interestadual contra Comando Vermelho cumpre mandados em Mato Grosso e outros seis estados; advogado está entre os presos

