TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Segunda edição do ReciclaJud mobiliza o Foro da Comarca de Várzea Grande com competição sustentável
O Foro da Comarca de Várzea Grande, do Poder Judiciário de Mato Grosso, deu início, na quarta-feira (1º), à segunda edição do ReciclaJud, iniciativa que une conscientização ambiental, engajamento institucional e impacto social por meio da arrecadação de materiais recicláveis.
A ação envolve todas as unidades judiciárias da comarca e propõe uma competição saudável entre equipes, com regras que garantem equilíbrio na disputa e incentivam a participação coletiva. A campanha segue até o dia 30 de outubro de 2026, com coleta de materiais como plásticos, papéis, alumínio, tampinhas, aerossóis e livros.
A dinâmica da competição prevê pesagem dos materiais na Central de Resíduos do foro, com acompanhamento dos participantes e envio de comprovantes, assegurando transparência ao processo. Além do volume arrecadado, os critérios consideram o impacto ambiental dos resíduos, com pontuação diferenciada, e o número de integrantes de cada unidade, garantindo equidade entre equipes maiores e menores.
Todo o material coletado será destinado à Associação de Catadores (ASMATS), a projetos de proteção animal e à Biblioteca Municipal, ampliando o alcance social da iniciativa.
Engajamento e consciência ambiental
“Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos servidores pelo lançamento da segunda edição do Recicla Jud. Nesta nova etapa, a expectativa é consolidar o Fórum de Várzea Grande como uma referência em sustentabilidade para a comunidade. O objetivo deste ano é fortalecer a sustentabilidade como uma prática permanente, incorporada à rotina. Também buscamos superar os resultados alcançados na edição anterior, ampliando o apoio às associações de catadores e às entidades de proteção animal e cultural da cidade. Um ponto importante do projeto é o modelo de pontuação, que garante igualdade de condições entre as equipes, independentemente do tamanho das unidades, estimulando a participação de todos”, explica o magistrado Ângelo Judai Junior, que também é diretor do Fórum de Várzea Grande.
A expectativa para esta edição é de maior mobilização entre servidores e colaboradores. O assessor da 2ª Vara de Fazenda Pública, Ricardo Oliveira, destaca que a iniciativa tem estimulado a mudança de comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho.
“A gente já vinha se preparando, juntando material e incentivando a equipe. Além de ajudar o meio ambiente, é uma forma de dar destino correto a coisas que muitas vezes ficam guardadas em casa. O mais importante é participar e contribuir”, afirmou.
Na Central de Reciclagem, a movimentação também deve crescer. A encarregada Alessandra Paula destaca que a competição fortalece o engajamento interno. “A competição aumenta o fluxo aqui e aproxima as pessoas. É uma oportunidade de ajudar o meio ambiente e ainda promover integração entre os servidores”, disse.
Para a gestora judiciária Maeve Laura, da 3ª Vara Cível, a iniciativa reforça a responsabilidade individual. “São atitudes simples que fazem diferença. Nesta edição, estamos mais unidos e conscientes do impacto que podemos gerar”, afirmou.
Resultados reforçam impacto da iniciativa
Os números da primeira edição demonstram o potencial da ação. Em 2025, mais de quatro toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas em seis meses. Ao longo do ano, com outras iniciativas ambientais, o volume ultrapassou 10 toneladas de resíduos destinados corretamente.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o ReciclaJud fortalece práticas de consumo consciente, incentiva a destinação adequada de resíduos e contribui para a geração de renda a catadores e cooperativas.
Ao transformar uma competição interna em ação coletiva, o projeto evidencia como pequenas atitudes, quando somadas, podem gerar resultados expressivos para o meio ambiente e para a sociedade.
Confira matérias relacionadas:
Plano de ação vai ampliar implantação do gerenciamento de resíduos no Judiciário de Mato Grosso
ReciclaJud – Campanha de arrecadação de materiais recicláveis é formalizada em todo o Judiciário
ReciclaJud consolida gestão de resíduos como compromisso permanente no Judiciário de Mato Grosso
Autor: Patrícia Neves
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
Email: [email protected]
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
42º Gemam reforça atualização da magistratura diante de desafios sociais complexos
A evolução constante da sociedade e o surgimento de novos desafios exigem do Poder Judiciário uma resposta igualmente dinâmica e qualificada. Com esse enfoque, o desembargador Márcio Vidal, diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), abriu o 42º Encontro do Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso (Gemam) ao destacar que a busca por conhecimento é contínua e essencial para enfrentar problemas sociais que acompanham o avanço do tempo.
A afirmação de Vidal sintetiza o espírito do encontro realizado na última sexta-feira (19 de junho), no Tribunal do Júri de Rondonópolis, que reuniu magistrados(as) em uma programação técnica voltada à discussão de temas atuais e sensíveis à prestação jurisdicional.
Na abertura do encontro, o desembargador ressaltou que o Judiciário precisa acompanhar as transformações sociais, que evoluem junto com o avanço tecnológico, mas também trazem novos problemas.
Ao comentar a temática da palestra inicial, intitulada “Juventude em risco: O desafio das drogas no portão da escola e a proteção da vida por meio da internação compulsória para todos”, Vidal chamou atenção para a complexidade da questão das drogas entre jovens, classificando-a como um tema bastante sensível para toda a sociedade. Segundo o desembargador, o papel do Judiciário é justamente se manter atento e buscar constantemente novos modelos de atuação.
Representando a Corregedoria-Geral da Justiça, o juiz auxiliar Jorge Alexandre Martins Ferreira reforçou o apoio institucional ao evento e destacou o impacto da atualização contínua na qualidade das decisões. “É muito importante que o juiz se qualifique vendo coisas novas”, afirmou, ao comentar a relevância da palestra com o psiquiatra convidado, Diego de Souza Vacari.
Ferreira acrescentou que o contato com dados atuais permite compreender melhor a realidade social, citando como exemplo a evolução do potencial das drogas ao longo das décadas. “São fatos que a gente vê no dia a dia e que mostram que precisamos estar sempre reaprendendo”, completou.
Construção coletiva fortalece a magistratura
A proposta do Gemam como espaço de construção coletiva foi enfatizada pela coordenadora do grupo, juíza Alethea Assunção Santos. Segundo ela, o diferencial está na produção acadêmica conduzida pelos próprios magistrados(as). “A construção é feita pelos próprios juízes e, a partir das discussões, são elaborados enunciados orientativos para a prestação jurisdicional. Isso é muito importante porque enriquece o nosso trabalho, enriquece a prestação jurisdicional e serve como capacitação profissional e também pessoal para os magistrados de Mato Grosso”, explicou.
Ela destacou ainda que os temas debatidos refletem diretamente os desafios enfrentados nas unidades judiciais. “São dificuldades que encontramos no dia a dia da prestação jurisdicional e, a partir desses debates, conseguimos levar mais segurança para as decisões”, pontuou, ressaltando que o resultado é um serviço mais qualificado à população.
A realização do encontro em Rondonópolis foi celebrada pela juíza diretora do Foro, Aline Bissoni, que destacou a importância institucional do evento. “É uma honra receber o Gemam, um grupo que realmente traz temas muito relevantes para o nosso desenvolvimento”, afirmou. Para ela, a abordagem interdisciplinar amplia a visão dos magistrados sobre questões complexas.
Atuando na área criminal, a magistrada destacou o impacto prático do conteúdo apresentado. “Ouvir o psiquiatra falar de forma técnica sobre os malefícios das drogas e como elas se tornaram mais nocivas faz toda a diferença para que possamos julgar melhor”, disse.
No campo interdisciplinar, o psiquiatra Diego Vacari, responsável pela palestra de abertura, enfatizou a importância do diálogo entre diferentes áreas. Ele destacou como positiva a aproximação da magistratura com o tema. “A magistratura está cada vez mais interessada nessa situação, e isso é fundamental para desmitificar e aproximar saúde mental e justiça”, afirmou.
Vacari alertou ainda para o aumento do consumo de drogas entre crianças e adolescentes, fenômeno que, segundo ele, ocorre em escala global. “Os jovens estão usando drogas cada vez mais cedo, muitas vezes dentro da escola ou nas proximidades”, disse. Para o especialista, o enfrentamento do problema depende de atuação conjunta. “Se não houver união entre saúde, justiça, segurança pública e educação, não vamos conseguir diminuir esses índices”.
Outro destaque foi o painel sobre litigância abusiva, no qual a juíza Cristiane Padim da Silva apresentou proposta para aprimorar o monitoramento de demandas predatórias. “A ideia é registrar a Recomendação 159 do CNJ nas decisões em que houver abuso do direito de ação, para que possamos traçar estratégias mais eficientes”, explicou. Segundo ela, a medida busca garantir que o sistema de justiça seja mais acessível a quem realmente precisa. A magistrada também ressaltou a importância do encontro como espaço de troca. “A gente sai daqui cheio de ideias, de motivação, com mais preparo para a atuação diária”, afirmou.
Além das discussões sobre saúde mental, drogas e litigância abusiva, o 42º Gemam contou ainda com painéis voltados a outros temas relevantes para a atuação jurisdicional. Foram abordados o controle judicial do orçamento público e a aplicação de emendas parlamentares frente à discricionariedade e abuso de poder, o tratamento ambulatorial e as medidas de segurança aplicáveis a réus com doença mental, bem como o conceito e as implicações da chamada “purga da mancha probatória”.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Autor: Lígia Saito
Fotografo: Rodrigo Moura
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA5 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

