TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

150 anos: revitalização da galeria de vice-presidentes marca história do Poder Judiciário

Para preservar a memória histórica do Poder Judiciário de Mato Grosso a galeria de vice-presidentes do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, foi revitalizada na tarde desta quinta-feira (7 de dezembro), com o descerramento da foto da ex-vice-presidente, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que exerceu a função na gestão 2021-2022. A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva participou da cerimônia, que marca as comemorações dos 150 anos do TJMT, data que será oficialmente celebrada no dia 1º de maio de 2024.
 
Ao longo de um século e meio de existência, o TJMT tornou-se fundamental na administração da justiça no estado, tendo a vice-presidência com um papel importante na prestação de serviços à sociedade. A presidente Clarice Claudino destacou a importância da homenagem em vida e a sequência de mulheres nas últimas cinco gestões que estiveram à frente da vice-presidente.
 
“É um momento de alegria, mas principalmente de celebração. Se olharem essa galeria vão ver o quanto foi uma ruptura iniciada pela minha pessoa, inaugurando a ala feminina na vice-presidência e de lá para cá, as mulheres exerceram esse cargo por cinco sucessivas gestões. Temos o conhecimento do esforço e dedicação da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e dos servidores. A equipe da vice-presidência é excelente, tanto que a maioria continua ali, ano após ano. São pessoas comprometidas e com know how invejável. São quase 150 anos de história com muito suor, sorrisos e felicidade de milhares de pessoas, servidores e população. Que esse seja um marco na história do Tribunal, de prestigiar o trabalho enquanto estamos nesse plano. Poder fazer essa homenagem olhando nos olhos da desembargadora Maria Aparecida é muito gratificante”, comentou a presidente.
 
O descerramento da placa da galeria foi marcado por muita emoção em uma iniciativa da atual vice-presidente do tribunal mato-grossense, desembargadora Maria Erotides Kneip para prestar a homenagem à desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
“Penso que a função da vice-presidência no contexto da administração do Tribunal de Justiça é extremamente importante. Nós tivemos vice-presidentes que verdadeiramente revolucionaram o Poder Judiciário. A ideia da revitalização da galeria é dar destaque a essas pessoas, especialmente à desembargadora Maria Aparecida Ribeiro que fez um trabalho revolucionário e importantíssimo na vice-presidência na gestão passada”, comentou Maria Erotides Kneip.
 
O momento resgata e preserva a história da corte estadual, junto da neta, a homenageada relembrou o início da carreira, há quase 40 anos, agradeceu os servidores que a acompanham desde então, bem como os juízes auxiliares que estiveram com ela na vice-presidência.
 
“É muita emoção, primeiro porque é o resultado de um trabalho de quase 40 anos dedicados à magistratura. Realmente é um momento de alegria e agradecimento poder inserir meu nome nessa galeria entre os que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário e à sociedade. É um momento de felicidade, difícil de expressar o que estou sentindo. Quero agradecer a Deus e Nossa Senhora por ter me dado forças para chegar até aqui e agradecer aos servidores e servidoras que estão comigo desde o começo. De lá para cá construímos um trabalho sério e o que hoje acontece comigo, profissionalmente, agradeço a eles pelo esforço e dedicação. Agradeço à desembargadora Maria Erotides, à presidente Clarice, aos magistrados que aqui estão. E que isso seja um exemplo para a minha neta, de que o caminho é desafiador mas é possível chegar onde quisermos.”
 
A galeria de vice-presidentes, agora revitalizada, representa um elo entre o passado e presente contribuindo para a compreensão da evolução da justiça em Mato Grosso com a preservação da memória judiciária.
 
Ao final, a presidente Clarice Claudino entregou flores com a imagem de Nossa Senhora Aparecida para a desembargadora; Maria Erotides entregou uma placa para homenagear a magistrada.
 
Além disso, os juízes auxiliares da vice-presidência nesta gestão, Paulo Márcio Soares de Carvalho e Gerardo Humberto Alves da Silva Junior entregaram placas em reconhecimento ao trabalho dos juízes auxiliares da vice-presidência da gestão passada, Aristeu Dias Batista Vilella e Edson Dias Reis.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, que também foi vice-presidente do TJMT, prestigiou a cerimônia, bem como desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes, a diretora-geral do TJ, Euzeni Paiva de Paula, a vice-diretora-geral do TJ, Claudenice Deijany F. de Costa, servidoras e servidores prestigiaram a cerimônia.
 
Também esteve presente a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Renata Gil, que está em Cuiabá para participar do Encontro Anual de Integração da Magistratura, promovido pelo TJMT.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto horizontal em plano aberto do descerramento na galeria de vice-presidentes. Aparecem as desembargadoras Maria Erotides, Maria Aparecida e Clarice Claudino e a neta da homenageada. Elas puxam o cordão dourado por onde cai o tecido azul que cobria a foto. Segunda imagem: Foto em ângulo fechado da presidente Clarice Claudino, que usa um vestido preto. Ela fala ao microfone e estão ao lado de magistrados e em frente a galeria. Terceira imagem: Desembargadora Maria Erotides segura a placa entregue À Maria Aparecida. Ela usa microfone para ler o que está escrito. Maria Erotides usa terno branco, é loira, cabelos lisos e compridos que estão presos. Quarta imagem: Maria Aparecida Ribeiro em close fazendo uso da fala em frente a sua imagem na galeria de vice-presidentes. Ela usa um vestido florido, terno branco, óculos de grau. É uma senhora branca de cabelos escuros. Quinta imagem: Maria Erotides está na esquerda da foto. Ao seu lado estão os juízes Paulo Mário e Aristeu, seguido da desembargadora Maria Aparecida com os juízes Edson Dias e Gerardo Humberto. Eles sorriem para foto e usam ternos e camisas com variações de azul.
 
Dani Cunha/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comarca de Pedra Preta suspende expediente presencial por 90 dias
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Junho Vermelho: Organizadores celebram sucesso de coleta de sangue no TJMT

A coleta de sangue realizada no ambulatório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) resultou em 91 atendimentos e 60 bolsas coletadas ao longo de dois dias de mobilização. A ação integra a programação da III Semana Nacional dos Juizados Especiais (SNJE).

A atividade faz parte da campanha “Junho Vermelho – Juizados Especiais Mobilizando Vidas”, coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), em parceria com o MT Hemocentro e com apoio do Departamento de Saúde do TJMT.

De acordo com a diretora do Daje e idealizadora da iniciativa, Shusiene Tassinari Machado, o objetivo é incentivar a doação voluntária e contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue no Estado. A mobilização segue até o dia 30 de maio de 2026 e propõe uma competição solidária entre unidades dos Juizados Especiais. O resultado será divulgado durante a III SNJE, prevista para ocorrer entre os dias 15 e 19 de junho.

Entre os participantes da ação nesta sexta-feira (24) estão magistrados recém-empossados. Participaram o juiz da 2ª Vara de São Félix do Araguaia, Raphael Alves Oldemburg, a juíza da 2ª Vara de Porto Alegre do Norte, Ana Carolina Pelicioni da Silva Volkers, o juiz da Vara Única de Novo São Joaquim, Danilo Marques Ribeiro Alves, o juiz da Vara Única de Tabaporã, Iron Silva Muniz, o juiz substituto da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, Antonio Bertalia Neto, e a juíza da 1ª Vara de Juína, Ana Flávia Martins François.

O juiz substituto de Novo São Joaquim, Danilo Marques Ribeiro Alves, destacou a importância da participação. “É a minha primeira experiência como doador de sangue participando de uma campanha do Poder Judiciário, e me sinto extremamente feliz por contribuir. Sabemos que a doação de sangue salva vidas, e é muito importante que nós, magistrados, também demos o exemplo e participemos dessa mobilização. A partir de agora, pretendo realizar doações de forma frequente.”

Leia Também:  Feriado municipal: Comarca de Porto Alegre do Norte não terá expediente nos dias 23 e 24 de setembro

O juiz de São Félix do Araguaia, Raphael Alves Oldemburg, também reforçou o caráter coletivo da ação. “A doação de sangue é fundamental para a manutenção dos estoques e, em última análise, para salvar vidas. Essa é uma responsabilidade de toda a sociedade. Eu tenho um tipo sanguíneo raro, o que aumenta ainda mais minha responsabilidade, por isso faço doações de forma contínua.”

A estagiária da Primeira Câmara de Direito Privado do TJMT, Mariana Eduarda Barbosa, doou sangue pela primeira vez e avaliou a experiência como positiva. “Achei super tranquila. As profissionais foram muito atenciosas, tanto na triagem quanto na coleta. Em cerca de 15 minutos já havia finalizado todo o procedimento, sem dor ou desconforto. Além disso, foi muito prático realizar a doação no próprio ambiente de trabalho.”

A juíza auxiliar da CGJ, Anna Paula Gomes de Freitas Sansão também contribuiu com a campanha. “A vinda do pessoal do MT Hemocentro ao Tribunal facilitou muito. Fiz questão de realizar minha doação e contribuir com a campanha que salva vidas.”

Para a coleta de sangue no Tribunal de Justiça a equipe de profissionais do Ambulatório de Saúde teve papel fundamental, A Diretora do Departamento de Saúde, Neucimeire Alves de Oliveira, destaca a importância da ação para o reforço do estoque de sangue. “A participação de servidores e magistrados é de grande importância durante a Campanha Junho Vermelho, ao aderirem a campanha, eles contribuem diretamente para o aumento dos estoques de sangue, mas também nos ajudam como agentes de conscientização dentro e fora do ambiente institucional”.

Leia Também:  Município é condenado a indenizar ECAD por uso não autorizado de músicas em evento público

A campanha segue com novas datas de coleta:
12 de maio, das 13h às 17h, no Fórum de Cuiabá
13 de maio, das 13h às 17h, no Fórum de Várzea Grande
14 de maio, das 13h às 17h, no Complexo dos Juizados Especiais

Também é possível doar na sede do MT Hemocentro, em Cuiabá, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, Centro Sul.

Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde.

Leia mais:

Juizados Especiais lançam campanha Junho Vermelho para incentivar doação de sangue

Blitz percorre setores da Corregedoria e convida para doação de sangue nesta quinta (23)

Junho Vermelho: Coleta de sangue no TJMT é prorrogada até sexta-feira (24)

Autor: Larissa Klein

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA