TCE MT

TCE-MT discute novo modelo de avaliação com foco em metas e resultados

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Avaliação vai melhorar tomada de decisões. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai implantar um novo modelo de avaliação de desempenho dos servidores, que inclui metas e indicadores de produtividade. A proposta, apresentada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas nesta quarta-feira (2), será desenvolvida em conjunto por todos os setores e tem como objetivo reforçar a eficiência institucional, valorizar o trabalho das equipes e ampliar a transparência sobre as entregas à sociedade.

Foi o que explicou o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas da Silva, aos gestores. “Até então, as nossas avaliações eram comportamentais, técnicas e de responsabilidade. Na gestão do presidente Sérgio Ricardo, agora estamos incluindo as metas. Assim poderemos mensurar a produtividade a partir de métricas que são importantes para reforçar o nosso trabalho, dar visibilidade ao esforço do servidor e mostrar para a sociedade tudo o que é feito.”

A secretária-geral de Controle Externo, Patrícia Leite Lozich, reforçou que a mensuração vai melhorar a gestão e liderança nos setores, aprimorando a tomada de decisões.  “Essa avaliação vai propiciar a melhoria da gestão tanto para o secretário de controle externo quanto para os servidores, porque vai auxiliar na distribuição dos trabalhos, trazendo mais eficiência e efetividade ao que estamos produzindo”, afirmou.

Leia Também:  Instituições participam do curso Iniciativa privada e proteção de direitos fundamentais no TCE-MT

Para unificar indicadores já existentes e garantir a aplicação das novas métricas, o projeto conta com a parceria da equipe do secretário-executivo de Tecnologia da Informação (TI), Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos. “Assim que o modelo e os indicadores forem definidos, forneceremos a plataforma tecnológica para implementar a solução. Vamos usar novas tecnologias para medir a prioridade e complexidade das tarefas, por exemplo”, disse ele.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O secretário Eneias Viegas apresentou a proposta. Clique aqui para ampliar

Nesta etapa, um projeto-piloto será executado na 4ª Secretaria de Controle Externo. “Neste momento ainda é um estudo, mas acreditamos que num futuro próximo conseguiremos quantificar e qualificar os produtos de fiscalização com mais objetividade, trazendo dados que mostrem nossa eficiência para a administração e para a sociedade”, explicou o responsável pela Pasta, Jessé Maziero Pinheiro.

Na avaliação da presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos (Audipe-MT), Simony Jin, este envolvimento dos líderes de todas as áreas é decisivo.  “A participação de todos, especialmente daqueles que estão na ponta executando o trabalho, é fundamental. Essa construção conjunta, que envolve diálogo e colaboração, aumenta muito a chance de sucesso e torna o resultado muito mais consistente e aplicável”, concluiu.

Leia Também:  Maluf defende ampliação de atendimentos na atenção básica para desafogar unidades de emergência

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

Propaganda

TCE MT

Sérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints 

Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso reagiu com ataques após receber críticas em publicação sobre o Portão do Inferno; repercussão negativa tomou conta das redes sociais e postagens acabaram apagadas

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, protagonizou uma cena inusitada e polêmica nas redes sociais após publicar um vídeo criticando a demora nas obras do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. O que era para ser apenas uma manifestação institucional rapidamente virou um bate-boca público com internautas incluindo ataques direcionados a mulheres.

Nas respostas aos comentários, Sérgio Ricardo abandonou o tom institucional esperado de um chefe de órgão de controle e partiu para o confronto direto, utilizando palavras como “idiota”, “imbecil” e “massa de manobra” contra seguidores que questionaram sua atuação e o momento escolhido para criticar a situação da obra.

Uma internauta comentou:

“Mas vc tava onde quando essa baderna começou hein??? Tá um pouco atraso nessa mídia hein”.

Irritado, o presidente do TCE respondeu:

“Sempre estive defendendo os interesses do povo. E você estava onde? Com certeza escondida atrás dessa imbecilidade que demonstra nesta mensagem. Vai estudar. Deixa de ser idiota ou massa de manobra.”

A resposta gerou ainda mais revolta nos comentários. Diversos seguidores passaram a questionar a postura do presidente da Corte de Contas, alegando incompatibilidade entre o cargo ocupado e o comportamento adotado nas redes sociais.

Leia Também:  TCE-MT disponibiliza 2ª edição bimestral do Informativo de Precedentes

Outro internauta ironizou:

“Do nada o cara resolveu rodar Mato Grosso”.

Sérgio Ricardo voltou a rebater em tom agressivo:

“Não sou candidato a nada. Não preciso de voto. Estou trabalhando pois é o meu papel. É por causa de gente imbecil igual você que esse estado está desse jeito. Vai procurar o que fazer.”

A repercussão negativa se espalhou rapidamente em páginas políticas e grupos de WhatsApp, principalmente pelo fato de o presidente do TCE ter direcionado ataques a cidadãos comuns e utilizado termos ofensivos contra uma mulher que apenas questionou sua atuação.

Internautas também criticaram o que classificaram como “postura de pré-candidato”, afirmando que Sérgio Ricardo estaria tentando assumir protagonismo político em pautas populares enquanto deixa de agir com a sobriedade exigida pelo cargo que ocupa.

Após a repercussão e o aumento das críticas, publicações e respostas atribuídas ao presidente do TCE passaram a desaparecer das redes, aumentando ainda mais o desgaste do episódio.

Nos bastidores políticos, o caso já é tratado como mais um desgaste de imagem envolvendo agentes públicos que trocam o comportamento institucional por embates pessoais em redes sociais.

Leia Também:  Núcleo de Qualidade de Vida realiza quase 11,5 mil atendimentos e procedimentos em 2022

Veja prints

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA