Sinop
Sinop sedia debate sobre implementação do Marco Legal do Saneamento Básico em MT
Nos dias 9 e 10 de março, as atenções se voltarão para o município de Sinop. A cidade será, nesses dois dias, o centro dos debates sobre a implementação do marco legal do saneamento em Mato Grosso. As discussões abordarão a universalização do saneamento e o acesso a recursos federais, com foco no tema: “o que os municípios precisam fazer”. O encontro recebe o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e contará com a presença da presidente interina, Ana Carolina Argolo.
O evento acontecerá no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado na Rua dos Manacás, nº 45, Centro. Também estarão presentes representantes da equipe técnica da Superintendência de Regulação de Saneamento Básico e do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, além de autoridades políticas estaduais e municipais. Márcia Hernandorena, diretora presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (Ager Sinop) explica que o evento contribuirá para esclarecer aos gestores municipais o caminho a seguir para conquistar recursos junto ao Governo Federal para o saneamento básico.
“Quando a gente fala do saneamento básico, a gente pega quatro eixos: drenagem urbana, resíduos sólidos, água e esgoto. Alguns municípios não precisam de recurso para água e esgoto, mas precisam para drenagem, por exemplo, como é o caso de Sinop. Então se esses serviços não estiverem regulados por uma agência regular junto à ANA, que tem atendido as normas de referência, não terão mais acesso a recurso público. O primeiro dia do evento vai ser o momento único e exclusivo desses entes federais que darão este recado aos gestores de uma forma mais técnica”, comentou ela.
A iniciativa tem o propósito de ampliar a compreensão sobre a universalização do saneamento básico no Brasil, com especial destaque para o contexto e os desafios do Estado de Mato Grosso, além de aprofundar o entendimento acerca das atribuições da ANA, das entidades reguladoras infranacionais, dos municípios e dos prestadores de serviços públicos e privados. Entre os assuntos a serem debatidos, o principal foco é esclarecer aos municípios as ações necessárias para terem acesso a recursos públicos e atenderem às diretrizes nacionais estabelecidas pelo marco legal do saneamento.
A programação presencial contempla painéis sobre a contextualização do marco legal; o apoio técnico-financeiro da União e as condicionantes legais para acesso a recursos; a agenda regulatória e as normas de referência da ANA; a regulação como instrumento obrigatório para o cumprimento da Lei nº 14.026/2020; a titularidade e o planejamento dos serviços; além de debates sobre regionalização do saneamento, política estadual de resíduos sólidos, metas legais de universalização e segurança jurídica. Durante os eventos presenciais, serão abertas inscrições para o curso EAD sobre a implementação do marco legal no Estado de Mato Grosso.
Nos dias 12 e 13 de março, o evento ocorrerá em Cuiabá. O encontro será realizado no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3.920, Residencial Paiaguás.
Inscrições
As inscrições gratuitas para os eventos presenciais em Sinop e Cuiabá podem ser realizadas por meio de formulário disponível no link: https://forms.gle/wczS8Z6iFHy3AMc56.
ANA e o marco legal do saneamento básico
Com o novo marco legal do saneamento básico (Lei nº 14.026/2020), a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Desde 2020, a ANA já publicou 15 normas de referência (NRs), sendo que 14 delas estão vigentes.
A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação dos serviços e alcançar a universalização até 2033.
Programação
Dia 9 de março
8h30 às 9h – Recepção e credenciamento
9h às 9h30 – Abertura oficial
9h30 às 10h30 – Contextualização do Marco Legal do Saneamento, apoio técnico-financeiro da União e condicionantes legais para acesso aos recursos
10h30 às 11h30 – Agenda Regulatória da ANA e normas de referência
11h30 às 12h10 – Debates
12h10 às 14h – Intervalo para almoço
14h às 14h30 – A regulação como instrumento obrigatório para o cumprimento da Lei nº 14.026/2020
14h30 às 15h – A titularidade dos serviços de saneamento, as responsabilidades do município e o planejamento dos serviços
15h às 15h45 – Debates
15h45 às 16h10 – Intervalo
16h10 às 17h30 – Atuação do TCE-MT, segurança jurídica e confiança institucional
Dia 10 de março
8h30 às 9h30 – Painel 6: Universalização do saneamento – metas legais, responsabilidades do titular e planejamento dos serviços
9h30 às 10h30 – Condicionantes regulatórias para a viabilidade do saneamento
10h30 às 11h30 – Regionalização do saneamento básico
11h30 às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 14h30 – Política estadual de resíduos sólidos
14h30 às 15h30 – Painel 10: Resíduos sólidos – NR 01
15h30 às 16h30 – Mesa de encerramento – compromisso dos titulares com a regulação e a universalização
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Atletas profissionais que iniciaram carreiras em Sinop revisitam Escolinha de Vôlei da Prefeitura
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, proporcionou um momento especial, na tarde desta quinta-feira (11), para os alunos da Escolinha de Vôlei. O atleta profissional Gabriel Ostapechen e o líder esportivo Anderson Souza – ambos com trajetória iniciada nas escolinhas oferecidas pelo município – retornaram ao local onde deram os primeiros passos no esporte para conversar com as crianças e adolescentes que atualmente participam das atividades.
Durante o encontro, os profissionais compartilharam experiências pessoais, contaram sobre os desafios enfrentados ao longo da carreira, responderam às perguntas dos alunos e reforçaram a importância da dedicação, da disciplina e da persistência para alcançar objetivos dentro e fora das quadras. O objetivo foi mostrar histórias reais de quem começou exatamente no mesmo lugar e conseguiu transformar o esporte em profissão.
O atleta Gabriel relembrou sua trajetória iniciada em Sinop e destacou a importância da formação recebida nas escolinhas municipais. “Eu também comecei aqui, como eles estão treinando hoje. Comecei em 2016. Em 2021, tive a oportunidade de ir para Uberlândia e fiquei alguns anos jogando na base. Em 2023, concluí essa etapa e passei para o adulto, que é uma fase difícil, em que poucos conseguem avançar. Depois fui para o Suzano, onde evoluí bastante e consegui ser convocado para a Seleção de Base, representando o Brasil no Mundial Universitário”, contou.
Para Gabriel, poder servir de inspiração para as novas gerações é especial. “É muito gratificante ser considerado uma referência para as crianças. Ter uma pessoa para quem você olha e diz ‘se ele conseguiu, eu também consigo’ é muito bacana. As escolinhas dão uma base para tudo o que você levará para a frente. Os técnicos que tive aqui são muito bons, e isso foi uma vantagem para eu chegar onde estou hoje”, afirmou.
Também formado nas categorias de base de Sinop, Anderson Souza construiu uma carreira ligada ao desenvolvimento de atletas e hoje atua na liderança do voleibol de base do Praia Clube, em Uberlândia-MG, uma das principais referências nacionais da modalidade.
“Sempre que venho a Sinop, falo que participei das categorias de base e da iniciação aqui. Comecei em 2000 e passei por todas as etapas até me profissionalizar. Hoje trabalho com o voleibol de base do Praia Clube. Vejo que o trabalho desenvolvido pelos professores Alisson e Claodete inicia muito bem os atletas, o que é fundamental para quem deseja chegar ao alto rendimento”, ressaltou.
O principal recado de Anderson às crianças foi sobre a dedicação aos treinos. “A mensagem que eu deixei é para se dedicarem cada vez mais nesse início. Essa fase representa grande parte da construção do atleta lá na frente. Fico muito feliz de olhar para eles e ver esse sonho nos olhos. Ver as crianças perguntando, questionando e tentando encontrar seus sonhos dentro do voleibol é muito gratificante”, disse.
Inspiração para quem está começando
Entre os alunos que participaram do encontro, a experiência foi recebida com entusiasmo. A estudante Isabella Barbosa contou que a conversa serviu como incentivo para continuar praticando o esporte. “Eu amo jogar vôlei e é a coisa que eu mais gosto de fazer no meu dia. Pude aprender várias coisas com eles. Achei muito legal e me inspirei neles. Se um dia eu praticar bastante, posso me tornar um deles também”, afirmou.
Formação para o esporte e para a vida
Alisson Neves, professor da Escolinha de Vôlei, destacou que a visita teve um significado especial por mostrar às crianças exemplos concretos de sucesso construídos a partir da realidade vivida por elas atualmente.
“São ex-alunos da escolinha que estão retornando para mostrar que é possível sair daqui e alcançar voos maiores. Eles foram crianças da mesma idade, começaram treinando aqui comigo. Para mim, é um orgulho muito grande. Quando eles veem isso na prática, percebem que é real e que as histórias que contamos são verdadeiras”, destacou.
O professor também reforçou o papel das escolinhas na formação das crianças. “Hoje temos uma questão muito séria, que é a diminuição da prática esportiva entre as crianças. Por isso, o papel dos pais é fundamental ao procurar nossas escolinhas. A disciplina e as oportunidades que o esporte proporciona não servem apenas para quem quer se tornar atleta profissional: são ensinamentos para a vida toda, incentivando hábitos saudáveis, responsabilidade e o gosto pela atividade física”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT6 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
NACIONAL7 dias atrásMinistro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira
-
NACIONAL7 dias atrásMinistério do Turismo realiza mais uma edição de sucesso do “Brasil Mais Crédito” durante fórum internacional
-
ESPORTES5 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
PICANTES6 dias atrásEx-BBBs e famosos participam de jantar oficial antes do São João da Thay: ‘Alegria’
-
PICANTES7 dias atrásVera Viel e Rodrigo Faro curtem Ibiza e aproveitam passeio de barco em mar
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial

