AGRONEGÓCIO
Mapa, Embrapa e Instituto 17 promovem debates sobre manejo de dejetos da suinocultura e produção de biogás
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto 17, promoveu workshops sobre o tema “Panorama Atual do Manejo de Dejetos na Suinocultura, Emissões de Metano e Potencial de Biogás” nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A iniciativa reuniu integrantes dos Grupos Gestores Estaduais do Plano ABC+, pesquisadores, técnicos e lideranças ligadas à produção animal e à sustentabilidade.
Os encontros tiveram como objetivo apresentar dados atualizados sobre o manejo de resíduos da suinocultura, com foco nos impactos relacionados às emissões de metano e nas oportunidades de aproveitamento energético por meio da produção de biogás. As informações debatidas devem contribuir para a construção e o aprimoramento das metas estaduais do Plano ABC+, fortalecendo o monitoramento e a adoção de tecnologias sustentáveis e apoiando a redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária.
A programação incluiu a apresentação de estudos sobre o potencial da cadeia produtiva da suinocultura nos dois estados, além de debates e troca de experiências entre os participantes. Casos de sucesso relacionados ao aproveitamento de dejetos animais para geração de energia e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor também integraram a agenda dos eventos.
Os resultados apresentados reforçaram a importância de informações técnicas qualificadas para orientar a formulação de políticas públicas e o acompanhamento das ações previstas no Plano ABC+. O material deverá subsidiar o monitoramento das metas estaduais e fortalecer a agenda de sustentabilidade da agropecuária brasileira.
A realização dos workshops integra os esforços do Plano ABC+ para ampliar a adoção de práticas produtivas sustentáveis e incentivar soluções que promovam ganhos ambientais, econômicos e sociais para o setor agropecuário.
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Pavilhão Brasil aproxima alimentos e bebidas nacionais do varejo mexicano na Expo ANTAD
O Brasil participou da Expo ANTAD 2026, realizada em Guadalajara, no México, com a presença de 20 empresas dos setores de alimentos e bebidas no Pavilhão Brasil. A participação contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Adidância Agrícola do Brasil no México, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pela organização do espaço brasileiro no evento.
As empresas brasileiras apresentaram uma ampla variedade de produtos, entre eles carnes bovina e de aves, amendoim, polpas de frutas, açaí, pão de queijo, bolos, biscoitos, cachaça e outras bebidas. A iniciativa teve como objetivo ampliar a visibilidade dos produtos nacionais, fortalecer o relacionamento com compradores internacionais e identificar novas oportunidades de negócios no mercado mexicano.
Durante a feira, a adida agrícola do Brasil no México, Luna Lisboa, participou da inauguração do Pavilhão Brasil e acompanhou a agenda de atividades com os expositores brasileiros. Também foram realizadas reuniões com representantes da Câmara Brasil de Comércio no México (BRAMEXCAM), do Consejo Mexicano de la Carne (COMECARNE) e de empresas do setor logístico, com foco na ampliação das oportunidades comerciais e no fortalecimento da presença de produtos brasileiros no país.
A participação brasileira ocorre em um contexto de crescimento das relações comerciais entre Brasil e México. De acordo com o Perfil de Comércio e Investimentos México 2026, elaborado pela ApexBrasil, a corrente de comércio entre os dois países alcançou US$ 13,9 bilhões em 2025, consolidando o México como o sétimo principal parceiro comercial do Brasil.
Em sua 43ª edição, a Expo ANTAD reuniu representantes de mais de 70 países, recebeu mais de 50 mil visitantes e contou com mais de 1.600 empresas expositoras. Considerada uma das principais plataformas de negócios dos setores de alimentos, bebidas, varejo e distribuição da América Latina, a feira promove a aproximação entre fornecedores, importadores, distribuidores e redes varejistas de diversos mercados.
A presença do Mapa na Expo ANTAD integra a estratégia de promoção internacional do agronegócio brasileiro, voltada à diversificação de mercados, à ampliação das exportações e ao fortalecimento da imagem dos produtos agropecuários brasileiros no exterior.
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLÍTICA MT4 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT6 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
NACIONAL7 dias atrásMinistro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira
-
NACIONAL7 dias atrásMinistério do Turismo realiza mais uma edição de sucesso do “Brasil Mais Crédito” durante fórum internacional
-
ESPORTES5 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
PICANTES6 dias atrásEx-BBBs e famosos participam de jantar oficial antes do São João da Thay: ‘Alegria’
-
PICANTES7 dias atrásVera Viel e Rodrigo Faro curtem Ibiza e aproveitam passeio de barco em mar
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial

