Sinop
Sinop participa de reunião técnica em Cuiabá e reforça atuação na defesa do consumidor
A Prefeitura de Sinop, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), participou da 50ª Reunião Técnica de Procons, realizada em Cuiabá, na última quarta-feira (25) e quinta-feira (26). O encontro foi promovido pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), e reuniu representantes de todo o estado para debater temas relevantes à proteção do consumidor.
Durante a reunião, os participantes discutiram assuntos como a implantação do Procon Digital, as novas regras relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a fiscalização de instituições de ensino, práticas abusivas de crédito consignado contra idosos e o protesto de contas de energia elétrica em cartório. Os debates tiveram como objetivo aprimorar os serviços prestados à população e alinhar estratégias entre os órgãos municipais e estaduais.
O evento contou com a presença de dirigentes e técnicos das 52 unidades de Procons Municipais, além de representantes do Procon Estadual e autoridades que atuam diretamente na defesa dos direitos do consumidor. A participação dos municípios permitiu o compartilhamento de experiências e o fortalecimento da atuação integrada em Mato Grosso.
O dirigente do Procon de Sinop, Vilson Barozzi, destacou a relevância da participação no encontro e ressaltou o impacto direto dessas discussões na melhoria do atendimento à população. “Estou há cinco anos à frente do Procon de Sinop e, nesse período, compreendi que a melhor forma de garantir justiça ao consumidor é por meio da conciliação. Essa prática busca a harmonização entre consumidor e fornecedor, com foco na solução dos conflitos. O consumidor deseja resolver o seu problema e o fornecedor também é um consumidor em outro momento. Por isso, é fundamental fortalecer os Procons e garantir estrutura adequada para que possamos atender a população com eficiência e responsabilidade”, afirmou.
Barozzi também enfatizou que o encontro contribui para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à defesa do consumidor e amplia a capacidade de atuação do município. “A participação nessas reuniões técnicas permite o acesso a informações atualizadas, novas orientações e estratégias que fortalecem o trabalho desenvolvido em Sinop. Além disso, esses encontros incentivam a criação e o fortalecimento de unidades de Procon em outros municípios da região. Quando os Procons atuam de forma integrada, conseguimos ampliar a proteção ao consumidor e garantir que os direitos sejam respeitados em todo o estado”, destacou.
A reunião também reforçou a importância da atuação preventiva e educativa dos órgãos de defesa do consumidor, com foco na orientação da população e na redução de conflitos. A troca de experiências entre os municípios contribui para a padronização de procedimentos e fortalece a atuação institucional em todo o estado.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.
O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.
A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.
Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.
Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.
Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.
Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.
A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
POLÍCIA FEDERAL7 dias atrásPF incinera 560 quilos de drogas e outras substâncias ilícitas em Nova Odessa/SP
-
MATO GROSSO7 dias atrásCGE conquista certificação internacional inédita em auditoria governamental

