Sinop
Previ Sinop participa do 1º Encontro de RPPS em Foz do Iguaçu e reforça protagonismo no cenário previdenciário
O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop), representado pela superintendente Daniela Sevignani, participa, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, do 1º Encontro de RPPS 2026 – “O que fazer?”, realizado em Foz do Iguaçu e promovido pela Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev).
O evento reúne gestores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), prefeitos, secretários municipais e demais autoridades públicas com o objetivo de debater o futuro dos regimes próprios no Brasil, seus desafios estruturais e as boas práticas de gestão, governança e sustentabilidade atuarial.
A programação inclui painéis técnicos, debates institucionais e troca de experiências entre institutos previdenciários, fortalecendo o diálogo entre os entes federativos e promovendo o aprimoramento das políticas previdenciárias. A participação do PreviSinop reforça o compromisso da autarquia com a qualificação permanente da gestão, alinhada às normas vigentes e às diretrizes de responsabilidade fiscal e transparência.
Durante a abertura oficial, ao compor a mesa solene, a superintendente apresentou um vídeo institucional e destacou a relevância do Instituto no cenário previdenciário de Mato Grosso, bem como sua atuação consolidada no município de Sinop. Em sua fala, enfatizou a importância do fortalecimento institucional dos RPPS e da busca contínua por inovação e eficiência administrativa, garantindo segurança e equilíbrio aos servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Na ocasião, Daniela Sevignani também agradeceu o apoio recebido para o desenvolvimento do trabalho à frente da autarquia. “Agradeço a confiança do prefeito Roberto Dorner, do vice-prefeito Paulinho Abreu e de toda a equipe do PreviSinop, que diariamente se dedica com responsabilidade e comprometimento à construção de uma previdência sólida e sustentável para nossos servidores”, destacou a superintendente.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop debate futuro econômico com foco na implantação de Zona de Processamento de Exportação
A palestra foi conduzida pelo especialista Helson Braga, referência nacional no tema, que destacou o potencial de Sinop para se tornar um polo de desenvolvimento baseado no modelo de ZPE — mecanismo amplamente utilizado em diversos países como instrumento de incentivo à industrialização, exportação e geração de empregos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, a ação demonstra o papel ativo do poder público em identificar demandas do setor produtivo e buscar soluções estruturantes. “A Secretaria atua diretamente no fomento ao desenvolvimento, ouvindo o empresariado e entendendo suas necessidades. A pauta da ZPE surgiu desse diálogo, e fomos em busca de conhecimento técnico para avaliar sua viabilidade e impacto”, explicou.
De acordo com Serafini, os estudos apontam que a implantação de uma ZPE em Sinop pode gerar impactos econômicos significativos não apenas para o município, mas para toda a região Norte de Mato Grosso e até mesmo para o Centro-Oeste. “Estamos falando de investimentos expressivos, com forte participação da iniciativa privada, e de uma oportunidade que pode transformar a matriz econômica local”, acrescentou.
O secretário também destacou que o projeto depende de articulação entre diferentes esferas. “Existe interesse do município, alinhamento com o Governo do Estado e abertura no Governo Federal. Sinop reúne características estratégicas que a colocam em posição favorável para receber esse tipo de investimento”, afirmou.
Durante o encontro, foram apresentados caminhos práticos para viabilizar a proposta, como a organização do empresariado em associações ou cooperativas para contratação de estudos técnicos e condução do processo legal junto aos órgãos federais. A previsão, segundo especialistas, é de que a tramitação possa ocorrer em um período de um a dois anos, sendo necessária uma área mínima de 200 hectares, condição que, conforme discutido, já conta com interesse de investidores locais.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Fábio Migliorini, reforçou a importância da mobilização da iniciativa privada. “É um processo que exige organização e protagonismo dos empresários, mas que pode resultar na criação de uma grande central de negócios internacionais, ampliando as possibilidades de exportação e importação na região”, pontuou.
Para o palestrante Helson Braga, Sinop vive um momento oportuno para avançar nesse debate. “A ZPE é um instrumento de desenvolvimento consolidado no mundo todo. O Brasil avançou na legislação e hoje oferece condições mais favoráveis para sua implantação. Mato Grosso tem uma força extraordinária no agronegócio, mas é fundamental diversificar a base econômica, gerar valor agregado e ampliar a geração de empregos”, destacou.
Ele ainda enfatizou que o modelo contribui tanto para o desenvolvimento regional quanto para a atração de investimentos. “A ZPE cria um ambiente competitivo, com incentivos que permitem aos empresários viabilizar projetos e ampliar sua atuação no mercado internacional”, completou.
A visão também é compartilhada por empresários locais. O diretor da Santa Cruz Imóveis, Carlos Celso Martins, ressaltou a importância da iniciativa ao lembrar sua experiência anterior com projetos semelhantes. “Sinop tem todas as condições para avançar. Já contamos com estruturas importantes, como órgãos federais instalados no município, o que facilita o processo de implantação e regulação de uma ZPE”, afirmou.
Eventos como esse, consolidam Sinop como protagonista no cenário estadual como polo de crescimento da região Norte de Mato Grosso.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende droga em bagagem de passageira durante fiscalização na BR-364 em Rondonópolis (MT)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
