Sinop

Prefeitura de Sinop recebe vereadores de Rondonópolis e reforça protagonismo do município como referência em desenvolvimento

A Prefeitura de Sinop recebeu, nessa terça-feira (17), uma comitiva formada por seis vereadores do município de Rondonópolis – MT, em uma agenda institucional que reforça o protagonismo de Sinop como referência regional e estadual em desenvolvimento, planejamento urbano e industrialização.

Durante a visita, os parlamentares conheceram as instalações da Inpasa em Sinop — considerada a maior biorrefinaria de etanol de grãos do mundo, com capacidade de processamento de cerca de 4,6 milhões de toneladas de milho e produção anual de 2,1 bilhões de litros de etanol — além de participarem de reunião institucional com o prefeito Roberto Dorner.

A agenda teve como objetivo compreender, na prática, os impactos da industrialização no desenvolvimento econômico e social do município, além de promover a troca de experiências entre os legislativos e o Executivo.

De acordo com o vereador Ibrahim Zaher, que falou em nome da comitiva, Sinop se consolida como exemplo de crescimento planejado e visão de futuro. “Nós viemos em uma comitiva de vereadores e queremos agradecer ao prefeito Roberto Dorner por nos receber. Tivemos a oportunidade de visitar a Inpasa e entender qual foi a grande transformação após a chegada dessa indústria. Parabenizamos o prefeito pela gestão, que já acompanhamos há algum tempo, e pela condução de um trabalho que tem gerado resultados concretos”, destacou.

Leia Também:  Prefeito destaca importância da Norte Show para economia sinopense

Zaher ressaltou ainda que a experiência vivida em Sinop contribui diretamente para o planejamento de Rondonópolis, especialmente no processo de fortalecimento da industrialização. “Rondonópolis também está caminhando para avanços significativos nesse setor e a ideia foi justamente aprender com quem já está consolidado. Sinop é uma cidade muito planejada, com grandes avenidas e que pensa no futuro, não apenas no presente. Isso é fundamental. Tudo o que é bom precisa ser observado e, sim, copiado”, afirmou.

O vereador também enfatizou a importância da atuação conjunta entre os poderes para o desenvolvimento regional. “A gente espera que, com a chegada de novas indústrias, Rondonópolis também tenha essa virada de chave na industrialização. Esse é o objetivo: fazer com que Mato Grosso deixe de ser apenas produtor e se torne um grande polo industrial, como Sinop tem se tornado. A Câmara tem papel importante nisso e esperamos colher bons frutos”, completou.

O prefeito Roberto Dorner destacou a satisfação em receber representantes de outros municípios interessados em conhecer o modelo de gestão adotado em Sinop e reforçou a importância da cooperação entre cidades. “Fico muito honrado de receber essa comitiva de vereadores de Rondonópolis, uma cidade co-irmã e muito próspera também. A gente está mostrando o potencial da cidade, como a gente faz aqui, também estou ouvindo as experiências que eles trazem. A gente sabe que essa conversa entre cidades trazem benefícios para todos”, declarou.

Leia Também:  Coral Vozes e Sorrisos, do Previ Sinop, faz apresentação cultural no Shopping Sinop

A visita reforça o papel de Sinop como vitrine de boas práticas administrativas e de desenvolvimento sustentável, consolidando o município como referência para outras cidades que buscam crescimento estruturado, atração de investimentos e fortalecimento da economia local.

Participaram dessa comitiva os seguintes vereadores de Rondonópolis: Anderson Bananeiro, Ibrahim Zaher, Kaza Grande, Marisvaldo Gonçalves, Professor Alikson Reis e Welington Pereira.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop intensifica fiscalização e atua para solucionar descarte irregular de esgoto no Residencial Vila Lobos

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em atuação conjunta com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando ações de fiscalização e intervenção no Residencial Vila Lobos para solucionar um problema de descarte irregular de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais.

A situação, registrada em uma via do bairro, envolve o despejo inadequado de águas provenientes de pias, tanques e lavanderias diretamente na rede destinada exclusivamente ao escoamento da água da chuva. Além de comprometer a infraestrutura urbana, o descarte irregular provocou acúmulo de água, mau cheiro, sujeira e risco sanitário para os moradores da região.

A demanda chegou à Prefeitura por meio de reclamações da população e mobilização de lideranças locais. Diante da denúncia, equipes da Prefeitura foram acionadas para realizar vistoria técnica, identificar as causas do problema e iniciar as medidas corretivas.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, o município prontamente iniciou as ações para conter os impactos e solucionar o problema de forma definitiva. “O município foi procurado pelos moradores e, imediatamente, mobilizamos nossas equipes em conjunto com outras secretarias para atuar no local. Já iniciamos o bloqueio das saídas irregulares que estavam despejando resíduos na via pública, para conter o problema e permitir que a água acumulada seque. Paralelamente, também vamos executar as intervenções necessárias para corrigir o acúmulo de água e restabelecer as condições adequadas do local”, destacou Guida.

Leia Também:  Incentivada pela Prefeitura de Sinop, atleta conquista circuito nacional de futevôlei

A Vigilância em Saúde reforça que bocas de lobo e redes de drenagem pluvial não são estruturas destinadas ao descarte de esgoto doméstico. O lançamento inadequado desse tipo de resíduo representa risco à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos, larvas e vetores de doenças, como a dengue.

Durante a fiscalização, foram identificados indícios de contaminação no local, incluindo resíduos orgânicos e condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Equipes de endemias também foram acionadas para atuar preventivamente.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Jorge Beviláqua, o descarte irregular é proibido por lei e pode resultar em penalidades. “O descarte de água de pia, tanque, lavanderia ou qualquer outro resíduo doméstico em vias públicas é irregular e passível de multa. Nosso objetivo inicial é orientar e educar, dando a oportunidade para que os responsáveis regularizem a situação. Porém, se o problema persistir, as medidas legais serão aplicadas com rigor”, afirmou.

O vereador Celsinho do Sopão, que acompanhou a situação de perto, destacou que a demanda chegou por meio dos próprios moradores da região, preocupados com o agravamento do problema e os riscos à saúde.

Leia Também:  Coral Vozes e Sorrisos, do Previ Sinop, faz apresentação cultural no Shopping Sinop

“Essa é uma situação que já vem se arrastando há algum tempo e que vinha gerando muita preocupação entre os moradores, principalmente daqueles que convivem diariamente com esse problema. Fomos procurados pela comunidade, especialmente por moradores mais diretamente afetados, que relataram o acúmulo constante de água e todos os transtornos causados por essa situação. Diante disso, buscamos apoio junto à Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para que uma solução fosse encontrada. O mais importante agora é que o problema seja resolvido, porque são famílias que estão sendo prejudicadas, convivendo com água parada e com riscos à saúde, inclusive com a presença de larvas do mosquito da dengue. Com essa mobilização conjunta, acreditamos que a situação será solucionada o mais rápido possível”, afirmou.

A Prefeitura reforça que o descarte correto deve ser feito por meio de fossas regulares ou da rede de esgoto, quando disponível. A orientação é para que toda a população esteja atenta às normas sanitárias e ambientais, evitando práticas que comprometam a saúde coletiva e a qualidade de vida nos bairros.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA