Sinop
Prefeito destaca importância da Norte Show para economia sinopense
“A Norte Show é muito importante para Sinop porque se torna uma grande vitrine que mostra ao Brasil toda a potencialidade da capital do Nortão. É com eventos como esse que mostramos como a nossa cidade é pujante e promissora. Além disso, a feira movimenta a economia local, gerando empregos e impulsionando diversos setores, como o comércio, restaurantes, hotéis e supermercados”, pontuou o prefeito.
Considerada uma das principais feiras do agronegócio da região Norte de Mato Grosso, a Norte Show tem se consolidado como um importante espaço de exposição de tecnologias, geração de negócios e fortalecimento das cadeias produtivas que movimentam a economia regional.
“A Norte Show é uma feira muito importante que mostra a potencialidade de Sinop e das empresas que atuam no agronegócio em diversos setores. Hoje, o evento já se destaca entre os maiores do Brasil, evidenciando a força da economia da região Norte de Mato Grosso, uma potência que só tem a crescer. A feira fortalece os negócios da nossa cidade e demonstra o tamanho e a importância dessa região”, afirmou o vice-prefeito Paulinho Abreu ao também enfatizar o papel da feira na valorização do agronegócio e na projeção econômica da região.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, pontuou que a Norte Show vai além do agronegócio, impactando diversos segmentos da economia. “A importância da Norte Show não é só para a Sinop, não é só para a região, é de repercussão nacional. É importante dizer que a Norte Show não é só agronegócio, ela é serviço, ela é comércio, ela é tecnologia, ela é modernidade, ela é intelectualidade empresarial. A Norte Show é o maior publicitário que o Mato Grosso, o Brasil, tem, vindo da nossa base, que é a Sinop.
A Norte Show será realizada entre os dias 21 e 24 de abril, no parque de exposições da Acrinorte e contará com a participação da Prefeitura de Sinop.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.
O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.
A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.
Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.
Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.
Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.
Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.
A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍCIA FEDERAL7 dias atrásPF incinera 560 quilos de drogas e outras substâncias ilícitas em Nova Odessa/SP
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
MATO GROSSO7 dias atrásCGE conquista certificação internacional inédita em auditoria governamental

