Sinop

Prefeitura de Sinop e entidades realizam capacitação para facilitar processos de legalização empresarial

A Câmara Municipal de Sinop sediou, na tarde desta quinta-feira (25), o primeiro dia da capacitação ‘Imersão: Capacitação Redesim – Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas’. O evento gratuito, promovido pela Prefeitura de Sinop, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen) e Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asccont), contou com a presença de empresários, empreendedores e profissionais da contabilidade.

O encontro teve como foco esclarecer os procedimentos legais da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), com orientações sobre abertura, alteração e funcionamento de empresas. A iniciativa aborda sobre o processo de legalização empresarial para oferecer mais segurança e agilidade a quem deseja empreender.

Durante a abertura, a secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, destacou a relevância da parceria entre Prefeitura, Asccont, Faepen e Conselho Regional de Contabilidade para fortalecer a qualificação dos profissionais que lidam diariamente com o sistema. “Estamos trabalhando em conjunto para auxiliar e capacitar os contadores e empresários sobre a Redesim. É muito importante que cada um compreenda o sistema e tire suas dúvidas para que nós possamos avançar. É uma parceria com foco na qualificação, na melhora do serviço público e melhor entrega de todos”, afirmou.

O vice-presidente da Asccont, Antônio Ricardo, reforçou que a capacitação representa um avanço importante para melhorar a comunicação entre contadores e poder público. “A capacitação é relevante pois melhora a comunicação dos profissionais da contabilidade, que lidam diretamente com a Redesim, com os órgãos públicos. Esse trabalho da Prefeitura Municipal contribui para uma troca de informações mais eficiente entre o poder público e empresários. Nossa expectativa é que tenhamos mais de oitenta profissionais nesses quatro encontros e que possamos capacitar o maior número de pessoas”, declarou.

Leia Também:  Mais de 100 famílias recebem cartões do Programa SER Família; famílias destacam benefícios

O primeiro módulo da capacitação abordou sobre a legislação pertinente ao Sistema Redesim, incluindo decretos municipais recentes e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Além dos especialistas da Prefeitura e da Asccont, representantes de entidades municipais e estaduais também participaram da abertura da imersão.

O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Lucas Brito, participou da abertura e ressaltou os ganhos que o sistema trouxe para empresários e órgãos de fiscalização. “O Corpo de Bombeiros está presente nessa capacitação para a Redesim, é uma instituição que faz parte dessa plataforma, e houve um ganho muito grande com a criação e com a otimização do uso desse sistema. Observamos que a demanda principal da Redesim é o nosso procedimento simplificado, que é um procedimento todo on-line, muito econômico, que o empresário ou contador consegue utilizar a plataforma e já sair ali com o certificado de aprovação em dia”, explicou.

O contador João Carlos esteve presente na capacitação e reforçou que a oportunidade de diálogo direto com os órgãos públicos ajuda a reduzir falhas e otimizar processos. “Esse encontro era algo que os contadores estavam aguardando há algum tempo. O contato direto com quem analisa os processos facilita muito o entendimento, não só nosso dos contadores, mas também por parte do órgão público, porque a tela que nós vemos quando trabalhamos é uma, e quando eles analisam o processo é outra. É extremamente importante esse canal de comunicação entre órgão público e contadores, que, por sua vez, estão representando todos os empresários da cidade. Esperamos sanar algumas dúvidas ao longo dos quatro encontros e acredito que todos vamos ganhar com a capacitação”, pontuou.

Leia Também:  Previ Sinop promove palestra sobre prevenção de doenças respiratórias para aposentados e pensionistas

A programação segue nas próximas semanas com novos módulos. No dia 02 de outubro, o tema será viabilidade, com foco em abertura, alteração e localização de empresas. No dia 09, o encontro abordará sobre licenciamento junto a órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O ciclo será encerrado no dia 16 de outubro com as orientações sobre os processos municipais de licenciamento.

Os encontros são transmitidos pelo canal oficial da Câmara Municipal de Sinop e permite que os interessados acompanhem de forma on-line. O link da primeira transmissão está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vgxv2iPiSIQ.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso realizam pesquisa inédita com visitantes durante Norte Show

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realiza uma pesquisa inédita com visitantes durante a Norte Show 2026. A ação tem como objetivo identificar o perfil dos turistas que participam do evento e reunir dados estratégicos para o fortalecimento do setor turístico no município.

O levantamento, que está sendo desenvolvido durante todos os dias da feira, busca compreender aspectos como origem dos visitantes, tempo de permanência, gastos, motivação da viagem e percepção sobre Sinop como destino. As informações devem subsidiar o planejamento de ações, a estruturação de políticas públicas e a atração de investimentos voltados ao turismo.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do setor. “O setor de turismo passa por uma constante estruturação e é essencial que tenhamos dados para que possamos trabalhar as nossas políticas públicas, as nossas ações e os nossos programas. O Governo do Estado vem com essa parceria porque eles já têm uma metodologia de pesquisa para a identificação de perfil de visitante. Como nós estamos trabalhando os principais eventos do nosso município, é essencial que a gente entenda quem são essas pessoas que estão chegando”, afirmou.

Leia Também:  BALANÇO: Meio Ambiente encerra 2025 com atuação voltada à prevenção e à sustentabilidade em Sinop

A diretora também detalhou o impacto direto das informações na economia local e na organização das ações. “Precisamos saber se as pessoas estão vindo de avião, carro próprio ou ônibus, se utilizam serviços de hotelaria e transporte por aplicativo, se levam lembranças do município e quanto estão gastando, porque tudo isso reflete diretamente na economia, no setor de serviços e na geração de emprego. Essa parceria é essencial e também será replicada na Exponorte, para que possamos identificar o público em eventos voltados aos negócios e também ao lazer. Temos uma equipe com técnicos da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e também voluntários aplicando a pesquisa por meio de QR Code”, explicou.

A coordenadora de Pesquisa e Planejamento do Turismo no Estado de Mato Grosso, Glaucia Regina da Silva, ressaltou a relevância da parceria entre estado e município para a aplicação da pesquisa. “Temos uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Adjunta de Turismo, com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e também com o município de Sinop, que solicitou essa ação. O objetivo maior é ter dados, porque ainda enfrentamos dificuldades para compreender o turista, de onde ele vem, como chega, qual é a motivação da viagem e como utiliza o destino”, disse.

Leia Também:  Prefeito e vice prestigiam troca de comando da Agência Fluvial de Sinop

A coordenadora também pontuou que a meta de amostragem no município foi alcançada logo nos primeiros dias de pesquisa. “Este é um projeto piloto no interior do estado e já apresenta resultados positivos. No segundo dia de aplicação, a meta de amostragem foi atingida, com grande interesse do público. Essas informações são importantes para o município, para o estado e também para o setor de hospedagem e demais atores envolvidos, pois permitem direcionar estratégias, qualificar serviços e fortalecer a política pública de turismo”, destacou.

Considerada uma das maiores feiras do agronegócio do país, a Norte Show reúne cerca de 400 expositores e mais de 2 mil marcas. A pesquisa ocorre durante toda a programação do evento, que segue até sexta-feira (24). O levantamento também será realizado durante a Exponorte, entre os dias 22 e 31 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA