SAÚDE

SUS premia iniciativas de adaptação às mudanças climáticas na 18ª Expoepi

As mudanças climáticas têm se consolidado como um dos principais determinantes contemporâneos da saúde, com impactos diretos e indiretos sobre a morbimortalidade da população, a ocorrência de doenças transmissíveis e não transmissíveis e a continuidade do funcionamento dos serviços de saúde. Ondas de calor, secas, enchentes, deslizamentos, queimadas e tempestades estão cada vez mais frequentes e intensos, exigindo respostas estruturadas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante desse cenário, o tema da 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) será “Vigilância Ambiental e Mudanças Climáticas”, reforçando a centralidade da agenda climática para as ações de vigilância em saúde e ambiente no país.

Como parte da programação da Expoepi, será realizado o Prêmio AdaptaSUS, que tem como objetivo reconhecer e premiar experiências, práticas, tecnologias e iniciativas desenvolvidas por serviços de saúde do SUS voltadas à resiliência e à adaptação às mudanças climáticas. A iniciativa busca identificar, valorizar e disseminar experiências concretas já em curso nos territórios, fortalecendo a capacidade de resposta do sistema de saúde frente aos desafios climáticos.

Leia Também:  UBS ou UPA: saiba quando procurar a unidade mais próxima de você

O prêmio é direcionado a serviços de saúde do SUS, pessoas jurídicas, que tenham desenvolvido experiências bem-sucedidas com impacto na saúde pública, nos âmbitos municipal, estadual, do Distrito Federal ou federal. As iniciativas devem ter sido implementadas no período de 1º de janeiro de 2023 até a data de submissão e estar relacionadas à adaptação dos serviços de saúde pública às mudanças climáticas.

As inscrições estarão abertas de 12 de janeiro de 2026 a 28 de fevereiro de 2026, até as 23h59 (horário de Brasília), e deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

Premiação

Para a premiação, serão selecionadas três experiências bem-sucedidas. O primeiro lugar receberá R$ 50 mil, enquanto o segundo e o terceiro lugares receberão R$ 30 mil e R$ 20 mil, respectivamente, totalizando R$ 100 mil em prêmios. Além disso, experiências não selecionadas como finalistas poderão ser escolhidas para apresentação como comunicação breve, no formato de pôster, até o limite de três iniciativas, concorrendo à menção honrosa.

Realizada em abril de 2026, em Brasília, a ExpoEpi é um dos principais espaços de debate sobre a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento premia serviços de saúde, trabalhadores do SUS, movimentos sociais e pesquisadores que se destacaram em ações e pesquisas científicas voltadas à vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças.

Leia Também:  No mês da Consciência Negra, programa inicia atividades para oferecer cuidado a populações vulnerabilizadas

João Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Propaganda

SAÚDE

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, publicou na última segunda-feira (01/06) novas diretrizes para simplificar a análise de pesquisas no país. As orientações estão no Despacho nº 3/2026, que orienta a aplicação do parecer ético único em pesquisas multicêntricas e define os parâmetros para a atuação colaborativa dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs).

A medida busca harmonizar procedimentos, evitar análises éticas duplicadas e fortalecer a cooperação entre os comitês, preservando o papel dos CEPs locais na proteção dos participantes de pesquisa no Brasil, ressaltou a coordenadora da Inaep, Meiruze Freitas. “A implantação do parecer ético único celebra a maturidade do sistema de ética, construído ao longo de décadas com a colaboração de cada comitê local. Este despacho não é um comando isolado, mas sim um convite ao trabalho conjunto e em rede.” Com a consolidação da Lei nº 14.874/2024, a centralização da análise ética em um único comitê, preferencialmente o do centro coordenador, passou a ser uma determinação legal no país.

Diante desse novo cenário, o Despacho nº 3 da Inaep, que entra em vigor em 8 de junho de 2026, surge como um convite ao trabalho conjunto, oferecendo as ferramentas regulatórias para que os comitês locais participem do processo, integrando suas realidades regionais à decisão central.

Leia Também:  Ministério da Saúde vai investir em projetos de desenvolvimento de vacinas no novo Centro Nacional de Vacinas da UFMG

“Compreendemos que toda mudança de fluxo exige adaptação, e é justamente por isso que apostamos na governança colaborativa. Queremos somar a visão global do centro coordenador à valiosa percepção regional de cada CEP participante. Juntos, faremos o Brasil avançar na ciência com passos firmes e seguros”, acrescentou Meiruze Freitas.

Mais proteção para quem participa de pesquisa

Antes que uma pesquisa com seres humanos seja realizada, os CEPs avaliam se o estudo respeita princípios éticos fundamentais, como a dignidade, a segurança, a privacidade e os direitos dos participantes.

Na prática, os mais de 900 CEPs espalhados pelo Brasil garantem que os voluntários de pesquisas recebam informações claras e objetivas sobre os estudos. Assim, cada pessoa pode decidir livremente se quer participar, contando com canais abertos de comunicação e esclarecimento do início ao fim do processo. Além disso, os comitês

garantem suporte e canais de atendimento durante todas as etapas do estudo, com canais para recebimento de denúncias, comunicação de eventos adversos e acompanhamento das condições de execução das pesquisas em suas respectivas instituições.

Leia Também:  Ministério da Saúde celebra os 25 anos da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil e analisa os avanços e desafios da área

O novo documento reforça ainda que, mesmo nos estudos multicêntricos, os CEPs das instituições participantes continuem exercendo papel importante na proteção dos participantes.

A transparência no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é outro ponto de destaque do despacho. O documento, que explica os detalhes da pesquisa aos participantes, deve apresentar os contatos do CEP responsável pela análise ética. A nova norma também orienta incluir os contatos dos CEPs locais, criando um canal complementar para acolher e tirar dúvidas dos voluntários.

Fortalecimento do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

A publicação integra o processo de implementação da Lei nº 14.874, de 2024, que instituiu o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Sinep).

Além de uniformizar entendimentos sobre pesquisas multicêntricas, a Inaep prevê a realização de fóruns nacionais, seminários técnicos e ações de capacitação para fortalecer a integração entre os Comitês de Ética em Pesquisa e disseminar boas práticas em todo o país.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA