SAÚDE
Populações de Itu (SP), Diadema (SP) e Jundiaí (SP) passam a ser atendida por carretas de saúde da mulher e de exames de imagem; veja como funciona
A partir desta sexta-feira (14), pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em saúde da mulher e de exames de imagem em Diadema (SP), Itu (SP) e Jundiaí (SP) e região passarão a ser atendidas por três carretas do Ministério da Saúde. Estruturadas com equipamentos, insumos e equipe multiprofissional, oferecem serviços para diagnóstico precoce de câncer de mama, do colo do útero e de outras doenças.
Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.
Nas unidades móveis de Itu e Diadema, são ofertadas mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas, que interpretam os exames e direcionam a paciente para as próximas fases de cuidado.
O secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, visitou as instalações da carreta de Itu. “Uma ação como essa reforça o compromisso do Ministério da Saúde com uma saúde pública que chega aonde as pessoas estão, com acolhimento, qualidade e resolutividade. Estabelecer, por algumas semanas, a estadia da Carreta de Saúde da Mulher em Itu permitirá atender um número expressivo de mulheres, fortalecer a rede municipal e, principalmente, ampliar as oportunidades de diagnóstico precoce. É uma parceria que coloca a prevenção no centro do cuidado e contribui para garantir mais saúde e qualidade de vida às mulheres do município”, reforçou.
Para ser atendido
As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
SAÚDE
Ministério da Saúde firma contrato para ampliar atendimento especializado pelo SUS em Belo Horizonte
Nesta sexta-feira (14), o Ministério da Saúde formalizou um contrato de R$ 8,9 milhões com o Hospital São Francisco, em Belo Horizonte (MG), para ampliar a oferta de procedimentos especializados e cirurgias eletivas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e tem como objetivo reduzir o tempo de espera da população por consultas, exames e procedimentos especializados.
O acordo prevê a realização de 1.476 procedimentos ao longo de um ano, contemplando áreas como cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, ginecologia e oncologia. A contratação foi assinada pela diretora-adjunta do programa Agora Tem Especialistas, Ana Luiza Afonso Guimarães, e pelo superintendente-geral do Hospital São Francisco, Helder Yankous.
A parceria com o Hospital São Francisco, que se destaca na área de ortopedia e recebe pacientes de várias regiões de Minas Gerais, reverterá atendimentos especializados no SUS em créditos financeiros para o abatimento de tributos federais vencidos ou a vencer, conforme as regras estabelecidas pelo programa.
“Quando ampliamos a oferta de serviços, reduzimos o tempo de espera de quem está aguardando por uma consulta, um exame ou uma cirurgia. O grande ganho é garantir que o diagnóstico, o encaminhamento e o tratamento aconteçam no momento oportuno”, destacou Ana Luiza Guimarães.
A iniciativa também busca aproveitar a capacidade dos hospitais para ampliar a realização de atendimentos em áreas de maior demanda.
Expansão da capacidade assistencial
Durante a agenda no Hospital São Francisco, a diretora-adjunta do programa Agora Tem Especialistas também conheceu as novas estruturas que integram o projeto de expansão da instituição. Entre elas estão um novo ambulatório e um bloco cirúrgico com quatro salas, além de 70 novos leitos que deverão entrar em funcionamento ainda neste ano. Com a ampliação, a capacidade de atendimento da instituição aos pacientes do SUS vai crescer cerca de 34%.
Ronny Rodrigues
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
MATO GROSSO3 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT4 dias atrásO homem por trás da barba: agro, convicções e superação marcam trajetória de Nelson Barbudo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós Operação, Pivetta mantém Fábio Garcia como vice e sai em defesa de Mauro Mendes
-
SAÚDE6 dias atrásMinistro da Saúde realiza visitas técnicas em Santa Casa de Curitiba e Hospital Angelina Caron, em Campina do Sul (PR)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásFábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos


