POLÍTICA NACIONAL

Ex-senador Luiz Henrique será homenageado em rodovia catarinense

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (12) o projeto que homenageia o ex-senador e ex-governador Luiz Henrique (SC) com trecho da BR-101 no estado de Santa Catarina (PL 3.177/2024). O trecho receberá o nome “Contorno Viário Luiz Henrique da Silveira”, e percorre os municípios de Biguaçu, São José e Palhoça, na Região Metropolitana de Florianópolis.

O texto do senador Fernando Farias (MDB-AL) contou com parecer favorável do senador Confúcio Moura (MDB-RO) e agora segue para análise da Câmara dos Deputados caso não seja apresentado recurso para votação no Plenário.

Confúcio, que também é o presidente da CI, ressaltou a importância da proposta para reconhecer o “papel fundamental” de Luiz Henrique no desenvolvimento da infraestrutura catarinense.

“A homenagem perpetua a memória de um político comprometido com o progresso do seu estado e preserva, para as novas gerações, um exemplo de dedicação à vida pública”, escreve o senador no seu relatório.

Trajetória

Luiz Henrique da Silveira nasceu em 1940, em Blumenau (SC), e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou a vida política em 1970, elegendo-se deputado estadual pelo MDB, e desde então sempre ocupou mandato eletivo.

Leia Também:  CPMI: Fernando Cavalcanti apela ao silêncio e parlamentares apontam negócios suspeitos

Foi deputado federal, prefeito de Joinville por três mandatos, ministro da Ciência e Tecnologia e governador do estado. Chegou ao Senado em 2011 e dois anos depois foi o primeiro presidente da Comissão de Defesa da Democracia (CDD) — que na época se chamava Comissão Senado do Futuro. Em 2015, disputou a Presidência da Casa contra o correligionário Renan Calheiros (MDB-AL), conquistando 31 votos.

Luiz Henrique da Silveira faleceu em maio de 2015, aos 75 anos, após um infarto. Era casado com a hoje senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Lei reconhece Ayrton Senna como Herói da Pátria

Foi sancionada nesta quarta-feira (1º) a Lei 15.447/26, que reconhece Ayrton Senna oficialmente como Herói da Pátria. O nome do ex-piloto de Fórmula 1 será inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

O título de Herói ou Heroína da Pátria é concedido a personalidades que tiveram papel relevante na defesa ou na construção do Brasil. Criado em 1992, o livro é gravado em páginas de aço e fica em exposição no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991) e venceu 41 grandes prêmios ao longo da carreira. Em 2023, foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro pela Lei 14.559/23. O piloto morreu em um acidente em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

A homenagem a Senna foi proposta pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), por meio do Projeto de Lei 789/24. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em março, com parecer favorável da deputada Caroline de Toni (PL-SC) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e do deputado Defensor Stélio Dener (União-RR) pela Comissão de Cultura.

Leia Também:  Comissões debatem proposta de reforma administrativa e seus impactos no serviço público

Da Redação – AC
Com informações da Agência Senado

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA